O Ensino Médio é uma fase repleta de incertezas, já que nesse momento o aluno começa a definir quais serão os projetos profissionais e acadêmicos para depois da vida no Ensino Básico.

No Brasil, quando o aluno termina o 9° ano do Ensino Fundamental, ele pode optar por duas principais modalidades de Ensino Médio. Neste post, você vai entender o que é Ensino Médio regular e as diferenças para o ensino profissionalizante. 

O que é Ensino Médio regular?

O ensino na educação brasileira é dividido em Ensino Básico e Ensino Superior. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o ciclo básico é composto por três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental (iniciais e finais) e Ensino Médio. 

Dessa forma, o Ensino Médio regular é a última etapa do ciclo básico, com três anos de duração. O recomendado é que os alunos comecem essa fase de ensino aos 15 anos e finalizem aos 17. Porém, é comum iniciar ou terminar com uma idade avançada, fenômeno conhecido como distorção idade-série. 

O Ensino Regular é a modalidade de Ensino Médio mais conhecida e utilizada no país. O aluno tem uma formação abrangente, com aulas de diversos temas das quatro áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Assim, o estudante terá um conhecimento básico em uma diversidade de assuntos.

O Ensino Médio regular é voltado para reforçar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, além de apresentar novos conteúdos mais complexos. É comum que as escolas direcionem o currículo pedagógico ao longo dos três anos para preparar alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como outros vestibulares. 

Normalmente, essa modalidade de ensino não oferece ao adolescente uma preparação para após a finalização dos estudos. 

Já o Ensino Médio profissionalizante inicia o estudante em uma futura carreira no mercado de trabalho. Entenda a seguir o que é o Ensino Médio profissionalizante. 

Leia também: O que é um plano de estudos + como se preparar para a Unicamp

O que é Ensino Médio profissionalizante? 

O Ensino Médio profissionalizante, como o próprio nome indica, prepara o aluno para o mercado de trabalho por meio de cursos extracurriculares. Eles normalmente são de curta duração, podendo ser finalizado em até dois anos.

Após a finalização do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão. Na educação profissionalizante existem casos em que o aluno não termina o Ensino Médio em 3 anos, como acontece no Ensino Médio regular, devido a carga horária maior. 

Essa modalidade de ensino permite que o aluno aprenda uma profissão enquanto ainda está na escola, além de atender a demanda de mão-de-obra capacitada para o mercado de trabalho. Assim, o estudante se aprofunda em conteúdos que vão além das matérias curriculares ministradas na sala de aula.

A educação profissionalizante no Brasil ficou conhecida por meio das escolas ligadas à instituições que representam a indústria, e oferecem cursos voltados exclusivamente para essa área. Além disso, o governo federal mantém um sistema de Ensino Médio profissionalizante pelo país, conhecido como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Como funciona o ensino médio profissionalizante? 

O Ensino Médio profissionalizante pode ser feito em duas modalidades dentro da instituição de ensino: o aluno pode cursar o Ensino Médio regular e o profissional na mesma escola (integral), ou ele pode fazer o ensino regular em uma instituição, e cursar as matérias do profissionalizante em outra (concomitante). 

A educação profissionalizante é ofertada em duas categorias: 

  • Educação profissional técnica: cursos de até dois anos de duração que oferecem uma habilitação técnica de nível médio em uma área. O currículo é voltado para o mercado de trabalho com aulas práticas. Ex: técnico de enfermagem, técnico em informática, técnico em automação e técnico em edificações. 
  • Qualificação profissional: cursos livres que podem durar menos do que dois anos voltados para qualificar o aluno para um posto de profissional específico, possibilitando a rápida inserção no mercado de trabalho. Ex: operador de petróleo e gás, assistente de logística e eletricista naval.

Diferenças entre o Ensino Médio regular e o profissionalizante 

A principal diferença é que enquanto o Ensino Médio regular oferece uma educação abrangente ao aluno, com foco nas áreas do conhecimento, a profissionalizante busca promover um primeiro contato com o mercado de trabalho.

Para os próximos anos, a tendência é que a educação profissional se torne um modelo de Ensino Médio amplamente adotado no país. Isso porque o mercado de trabalho precisa de profissionais capacitados, sobretudo para atuar em postos ligados a tecnologia e a indústria.  

A educação profissional torna-se um meio mais fácil de atender a demanda do mercado de trabalho, ao mesmo tempo que oferece ao jovem uma oportunidade de atuação profissional para quando ele finalizar o Ensino Médio. 

Mesmo que o aluno não tenha 100% de certeza da profissão que deseja seguir após o ensino médio, ele poderá ter noção de cada área por meio dos cursos de qualificação e técnicos, mas sem que ele deixe de aprender o conteúdo curricular obrigatório. 

Ensino médio profissional e o Novo Ensino Médio 

Desde janeiro de 2022, começou a vigorar no país o Novo Ensino Médio, com mudanças importantes para o Ensino Médio regular. Agora, além do currículo básico, as escolas terão que ofertar aos alunos os itinerários formativos

Os itinerários formativos são um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, nos quais os alunos podem escolher aprofundar os estudos nas quatros áreas do conhecimento. Além disso, eles também vão oferecer formação técnica e profissional. 

Das 3 mil horas de estudos distribuídos ao longo dos 3 anos do ensino médio, 1.200 horas serão voltadas para os itinerários formativos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o aluno poderá optar por uma formação profissional técnica dentro da carga horária do ensino médio regular, de acordo com os gostos e interesses pessoais. 

Nesse primeiro momento, apenas as turmas do primeiro ano vão adequar o currículo para a nova proposta. Em 2023 será a vez do segundo ano, e em 2024, o terceiro e último ano deverá se adequar ao Novo Ensino Médio.

Sabemos que o Ensino Médio é uma fase educacional cheia de incertezas, sobretudo com as mudanças do MEC. Se você está no último ciclo de Ensino Básico, acesse o post “O que é o Novo Ensino Médio e o que mudou com ele?” e fique por dentro de todas as novidades do Novo Ensino Médio

Gostou deste post? Que tal enviar o conteúdo para um colega que também está entrando no Ensino Médio e não sabe qual tipo de ensino escolher? Até a próxima!