A época do vestibular é temida por muitos estudantes, que investem meses focados em livros, videoaulas e apostilas. Mas mesmo após passar horas estudando todos os dias, é comum encontrar vestibulandos com dificuldades para absorver os conteúdos.

Então como aprender a estudar da forma correta? Alguns alunos podem pensar que basta sentar na cadeira e passar horas focado, mas não é bem assim. Afinal, a qualidade do estudo é melhor que a quantidade de horas reservadas para essa atividade. 

Para ajudar quem está na fase de prestar vestibular ou deseja melhorar o rendimento na sala de aula, separamos 8 dicas comprovadas pela ciência para ter um estudo de qualidade

Veja 8 dicas de como aprender a estudar de forma eficaz 

Além de colocar as dicas a seguir em prática, é essencial que você faça um planejamento de estudos coerente e siga-o à risca. Dessa forma, você sempre saberá o que estudar, sem precisar morrer de ansiedade por causa da desorganização. Ademais, separar o mesmo horário para essa atividade é essencial para manter a constância.  

Agora vamos às dicas! 

1. Alterne os conteúdos de estudo

Você é o típico aluno que passa o dia inteiro focado em apenas uma disciplina? Saiba que esse não é o melhor jeito de estudar! Por isso que nossa primeira dica de como aprender a estudar é alternar os conteúdos

Após uma hora de exercícios de língua portuguesa, por exemplo, o próximo ciclo de estudos pode ser voltado para outra área do conhecimento. 

Entretanto, não é necessário alterar o conteúdo para áreas diferentes. Também está liberado mudar apenas o conteúdo estudado dentro da própria disciplina.  

Leia também: O que é um plano de estudos + como se preparar para a Unicamp

2. Mantenha as distrações longe

As notificações das redes sociais, os vídeos virais do TikTok, as séries nos serviços de streaming… Essas e outras distrações podem comprometer a produtividade dos estudos e devem ser mantidas bem longe.

Por isso, desligue o celular e a televisão antes de começar a estudar. Caso utilize computador, utilize extensões no navegador para bloquear o acesso a sites pré-determinados pelo usuário, como redes sociais.

Já nos períodos de pausa, evite utilizar as redes sociais, pois elas tendem a prender a atenção do usuário por um longo período.

3. Ensine o que aprendeu para outra pessoa

Bastante conhecido na área da educação, a Pirâmide de Aprendizado ajuda a explicar o porquê ensinar o conteúdo após estudá-lo é eficaz. O modelo foi criado pelo psiquiatra William Glasser, e aponta que explicar e resumir são formas corretas para uma pessoa aprender. 

Mas não é necessário ficar na frente da sua sala de aula e começar a falar com seus colegas. Você pode apenas falar em voz alta o que aprendeu, como se estivesse explicando para seus colegas. Também vale a pena combinar videochamadas com os colegas de classe para dar aula e trocar informações.

É mais fácil aprender novas informações se o estudante criar a expectativa e intenção de que terá de ensiná-lo

4. Utilize material impresso

Os arquivos digitais e aplicativos de leitura facilitam muito o dia a dia, mas não são as melhores ferramentas para quem deseja buscar formas de como aprender a estudar melhor. Isso porque, quando a leitura é feita por meio de telas, há a necessidade de rever o conteúdo mais vezes do que nos materiais impressos

Por isso, o ideal é optar por livros e apostilas impressas. E se você preferir ler conteúdos online, escreva alguns conceitos em um caderno ao invés de apenas deixá-los salvos em um PDF.

5. Faça conexões

Para quem busca entender como aprender e estudar melhor, os especialistas não recomendam a prática da memorização, que serve apenas para memórias curtas. 

Em vez disso, o recomendado é fazer conexões entre as ideias absorvidas durante os estudos. Ao relacionar um conceito com outros conteúdos que foram vistos anteriormente, o estudo ganhará mais sentido.

E essa prática se torna ainda mais efetiva quando ligada a exemplos práticos do cotidiano e experiências vivenciadas, então não tenha medo de usar sua história para aprender.

6. Mude o local de estudo

Passar horas e horas estudando todos os dias no mesmo ambiente prejudica a retenção do conteúdo e a concentração. O cérebro precisa de pequenas pausas e mudanças para poder continuar a funcionar, por isso, alterne os ambientes de estudo. 

Você costuma ficar no quarto? Busque outros espaços na sua casa, como a sala, cozinha ou varanda. Se sua casa for pequena ou barulhenta, vá até uma biblioteca, praça pública, ou aproveite o próprio espaço da escola. 

Ah, também vale saber que estudar ao ar livre contribui para o bem-estar!

Leia também: Sente dificuldade em compreender e interpretar textos? Confira 6 dicas de professor de redação para lhe ajudar!

7. Pratique o que aprendeu

Em vez de ler repetidas vezes a mesma anotação, o estudante que realmente deseja saber como aprender a estudar precisa praticar. É comum esquecermos um conteúdo que acabamos de estudar, pois a falta de prática prejudica as conexões entre os neurônios do cérebro relacionadas ao tema absorvido. 

Por isso, não basta fazer anotações: é preciso praticar o que aprendeu por meio de exercícios. A prática não deve ser feita apenas após a aprendizagem, mas sim durante várias sessões de estudo. 

Por isso, reserve um tempo no seu plano de estudos para a revisão dos conteúdos, sobretudo para o vestibular.

8. Metacognição 

Você já ouviu falar em metacognição

Metacognição é a capacidade do ser humano monitorar e autorregular os próprios pensamentos. Basicamente, é quando a mente avalia e planeja o desempenho

Nos estudos, isso significa fazer reflexões como:

  • o que estou aprendendo?
  • como melhorar os estudos?
  • o que tenho feito de positivo e negativo?

Dessa forma, será mais fácil identificar os erros e acertos e corrigi-los para melhorar a aprendizagem.

Entendeu como aprender e estudar melhor?

Esperamos que tenha gostado deste post sobre como aprender a estudar melhor! Se você conhece alguém que precisa de uma forcinha para estudar, envie este conteúdo para essa pessoa também ter uma boa produtividade nos estudos. 

E se você está na fase do vestibular, sabe que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão logo ali, certo? Por isso, não deixe para montar seu cronograma de estudos para a última hora.

Acesse nosso post “Como montar um plano de estudos para o ENEM” e se prepare para um dos exames mais importantes do país. Bons estudos!