O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao final da escolaridade básica. Ele é a porta de entrada para muitas universidades e faculdades do Brasil.

Para ajudar você a atingir seus objetivos, elaboramos um guia completo sobre como montar um plano de estudos para o Enem.

Estudar para o exame é algo que demanda organização, dedicação, foco e tempo. Por mais que você esteja totalmente dedicado ao estudo dos conteúdos que serão abordados na prova do Enem, saber dividir bem o seu tempo de estudos é primordial.

Além de organizar os conteúdos, utilizando esse plano de estudos, você também será capaz de gerenciar bem os momentos de aprendizagem com as demais atividades que você realiza no seu dia a dia. Confira!

A importância de um bom plano de estudos

O conteúdo cobrado na prova do Enem é bastante extenso. A prova tem o objetivo de avaliar o desempenho que o aluno teve durante todo o Ensino Médio. Por isso, uma boa preparação é fundamental!

A prova do Enem se divide em quatro áreas de conhecimento. Cada uma delas engloba as matérias do Ensino Médio, dessa forma:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Literatura, Educação Física, Artes, Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Além dessas quatro áreas de conhecimento, o Enem também tem uma quinta etapa, que é muito importante para o aluno que pretende ter sucesso na prova: a redação. Pense que fazer a prova do Enem é semelhante a realizar uma viagem para outro país.

Você não pode, simplesmente, começar a andar na direção de onde você quer chegar. Uma viagem demanda uma série de preparativos: visto, passagem aérea, dinheiro para despesas com alimentação, hospedagem etc.

Com o Enem, não é diferente. Antes mesmo de começar a estudar, você precisa ver qual é a data da prova, quanto tempo você tem para estudar, como você vai conciliar com a sua rotina, do que você pode abrir mão para poder estudar, entre outras coisas que você vai saber neste artigo.

Algumas dúvidas iniciais surgem na mente de quem resolve começar a estudar para o Enem. Por exemplo: por onde começar a estudar? Como organizar sua rotina? O que fazer para não deixar de lado as atividades cotidianas fundamentais? Para responder essas dúvidas, é importante fazer o plano de estudos.

Essa é uma ferramenta que ajuda o estudante a organizar e otimizar o seu tempo. Pode-se afirmar que o plano de estudos é como um mapa que vai guiar o seu caminho até a tão sonhada aprovação.

O objetivo do plano de estudos é ajudar você a organizar e encaixar as suas tarefas dentro do tempo que dispõe para estudar a cada dia, e analisar o período necessário para completar cada tarefa da semana.

13 passos para montar seu plano de estudos

Mas como montar o plano de estudos? Se você está com essa dúvida, tenha calma. A partir de agora, vamos ensinar o passo a passo de como montar o seu planejamento. Seguindo esse plano, você arrasar na prova do Enem e conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior! Vamos lá?

1. Definir o Enem como sua prioridade

Geralmente, quando alguém reclama sobre não ter tempo para realizar alguma atividade, essa pessoa precisa ajustar suas prioridades. Para organizar um plano de estudos que seja efetivo para o Enem, o primeiro passo é definir o que é mais importante para você.

Antes de começar a organizar sua rotina, você precisa se fazer a seguinte pergunta: o Enem é a minha prioridade nesse momento? Essa resposta é importante porque, assim, você evitará conflito de interesses e poderá se dedicar totalmente aos estudos.

Pense em todas as coisas positivas que acontecerão na sua vida a partir do momento em que você entrar no curso que você escolheu, na faculdade que você quer. Você vai abrir mão de algumas pequenas regalias nesse momento, mas isso vai garantir bons acontecimentos no seu futuro profissional.

Quando você coloca na sua mente que o Enem é a sua prioridade, você terá uma capacidade maior de se concentrar e focar totalmente os estudos. Além disso, quando você afirmar a si mesmo que a prova é a sua prioridade, todas as suas ações passam a se voltar para esse objetivo, e as suas chances de aprovação serão muito maiores.

2. Estabeleça o seu objetivo

Para se manter motivado para os estudos, é importante ter em mente qual é o seu objetivo com o Enem. Se você está estudando para a prova, é porque quer entrar em uma faculdade, certo?

Então, se você ainda não fez, pesquise a respeito das opções de curso que você quer fazer e quais são as instituições de ensino que o oferecem. Se você já está decidido, perfeito! Agora, procure saber como foram as provas anteriores, veja quais foram os tópicos abordados e avalie a relação candidato-vaga.

Tudo isso ajuda sua mente a deixar claro qual é o seu objetivo. Uma vez que você definiu essa meta principal, está na hora de começar a organizar a sua rotina.

3. Organizar a sua rotina

Agora que você colocou o Enem como sua prioridade nesse momento da vida e estabeleceu o seu objetivo em realizar essa prova, é hora de passar para o próximo passo e organizar a sua rotina. Comece anotando todas as atividades que são essenciais para você.

Por mais dedicado que você esteja aos estudos, existem tarefas que não podem deixar de serem realizadas. Então, reflita: quais são as atividades que você não pode deixar de fazer? Faça uma lista de atividades que inclua refeições, higiene, trabalho, exercícios físicos, lazer, descanso, entre outros.

É importante estabelecer essas ações antes mesmo de começar a organizar o seu cronograma de estudos. Isso porque todas elas são fundamentais para manter a sua mente afiada e focada. Dessa forma, você será muito mais capaz de se concentrar nos estudos.

4. Planejar os seus horários

Agora que você fez uma lista de atividades essenciais, é hora de definir horários para fazer cada atividade, e também para estudar, é claro! Reflita e avalie como funciona a sua rotina. É muito importante que você faça isso de maneira clara e realista.

Nesse momento, é importante você avaliar quanto tempo você tem para um aprendizado com qualidade. Muitas vezes, é melhor estudar duas horas com muito foco e concentração do que quatro horas de maneira dispersa, sem prestar atenção máxima ao conteúdo que está lendo.

Para se dar bem no Enem, você precisa estar bem, e o tempo que você dedica aos estudos precisa ser de qualidade. Faça um quadro com os dias da semana e as atividades que você deve fazer em cada horário. Comece apenas deixando o tempo reservado para estudar. Depois, você vai organizar o que ler em cada horário.

5. Estabeleça metas semanais

Enquanto o objetivo é algo grande, ou seja, entrar na universidade, as metas são pequenas etapas que você deve realizar a cada semana e a cada dia. Elas servem para orientar ao objetivo principal, que é entrada na faculdade que você escolheu e ter sucesso na sua carreira profissional!

Agora, você deve estabelecer metas semanais pensando nos conteúdos que você precisa estudar. Para facilitar a sua organização, cada meta deve se tornar uma tarefa diária. Assim, você começa a organizar o seu plano de estudos.

O sistema de estabelecer metas é uma ótima forma de manter sua motivação alta. Isso porque você retira a pressão do objetivo final e passa a colocar a sua concentração no cumprimento de cada uma das metas. Dessa forma, cada sessão de estudo tem a chance de render muito mais.

É importante ter em mente que você está fazendo um esforço que é por tempo determinado. Lembre-se de que o seu objetivo principal é estar preparado para a prova do Enem.

Depois que você compreender quanto tempo você tem até o dia da prova, você deve definir um prazo para atingir cada meta. Por exemplo, entender determinado tópico de matemática até sexta-feira, ou então, escrever determinada quantidade de redações por semana etc.

6. Organize seus horários

Agora que você estabeleceu suas metas, você deve organizar os seus horários para cumpri-las. Se você está seguindo este passo a passo, isso será fácil, pois você já organizou a sua rotina. Então, agora é só encaixar cada meta nos seus horários de estudo.

A partir das metas que você definiu, escolha quais matérias serão vistas naquele momento em cada dia. Lembrando que você deve incluir no seu horário pausas para descansar, para lazer a até para refletir sobre seu futuro profissional.

Assim que souber quais são os horários livres que você tem, é só encaixar os estudos nos períodos que você tem para estudar. Uma boa prática é não colocar atividades muito pesadas perto umas das outras. Isso evita que você se canse muito rapidamente.

7. Seja flexível em caso de imprevistos

Tendo anotado seu momento de estudos pré-estabelecido, você deve fazer o máximo de esforço para cumpri-lo à risca. Isso significa que nada de preguiça! Levante-se no horário que você se propôs a acordar e comece a estudar da forma como você planejou!

Dito isso, se por um lado você deve levar esse cronograma de estudos muito a sério e dedicar-se totalmente a ele, por outro lado, você também precisa ser flexível e compreender que, muitas vezes, as coisas não saem como planejado. Por isso, se em um dia você não conseguir cumprir o cronograma, não desanime.

Tire um tempo para rever o seu planejamento. Será que você não está se propondo a realizar tarefas demais para um curto período de tempo? Será que você está tirando horas suficientes para descansar? Ou será que você está pausando demais?

Ser flexível quanto aos seus horários é muito importante, pois na vida, sempre surgem imprevistos. Pode acontecer de, no seu período de estudos, você ter que ir a uma consulta médica, ou então, resolver alguma questão pessoal, entre outros.

8. Comece pelas matérias que você tem menos afinidade

Estudar demanda bastante energia e concentração. Uma forma de se manter motivado é começar pelas matérias que você tem menos afinidade.

Essa estratégia é eficiente porque, quando você começa a estudar, é o momento que você tem mais energia. E é justamente nas matérias que você tem mais dificuldade que você precisa desse vigor.

Depois de estudar o que é mais desafiador, certamente, você estará um pouco mais cansado. Então, após fazer uma pausa, você deve estudar algo de que você gosta. Mesmo com esse cansaço, sua disposição ainda vai voltar, pois você estará aprendendo algo de que gosta. Utilizando essa prática, você vai conseguir manter a sua mente interessada nos estudos por mais tempo.

9. Intercale matérias de áreas diferentes

Nossa mente está sempre buscando novidades. Por esse motivo, em vez de ficar por longas horas em cima de um mesmo conteúdo, pode ser uma boa prática mudar o assunto que você está estudando a cada período de horas. Isso vai ajudar a manter sua mente focada e estimulada a continuar aprendendo.

Além de começar pelas matérias que você tem menos afinidade, também é importante intercalar conteúdos de áreas diferentes. A ideia é não manter uma sequência de temas similares, por exemplo, estudar história e depois geografia.

O que você deveria fazer é estudar matérias de áreas diferentes em seguida. Por exemplo, se você tem mais afinidade com a área de Humanas, deve estudar matemática primeiro e depois história. Já se você prefere Ciências da Natureza, deveria estudar português primeiro e depois, biologia.

10. Faça pausas e descanse

O descanso é fundamental na rotina de quem está estudando para o Enem. Isso porque a nossa mente precisa de pausas para poder assimilar o conteúdo que estudamos.

Além das paradas planejadas, se em algum momento você sentir que não está mais conseguindo se concentrar e os estudos não estiverem fluindo, faça uma pausa. Dê uma volta no quarteirão, converse por cinco minutos com alguém ou tome um copo d´água.

Você vai ver que, depois desses momentos, os estudos vão render muito mais. Claro que é muito importante que essas pausas tenham o objetivo de fazer a sua mente voltar a ter a capacidade de concentração, não devendo se estender para além do tempo necessário para isso.

Para algumas pessoas, também funciona tirar a sesta, o famoso cochilo depois do almoço. Essa é uma ótima forma de recarregar as baterias para continuar estudando. A recomendação é que esse sono não passe de 30 minutos, então, é bom colocar um despertador!

11. Tenha momentos de lazer

Além do descanso, é importante ter momentos de lazer. Tirar um tempo para fazer algo de que gosta também é uma ótima forma de recarregar suas energias para continuar estudando. Pense em uma atividade que dê prazer e promova relaxamento, algo que faça você feliz e revigore sua energia. Inclua essa atividade em sua semana.

Um hábito fundamental para o bom desempenho nos estudos é a prática de atividades físicas. Exercícios são essenciais e precisam ser feitos diariamente. Isso aumenta muito o seu rendimento nos estudos.

Por esse motivo, não se esqueça de incluir no seu cronograma um momento para praticar atividades físicas. Vale escolher qualquer atividade: corrida, futebol, bicicleta, natação etc. O que importa é que proporcione alguns minutos de prazer.

Ter hábitos que acalmem sua mente também é uma boa ideia. Exercícios respiratórios e de concentração ajudam você a manter a calma e não ser engolido pela ansiedade. Inspirar e expirar o ar conscientemente ajuda a oxigenar o cérebro e manter a calma na hora da prova também.

12. Use Aplicativos

Cada vez mais, a tecnologia faz parte de nossas vidas, mudando nossa forma de organizar e interagir com o mundo. A prova já pode ser realizada na modalidade Enem digital, por exemplo. Sendo assim, nada melhor do que utilizar a tecnologia para estudar e também para organizar o aprendizado.

Inclua o uso da tecnologia de maneira inteligente em seus estudos para o Enem. Utilize o computador, o tablet ou o celular para ajudar no planejamento e nos estudos.

Você pode utilizar agendas ou blocos de notas digitais para fazer alterações nos seus estudos a hora que você quiser. O uso de aplicativos pode ajudar a ter uma rotina mais organizada.

Na Plataforma AZ de Aprendizagem, por exemplo, os alunos contam com o Super App AZ, que conta com diversas ferramentas para auxiliar no desenvolvimento integral do estudante, de forma individualizada e de acordo com as necessidades de cada um. Estão disponíveis mais de 45 mil videoaulas, livros didáticos em formato digital, avaliações on-line, exercícios com feedback imediato, jornada personalizada de estudos, acompanhamento da performance acadêmica em tempo real, entre outras possibilidades. 

13. Utilize técnicas de estudos

Assim como em quase tudo na vida, também existem técnicas para melhorar os resultados na hora de estudar. Para quem está se preparando para realizar o Enem, pesquisar sobre técnicas e métodos de estudo é uma boa pedida. Eles tornam o estudo mais prático e potencializam a sua capacidade de aprender.

As técnicas de estudo variam de acordo com as necessidades do estudante, assim como de acordo com o perfil e com o tempo que a pessoa dispõe para estudar. A seguir, você confere alguns dos principais métodos de estudo e como eles podem facilitar a sua rotina.

Método Pomodoro

Com origem na Itália, a técnica associada ao método Pomodoro foi desenvolvida por um universitário com o objetivo de melhorar a capacidade de concentração. Ela consiste em reservar tempos para estudar sem qualquer interrupção. Esses períodos devem ser intercalados com momentos de descanso.

Um exemplo da aplicação dessa técnica seria a pessoa estudar por 25 minutos seguidos, sem parar. Quando o tempo acabar, ela deve fazer uma pausa de cinco minutos. Depois desse intervalo, deve-se voltar à tarefa e estudar mais 25 minutos. Essa maneira de estudar ajuda a manter a mente focada e a aumentar a retenção do conteúdo estudado.

Curva do esquecimento

Você já teve a sensação de que, com o passar dos dias, o conteúdo que você estudou na semana passada foi esquecido? O objetivo da técnica da curva do esquecimento é impedir que isso aconteça. A forma de evitar que a matéria fuja da sua mente é fazer revisões constantes dos conteúdos lidos.

O método diz que você deve realizar três revisões para cada conteúdo que você estudou. Ou seja, depois de 24 horas que você leu um conteúdo, deve fazer a primeira revisão. Depois de sete dias, será preciso fazer a segunda revisão. Após um mês do conteúdo estudado, você deve fazer a terceira revisão.

Um ponto importante dessa técnica é utilizar os resumos que você mesmo fez para estudar. Quando você usa o material que produziu, leva menos tempo para relembrar as matérias que estudou.

Regra das cinco horas

Essa regra é conhecida como sendo um hábito simples para aprender sempre. Conta-se que foi utilizada por Benjamim Franklin para conseguir chegar a um alto nível de aprendizagem de qualidade. O método consiste em passar cinco horas por semana focado em aprender livremente.

Ou seja, durante uma hora por dia, aproximadamente, você deve se dedicar puramente a aprender uma coisa nova, sem se distrair com outras atividades. Essa forma de aprender pode assumir várias outras. Misturar essas diversas técnicas de aprendizagem poderá dar a você uma experiência muito boa para alcançar um futuro melhor.

Ao usar essas dicas para estudar, certamente, você conseguirá ter mais noção do quanto precisa relembrar para fazer a prova do Enem com mais tranquilidade, sem atropelos. Escolha aquelas que fazem mais sentido para você e coloque em prática o quanto antes. Assim, você terá mais tempo e poderá se dedicar a essa tarefa com qualidade, e suas chances de sucesso aumentarão muito.

Você gostou deste conteúdo? Ele foi útil para que consiga organizar seu dia a dia até a hora da prova? Então, que tal compartilhar essa postagem do blog Plataforma AZ com seus amigos nas redes sociais e ajudar mais pessoas que também desejam aprender a montar um plano de estudos para o Enem?