Na era do aprendizado contínuo e da educação flexível e autônoma, a trilha de aprendizagem é uma abordagem pedagógica que facilita o processo educacional do aluno. Esse recurso oferece uma rota clara, organizada e personalizada para a aquisição de diferentes conhecimentos e habilidades. 

Neste conteúdo, exploraremos o conceito de trilha de aprendizagem e seu impacto na promoção do ensino. Entenda também como a Plataforma AZ pode fazer parte dessa inovação na sua escola. Boa leitura!

O que é trilha de aprendizagem? 

Uma trilha de aprendizagem é uma estrutura que organiza e guia o processo educacional em uma determinada área de conhecimento. Para isso, é preciso apresentar uma sequência lógica de atividades e recursos que os alunos devem seguir para atingir objetivos específicos.

Também conhecida como roteiro de aprendizagem ou plano de estudo, a trilha de aprendizagem pode ser elaborada baseada em dois modelos:

  • Linear: a aquisição de um novo conhecimento depende de outro adquirido previamente, para o aprendizado ser organizado em módulos. É similar à abordagem da aprendizagem significativa;
  • Agrupado: a trilha não obedece uma ordem pré-determinada, porque o aluno pode trabalhar de maneira autônoma e livre para decidir a ordem de estudos. 

Um dos pontos positivos é que a trilha pode ser adaptada às necessidades individuais e ritmos de cada aluno, permitindo um aprendizado personalizado.

Outro benefício é que ela pode ser aplicada para alunos que desejam aprender de maneira autônoma, sem o suporte integral do professor. Para isso, é preciso elaborar um plano estruturado para apoiar a jornada de estudos, favorecendo o protagonismo estudantil

Ao estimular que os alunos assumam maior responsabilidade pelo próprio aprendizado, a escola estará desenvolvendo a autonomia, o autogerenciamento e o senso de responsabilidade, habilidades fundamentais para todas as áreas formativas do estudante. 

Exemplo de trilha de aprendizagem

Para exemplificar como funciona a trilha de aprendizagem, suponhamos que um professor de história do Ensino Médio deseja ensinar aos alunos parte do panorama da história mundial no século XX, por meio das grandes guerras.

No entanto, antes de chegar à Guerra Fria, uma série de acontecimentos anteriores precisam ser apresentadas ao aluno para que ele possa entender a famosa disputa entre URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e Estados Unidos. Nesse sentido, um modelo de trilha de aprendizagem linear de história seria: 

Causas e antecedentes:

  • Nacionalismo e rivalidades entre as potências europeias;
  • Imperialismo e competição por recursos e territórios;
  • Alianças militares e equilíbrio de poder na Europa;
  • Crise dos Balcãs e assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand.

Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

  • Frentes de batalha e táticas de guerra;
  • Trincheiras e condições de vida dos soldados;
  • Armas e tecnologias utilizadas na guerra, como tanques e metralhadoras;
  • Tratado de Versalhes e suas consequências;
  • Impacto da guerra na sociedade e na economia.

Período entre Guerras

  • Reconstrução pós-guerra e estabelecimento de novas fronteiras;
  • Crise econômica e quebra da Bolsa de Valores de 1929;
  • Ascensão de regimes totalitários (fascismo, nazismo e comunismo);
  • Liga das Nações e suas limitações.

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

  • Expansão territorial e agressões das potências do Eixo;
  • Eventos-chave: Invasão da Polônia, Blitzkrieg, Batalha da Grã-Bretanha, Pearl Harbor, Stalingrado, Normandia, Hiroshima e Nagasaki;
  • Holocausto e genocídio;
  • Alianças e líderes políticos (Roosevelt, Churchill, Stalin, Hitler);
  • Utilização de bombas e nucelares;
  • Consequências da guerra: divisão da Alemanha, criação da ONU, Guerra Fria.

Guerra Fria (1947-1991)

  • Origens e causas da Guerra Fria;
  • Doutrina Truman e Plano Marshall;
  • Bipolaridade entre Estados Unidos e União Soviética;
  • Corrida armamentista e espacial;
  • Conflitos regionais: Guerra da Coreia, Crise dos Mísseis de Cuba, Guerra do Vietnã;
  • Descolonização e disputas ideológicas;
  • Queda do Muro de Berlim e fim da Guerra Fria.

7 dicas de como criar uma trilha de aprendizagem

Agora que você sabe as vantagens da trilha de aprendizagem para os alunos, confira como aplicá-la na sala de aula. 

Conheça seus alunos

Antes de criar uma trilha de aprendizagem, o professor precisa saber quais habilidades foram desenvolvidas pelos alunos até então e quais conteúdos precisam ser absorvidos para as próximas etapas e aprendizado. 

Avaliações escolares podem ser aplicadas nesse processo, assim como conversas com as turmas para entender suas preferências. 

Defina os objetivos de aprendizagem

Também é importante identificar os objetivos específicos que o professor deseja alcançar com a trilha de aprendizagem. Eles devem ser claros, mensuráveis e relevantes para o conteúdo que se planeja apresentar. 

Defina os recursos educacionais

Cada trilha de aprendizagem pode ter recursos diferentes, como:

  • livros digitais;
  • videoaulas;
  • exercícios práticos;
  • projetos;
  • fóruns de discussão;
  • entre outros. 

Nesse caso, o professor precisa escolher as opções apropriadas para o nível de aprendizagem desejado.

Organize o conteúdo em sequência 

O professor pode organizar os recursos e atividades em uma sequência lógica, considerando a progressão do conhecimento e habilidades do aluno. Por exemplo, é possível começar com conceitos básicos e avançar para tópicos avançados, desde que a sequência seja coerente e construa uma base sólida de conhecimento.

Estabeleça metas educacionais 

Também é necessário dividir a trilha de aprendizagem em metas educacionais. Isso ajudará o educador a acompanhar o progresso dos estudantes, fornecendo também pontos de referência ao longo do caminho – por exemplo, o aluno avança após atingir determinados pontos. Defina critérios claros para atingir cada marco e estabeleça prazos realistas para alcançá-los.

Acompanhe o progresso do aluno

Mantenha um registro do progresso do aluno ao longo da trilha de aprendizagem. Isso pode ser feito por meio de avaliações, exercícios e feedbacks. Acompanhar o progresso permitirá ajustar a trilha, se necessário, e fornecer orientação adequada aos alunos.

Leia também: Conheça a metodologia pedagógica STEAM e como aplicá-la na sala de aula

Adapte e atualize a trilha de aprendizagem

A trilha de aprendizagem deve ser flexível e adaptável. À medida que o aluno progride e adquire novos conhecimentos, é importante revisar e atualizar a trilha de aprendizagem, adicionando novos recursos, ajustando metas e reorganizando o conteúdo, caso seja necessário.

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Para auxiliar o planejamento, a elaboração e a execução da jornada de aprendizagem do aluno, a Plataforma AZ conta com o Mapa. Essa ferramenta de estudos mapeia as habilidades focais a serem priorizadas – até mesmo para a aprovação na universidade dos sonhos – e propõe uma trilha de aprendizagem personalizada, indicando o que deve ser estudado e em que momento, auxiliando na rotina e nos resultados do aluno. 
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