Apesar de envolver tecnologia e inovação, a metodologia pedagógica STEAM surgiu nos anos 90. Mas poucos professores e gestores escolares sabem de fato como aplicá-la na sala de aula. 

A abordagem STEAM visa a colaboração e a personalização do aprendizado, proporcionando uma experiência educacional mais significativa para os alunos. Saiba o que é essa metodologia, os benefícios para os alunos e professores e como colocá-la em prática na sua escola.

O que é STEAM? 

STEAM é um acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics, que em português significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. O termo foi originalmente proposto como uma ampliação do acrônimo STEM para incluir também as artes.

A abordagem STEAM, que integra a lista de metodologias ativas de aprendizagem, integra as disciplinas STEM com as artes a fim de estimular a criatividade e o pensamento crítico no processo de aprendizado, sobretudo pelo desenvolvimento de projetos práticos.

O objetivo desta abordagem pedagógica é promover uma educação abrangente e integral, na qual os estudantes podem explorar e aplicar conhecimentos de diferentes áreas para resolver problemas complexos e desenvolver habilidades importantes para o século XXI.

Por meio da educação STEAM, os alunos são incentivados a realizar projetos práticos, colaborativos e interdisciplinares, que envolvem tanto a resolução de problemas científicos e tecnológicos como também a expressão criativa através das artes. 

Nesse sentido, visa preparar os estudantes para as demandas da sociedade atual, que requer habilidades multidisciplinares, abertura ao novo e adaptabilidade. O professor atua como um auxiliar, enquanto o aluno está no centro da aprendizagem. 

Ao integrar as disciplinas, o STEAM busca não apenas formar futuros cientistas, engenheiros e programadores, mas também fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração. Assim, ele proporciona aos alunos uma base sólida para enfrentar desafios dentro e fora da sala de aula. 

Entenda quais as principais vantagens do STEAM

Além de contribuir para uma aprendizagem significativa e para uma melhor absorção do conteúdo, a metodologia STEAM proporciona outros benefícios para os alunos, bem como para a escola e corpo docente. Saiba quais são. 

Para os alunos

O STEAM incentiva o aluno a enfrentar desafios complexos e a desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Com isso, eles aprendem a abordar problemas de maneira criativa, utilizando diferentes estratégias e aplicando conhecimentos de várias disciplinas.

Além disso, ao combinar arte e design com ciência e tecnologia, o STEAM estimula a criatividade e a inovação no processo de aprendizagem. Isso porque eles são incentivados a explorar diferentes expressões artísticas, pensar de maneira não convencional e criar soluções originais para os problemas. Tudo isso de forma colaborativa. 

Outro benefício é que a aplicação do STEAM na educação promove o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos. Eles são encorajados a compartilhar ideias, trabalhar juntos em projetos e buscar soluções em conjunto. Isso ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais importantes para a vida profissional. 

Aprenda mais: Como a aprendizagem colaborativa pode ajudar alunos a se preparar para vestibulares?

Para os professores 

Para os educadores, a metodologia STEAM proporciona uma experiência de aprendizado envolvente e motivadora. Afinal, os projetos e atividades práticas despertam o interesse dos alunos, estimulam a curiosidade e promovem um aprendizado significativo, benefícios que tornam o ofício do professor mais leve e satisfatório. 

Dessa maneira, a metodologia torna o trabalho do professor mais gratificante, pois eles veem os alunos mais engajados e motivados em relação ao aprendizado. Em tempos de hiperconectividade da nova geração de estudantes na sala de aula, é importante que o educador conte com ferramentas que auxiliem no aprendizado. 

Como aplicar a metodologia STEAM na sala de aula?

À primeira vista, implementar a metodologia STEAM na sala de aula pode ser um desafio para a gestão pedagógica. Por causa disso, a Plataforma AZ separou dicas importantes. 

Alinhe o currículo pedagógico

Primeiramente, é preciso analisar o currículo pedagógico existente e identificar oportunidades para incorporar o STEAM no ensino. Por exemplo, é possível avaliar os pontos de conexão entre as disciplinas e outras áreas de estudo, bem como explorar projetos e atividades práticas que integrem diferentes conhecimentos.

Além dos instrumentos pedagógicos, o currículo baseado no STEAM precisa constar qual é o suporte oferecido aos professores. Forneça formação e desenvolvimento profissional ao corpo docente para capacitá-lo a implementar efetivamente a metodologia nas aulas, como workshops, cursos e treinamentos sobre o tema. 

Aborde problemas reais 

Um dos pilares do STEAM na educação é a possibilidade de abordar problemas reais na sala de aula. Por exemplo, o desmatamento ou a poluição na região onde a escola se encontra podem ser temas de discussão nas aulas de ciências, nas quais os alunos devem ser incentivados a buscar soluções em equipe.

Para isso, vale ressaltar que é importante o professor utilizar as áreas que envolvem o STEAM, sobretudo pela metodologia ativa de aprendizagem ser aplicada em qualquer área do conhecimento, não apenas na área das ciências exatas. Além da inovação, a escola cumprirá com o tópico de formação cidadã da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Crie um ambiente de aprendizado STEAM

As salas de aula e os espaços de aprendizado precisam ser adaptados para receberem as atividades STEAM. Para isso, alunos e professores precisam de acesso a recursos e materiais adequados, como:

  • equipamentos de laboratório;
  • ferramentas de programação;
  • materiais de arte.

Para a Educação Infantil, é importante ter um ambiente lúdico, de maneira que as crianças participem de atividades com total autonomia. Essa ação deve ir além do lápis colorido e do papel, mas com inclusão também de smartphones, tablets e demais aparatos tecnológicos.

Leve os conceitos da robótica para a sala de aula

A utilização da robótica educacional combina conceitos de ciência e tecnologia com atividades práticas de construção e programação de robôs. Essa abordagem tem se mostrado benéfica para os alunos e pode ser aplicada no STEAM.

A robótica envolve desafios complexos que exigem que os alunos desenvolvam habilidades de resolução de problemas, bem como o pensamento crítico e a criatividade pela inovação. Afinal, eles precisam identificar e analisar os desafios, projetar soluções e testar seus projetos. 

Disponibilize um laboratório de cultura maker 

A cultura maker é uma metodologia ativa de aprendizagem que pode ser alinhada com a abordagem STEAM. Nesse caso, um laboratório serve como um espaço dedicado à criação, inovação e colaboração, onde os alunos têm a oportunidade de explorar e desenvolver projetos de forma prática e criativa. 

Para isso, o laboratório (ou oficina) deve ser projetado para promover a cultura do “faça você mesmo”, com ferramentas e materiais para os alunos usarem nos projetos, como impressoras 3D, kits de eletrônica e ferramentas manuais. O acesso a esses recursos estimula a criatividade, bem como incentiva o compartilhamento de ideias. 

A Plataforma AZ, solução inovadora de ensino, também pode ser usada na aplicação da metodologia STEAM na sala de aula. Isso porque alunos, professores e as famílias têm acesso a milhares de recursos pedagógicos que potencializam a aprendizagem, como videoaulas, trilha personalizada de aprendizado, materiais didáticos interativos, entre outros. 

Quer conhecer melhor a Plataforma AZ? Acesse o site, preencha o formulário e tire suas dúvidas.