O uso de games na educação é uma ótima ferramenta para promover um ensino integral na sala de aula e contribuir positivamente com todas as áreas formativas do estudante. Além disso, é uma excelente forma de colocar o aprendizado lúdico em prática. 

Atualmente, os jogos deixaram de ser um simples passatempo e tornaram-se aliados dos professores. Se a sua escola ainda não utiliza esse recurso, veja 5 vantagens dessa ferramenta e como usar os games na educação. 

5 benefícios dos games na educação de crianças e adolescentes 

A utilização de games na sala de aula pode ser usada como uma estratégia para fazer a assimilação do conteúdo de forma divertida. Com isso, os alunos desenvolvem diversas habilidades cognitivas e emocionais. Quer entender como? Conheça 5 benefícios a seguir!

1. Estimula o trabalho em equipe

Os jogos multiplayer, nos quais vários jogadores participam simultaneamente na mesma partida, é um exemplo de como a utilização dos games na educação favorece o trabalho em equipe. Os jogadores precisam trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo, como vencer a partida.

Dessa forma, os jogos multiplayer favorecem o desenvolvimento de habilidades ligadas à cooperação, sobretudo no que se refere a responsabilidade de cada aluno para o desempenho da equipe. Por exemplo, o estudante precisa trocar ideias com o colega para tomar decisões no jogo. 

Trabalhar em equipe não é vantajoso apenas na sala de aula, pelo contrário. No mercado de trabalho, o aluno terá que trocar conhecimentos e experiências com os colegas de trabalho para chegar em um determinado objetivo. Assim, o uso dos games na educação auxilia na preparação do profissional do futuro.

Leia também: Plataforma AZ na Bett Brasil 2022: experiência imersiva e série de talks dão novas perspectivas para o setor

2. Aumenta a motivação pelos estudos

Um dos principais desafios dos professores é como manter a motivação dos alunos, sobretudo em uma era em que as crianças e jovens estão cada vez mais conectados. 

Contudo, as tradicionais metodologias de ensino-aprendizagem não dão conta de captar a atenção dos estudantes em uma sala de aula onde o celular está em quase todas as mochilas.

Porém, o uso dos games na educação pode ajudar a mudar esse cenário. Isso porque os jogos possuem regras, cenários, recompensas e outros recursos que promovem uma experiência interativa e participativa ao aluno — em vez de ele ficar apenas ouvindo o professor falar horas e horas.

Dessa forma, um aluno motivado consegue ter uma melhor retenção de conteúdo e engajamento para participar das aulas. Isso ajuda a melhorar os rendimentos acadêmicos e, ainda, torna a aula mais prazerosa para ambos os lados. 

3. Melhora a capacidade de memorização dos alunos

O jogo exige que o jogador mantenha-se concentrado para superar os desafios e chegar até o objetivo final. Para isso é necessário colocar a memória em prática, sobretudo para lembrar dos comandos, cenários, estratégias e outros elementos narrativos que fazem parte do jogo. 

Quando a escola utiliza games na educação de crianças e adolescentes, ela possibilita que os alunos estimulem a habilidade cognitiva de memorização. Isso também contribui para uma melhor assimilação do conteúdo, sobretudo por melhorar o estado de atenção do aluno. 

4. Desenvolve habilidades socioemocionais

Além das habilidades cognitivas, o uso de games na educação ajudam a desenvolver uma série de habilidades socioemocionais. Trata-se de um conjunto de capacidades ligadas ao social e emocional de uma pessoa – e são importantes para todas as áreas formativas do aluno.

Isso porque a própria mecânica do jogo, como as regras e desafios impostos ao jogador, favorecem o desenvolvimento de habilidades como:

  • resiliência;
  • criatividade;
  • autonomia;
  • pensamento crítico; 
  • colaboração;
  • atenção plena;
  • empatia. 

5. Auxilia no ensino-aprendizagem dos alunos 

A utilização de games na educação é vista como um recurso inovador de ensino-aprendizagem devido aos benefícios proporcionados na construção do conhecimento. Por meio dos jogos, os alunos podem aprender um conceito acadêmico sem precisar recorrer aos tradicionais livros físicos, por exemplo. 

O jogo também pode servir para complementar a aula ministrada pelo professor, o que torna o aprendizado prazeroso e desafiador. Os games também são formas divertidas de ministrar um conteúdo chato e maçante. 

Além disso, há estudos que tentam mostrar os benefícios dos jogos na educação de crianças com transtornos de desenvolvimento, como autismo e Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 

Pesquisadores da Inglaterra e de Israel notaram que um videogame foi capaz de melhorar o desempenho em testes de atenção, escrita, leitura, matemática e de inteligência de crianças com autismo.

Leia também: Entenda o que significa personalização do ensino e quais são as vantagens dessa metodologia

Como trabalhar games na educação por meio da gamificação? 

Além dos jogos educativos, é possível implementar games na educação por meio da gamificação. Essa metodologia pedagógica utiliza a lógica dos jogos, como avatares e premiações para outros fins, como o processo de ensino-aprendizagem. 

Com a tecnologia, implementar a gamificação na sala de aula ficou mais fácil, sobretudo com uso de plataformas educativas que oferecem esse tipo de recurso. Assim, o professor pode criar o próprio jogo sobre determinado conteúdo conforme o nível de conhecimento da turma e progresso das aulas. 

Além disso, o professor pode apresentar um problema específico para a turma e pedir para que os alunos desenvolvam um jogo com base na situação apresentada, em uma perspectiva de cultura maker. Dessa forma, eles podem trabalhar em conjunto para chegarem em um objetivo. 

Outras dicas para implementar a gamificação na sala de aula são:

  • oferecer premiações e estimular a competição saudável;
  • acrescentar aspectos do cotidiano dos alunos aos games;
  • disponibilizar ferramentas tecnológicas;
  • criar uma história para o jogo;
  • utilizar enigmas para instigar os alunos; 
  • personalizar o jogo segundo as habilidades e pontos fortes do aluno.

Games na educação e Plataforma AZ

Como você viu ao longo deste post, o uso de games na educação favorece o ensino-aprendizagem dos alunos em diversas áreas formativas. Por isso, utilize esse recurso para deixar as duas aulas mais didática e prazerosa. 

Para isso, você pode contar com o Educacross, um dos recursos pedagógicos oferecidos pela Plataforma AZ. São mais de 1.000 jogos voltados para a matemática para alunos do Ensino Fundamental — Anos Iniciais. 

Além de contribuir para melhorar o ensino-aprendizagem, o professor pode elaborar relatórios de desempenho dos alunos com base nos jogos oferecidos pela ferramenta.

Quer entender melhor como a Plataforma AZ pode transformar a maneira como a sua escola ensina, por meio da tecnologia e de metodologias ativas inovadoras? Entre em contato com um consultor educacional e tire todas as suas dúvidas!