Programação gratuita reuniu personalidades como Leandro Karnal, Ricardo Amorim, Chaim Zaher, Maria Helena Guimarães, Bernardinho, entre outros.

Reunindo mais de 30 mil pessoas, a Bett Brasil 2022 apresentou muitas novidades, inovações e conteúdo, além de importantes trocas de experiências entre especialistas e educadores de todo o país. A Plataforma AZ marcou presença no evento, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de maio, em São Paulo, e surpreendeu o público com atrações inéditas e relevantes.

Entre os destaques, o famoso metaverso, ganhou uma versão divertida e pensada com exclusividade para a feira. O AZVerso, um ambiente imersivo de realidade virtual levou o visitante a uma aprendizagem divertida e bilíngue, unindo o esporte, a arte e a sustentabilidade.

Nos últimos anos, tivemos uma aceleração na transformação digital prevista para a educação, que ampliou as possibilidades de aprendizagem.  Nossa ideia foi apresentar uma tendência para o futuro, que estimula o senso de descoberta, a interação e a socialização por meio de ambientes virtuais e colaborativos. Chegamos assim a uma educação mais alinhada com os desafios que o aluno do século XXI encontrará em seu futuro e no mercado de trabalho”, comenta Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.

Reforçando o seu papel de auxiliar e capacitar educadores e gestores na jornada de transformação digital da educação, o AZ promoveu talks gratuitos e exclusivos com a presença de grandes nomes da atualidade em temas relevantes para o setor. Confira!

Leandro Karnal e a educação na era digital

Literalmente parando os corredores da feira, Leandro Karnal foi uma das grandes atrações do estande AZ. O professor e escritor levou toda a sua expertise para centenas de educadores que lotaram o espaço a sua espera, duas horas antes do horário marcado.

Em seu talk, Karnal iniciou falando sobre as grandes mudanças da história mundial, sobre a pandemia e a resposta de pais, alunos e escolas frente às dificuldades dos dois últimos anos.

“Inicialmente a pandemia foi um susto. Depois tudo ocorreu de forma sistemática e enfrentamos essa dificuldade. As escolas deram a melhor resposta e se adequaram buscando cursos e capacitações para usar as tecnologias, e essa mudança fez com que surgisse uma nova indisciplina nos alunos: eles desligaram suas câmeras para não serem visto em aula. Neste sentido, precisamos reforçar o papel importante da escola e de sua estrutura física, que permite a socialização e o convívio com outras crianças fora do círculo familiar”.

Leandro Karnal no estande da Plataforma AZ durante a Bett Brasil 2022
Leandro Karnal no estande da Plataforma AZ durante a Bett Brasil 2022

No âmbito comportamental, Karnal reforçou o papel do professor em sala de aula como um ser neutro e a capacidade de lidar com os diferentes perfis de alunos.

“Precisamos lembrar sempre que estamos lidando com crianças. Educar é um gesto político e não partidário. Independentemente de sua escolha política, religiosa ou esportiva, por exemplo, em sala de aula é importante permanecer neutro. Os alunos veem em nós, professores, uma referência e se espelham em nossas opiniões. Tenha seu candidato, seu time, sua religião, é seu direito, guarde em seu coração. É preciso ter em mente que os professores marcam a vida dos alunos mais que os conteúdos, seja de modo bom ou do ruim”, comentou.

Muitos alunos, famílias e professores sofrem atualmente de depressão e ansiedade. E, segundo Karnal, neste momento, é preciso ser paciente, lidar com as emoções e, sobretudo, não ignorar sinais importantes.

“Foram tempos difíceis e todos lidaram com isso de sua forma, por isso é necessário ser paciente e conhecer as diferenças. Não devemos nunca ignorar quando uma criança de 12 anos disser que não gostam dela. Não é apenas um problema educacional. É preciso perder o preconceito com isso. As doenças psicológicas não são escolhas, elas estão acontecendo em crianças e em pessoas que trabalham muito, como os professores”, observa Karnal.

Karnal encerrou sua participação exaltando o que ele chamou de “caos criativo” e como os educadores precisam modificar seus pensamentos e usar a tecnologia a favor a aprendizagem para gerar uma conexão com esse aluno do século XXI.

“A tecnologia permite uma pluralidade e é preciso estar alinhado com isso. Saber de cor é coisa antiga. Os alunos de hoje não são mais uma máquina de repetição. A educação não pode se basear mais na memória, apenas. Falar a língua deles e propor novas atividades envolvendo imagens e vídeos curtos, por exemplo, podem tornar mais efetivo o processo de aprendizagem. E, assim, vocês darão mais autonomia ao que eles aprendem. A pandemia nos mostrou que não há mais espaço no mercado de trabalho para aluno repetidor.  Precisamos repensar nossos métodos para ter sucesso.”

Leandro Karnal no estande da Plataforma AZ na Bett Brasil 2022.

Novo Ensino Médio, perspectivas e economia

Maria Helena Guimarães durante talk no estande AZ.

O estande da Plataforma AZ também contou com a presença de Maria Helena Guimarães, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) que, junto à Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação, comentou sobre o Novo Ensino Médio e o Novo Enem, que está previsto para ser aplicado a partir de 2024. Ainda neste assunto, Natalia Messina, gerente de produtos do AZ, falou sobre Itinerários Formativos, alta performance e deu dicas para os educadores colocarem em prática.

Na pauta economia, Chaim Zaher, presidente do Grupo SEB, recebeu o economista e jornalista Ricardo Amorim para um bate-papo que trouxe perspectivas importantes sobre como enfrentar esse momento de instabilidade econômica e manter a saúde das instituições financeiras.

Chaim Zaher e Ricardo Amorim participaram da programação do estande AZ na Bett Brasil 2022.

Sobre as novas tendências esperadas para este ano, Rossieli Soares, ex-Ministro da Educação e ex-Secretário de Educação do Estado de São Paulo, falou sobre sua experiência na gestão da pandemia e a visão para o futuro.

Educação Socioemocional e Bilíngue

Dois grandes diferenciais que não podem mais ser secundários nas escolas, a Educação Socioemocional e a Bilíngue, também ganharam espaço nos talks gratuitos.

Para falar sobre as emoções e como lidar com elas, o estande recebeu a presença de Bernardinho, ex-jogador e técnico da seleção brasileira de vôlei, e a neurocientista Carla Tieppo. No mesmo dia, Amanda Oliveira, especialista do My Life Educação Socioemocional, falou sobre os jovens inquietos e ansiosos e como ajudá-los nesse momento.

Bernardinho, ex-jogador e técnico da seleção brasileira de vôlei, e a neurocientista Carla Tieppo.

Já a Educação Bilíngue foi abordada por Rita Ladeia, especialista no assunto que explicou como conquistar relevância para a escola perante os concorrentes e por Selma Almeida, especialista do High Five Bilingual Education, que trouxe perspectivas sobre o período da matrícula e como se destacar usando a educação bilíngue como diferencial.

Cases AZ: resultados reais

Mostrando na prática e na realidade como os alunos estão usando a tecnologia a favor da aprendizagem, os cases AZ ganharam destaque e serviram de inspiração para todos os educadores presentes. Participaram destes talks: Alessandro Luz, diretor Geral Escolas SEB, contando sobre a aprendizagem significativa nas escolas; André Cefali, diretor da Escola SEB Thathi, e Adriano Polido, coordenador na escola SEB Thathi, falando sobre a personalização da aprendizagem; além de Márvio Lima, diretor Geral Escolas SEB, e Felipe Sundin, diretor do Colégio AZ do Rio de Janeiro, contando como as avaliações diagnósticas e o AZ+ ajudaram na retenção de alunos.

Gamificação e personalização da aprendizagem

A gamificação deu à educação uma nova forma de personalizar os estudos para uma aprendizagem mais efetiva e divertida. Durante a programação de talks, estiveram presentes Monica Gandarez, da ubbu, e Sheldon Assis, especialista da Conexia Educação, que falaram sobre a aplicação do pensamento computacional nas escolas e o impacto para os alunos. Reginaldo Gotardo, da Educacross, encerrou a semana de palestras falando sobre como a plataforma usada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental podem otimizar o aprendizado em Matemática, Português e Inglês.