A volta às aulas 2024 promete um cenário propício para a inovação no ensino-aprendizagem. Após um período de pandemia, as escolas já se adaptaram a novas ferramentas e agora é o momento de buscar novas formas de engajar os alunos e professores — ponto crucial para o sucesso escolar.

Afinal de contas, o engajamento contribui para um ambiente de aprendizado com melhores resultados, já que professores e alunos que interagem de maneira construtiva promovem uma atmosfera de respeito e apoio.

Para isso, é importante construir um ambiente onde os alunos e educadores sintam que suas vozes são valorizadas e que têm um papel ativo no processo de aprendizagem. Para ajudar a colocar isso em prática na sua escola, preparamos 5 dicas especiais. Acompanhe a seguir!

Volta às aulas 2024: 5 formas de engajar a comunidade escolar

1. Planeje o ano letivo com os educadores e a equipe escolar

Permitir a participação dos educadores no processo de planejamento traz a inclusão de perspectivas diferentes. Isso porque cada educador pode trazer insights valiosos sobre as necessidades dos alunos, desafios enfrentados e estratégias eficazes.

Sobretudo, pode-se destacar que quando os educadores são envolvidos no planejamento, eles desenvolvem um senso de pertencimento e comprometimento em relação às metas e aos objetivos estabelecidos.

Isso os motiva a trabalhar de forma mais dedicada para alcançar esses objetivos, pois se sentem parte integrante do processo de decisão. Além disso, cria uma conexão entre os objetivos pessoais dos educadores e as metas gerais da escola.

Para isso, você deve realizar reuniões regulares com a equipe escolar para discutir metas e estratégias para o ano letivo. 

Incentive a participação de todos e esteja aberto para possíveis adaptações, pois quanto mais flexível, mais os educadores se sentirão confortáveis em expor suas opiniões.

Leia também: Entenda como unir as tecnologias ao planejamento de aula da sua turma

2. Ofereça treinamento contínuo para os professores

O treinamento contínuo proporciona oportunidades de desenvolvimento profissional. Dessa forma, os professores aprimoram suas habilidades, atualizam seus currículos e aprendem novas estratégias de ensino.

Embora alguns gestores possam se sentir apreensivos com os custos de treinamento, é importante lembrar que capacitar os colaboradores é uma forma de reter talentos, uma vez que os educadores se sentem mais valorizados pela escola.

Isso os faz sentir que estão crescendo profissionalmente, o que contribui para mais engajamento na volta às aulas. Além disso, os professores que passam por uma educação continuada estão mais bem equipados para fornecer um ensino de alta qualidade, aumentando assim a reputação do colégio.

3. Oferte atividades de contraturno na volta às aulas 2024

Na volta às aulas de 2024, é importante investir em diferenciais competitivos a fim de captar matrículas e reter alunos. Uma dessas formas é oferecer atividades de interesse dos alunos, a fim de expandir a sua experiência escolar.

Aliás, a participação em atividades de contraturno pode criar um senso de pertencimento à escola e reduzir a evasão escolar. Essa abordagem contribui para um ambiente escolar mais dinâmico e estimulante.

Leia também: Como organizar atividades no contraturno escolar e ajudar no aprendizado

Algumas sugestões de atividades extracurriculares que você pode oferecer aos estudantes são:

  • clubes de leitura;
  • aulas de música ou coral;
  • atividades esportivas ou dança;
  • clubes e feiras de ciência;
  • cursos de teatro;
  • jornal escolar;
  • línguas estrangeiras, como ensino do inglês;
  • clubes acadêmicos, etc.

4. Investa na aprendizagem socioemocional das crianças

Em suma, a aprendizagem socioemocional foca no desenvolvimento de habilidades socioemocionais das crianças, como empatia, comunicação, resolução de conflitos e cooperação.

A educação socioemocional promove a resiliência, ajudando os alunos a lidarem com desafios e a superarem adversidades, fazendo-os acreditar em sua capacidade de enfrentar obstáculos, aumentando, assim, o entusiasmo pelo aprendizado.

Investir nas habilidades socioemocionais dos estudantes também reflete positivamente no ambiente escolar, uma vez que isso cultiva um clima escolar mais aberto e inclusivo para todos.

Para isso, é essencial trazer o assunto de saúde mental para as voltas às aulas de 2024, uma vez que debater sobre isso faz com que os alunos se sintam mais seguros, apoiados e motivados.

5. Investa em novas tecnologias educacionais

Sem dúvidas, as tecnologias educacionais estão se tornando cada vez mais presentes nas escolas e prometem transformar a experiência escolar em 2024.

À medida que vivemos em uma era digital, a integração de tecnologias educacionais prepara os alunos para o mundo fora da sala de aula. Afinal de contas, desenvolver habilidades digitais é essencial para a participação ativa na sociedade atual.

A cultura digital está entre as dez competências gerais exigidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Diante disso, a volta às aulas 2024 é o melhor momento para os gestores escolares considerarem a implementação de ferramentas e plataformas educacionais na rotina dos alunos.

Conheça a tecnologia da Plataforma AZ

Para começar a volta às aulas de 2024 da melhor forma, a Plataforma AZ oferece o que há de mais inovador nas soluções educacionais.

A fim de aumentar o desempenho dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e até Pré-vestibular, na AZ  as novas tecnologias são aliadas poderosas que possibilitam a personalização dos estudos, o protagonismo dos alunos e a entrega de dados enriquecedores aos educadores.

Entre os diversos recursos da Plataforma AZ, você pode contar com:

  • dashboards de performance acadêmica;
  • plataforma de correção de redações;
  • trilha de aprendizagem personalizadas, de acordo com a carreira e a universidade desejada pelos estudantes do Ensino Médio;
  • exercícios com feedback imediato;
  • mais de 52 mil videoaulas;
  • Jogos digitais e disciplina de coding;
  •  E muito mais!

Quer levar mais conexão para a sua comunidade escolar e uma experiência completa e inovadora para seus alunos? Entre em contato com a AZ e saiba mais sobre nossas metodologias!