O contraturno escolar é o período oposto das aulas regulares, no qual projetos e atividades extracurriculares são oferecidos aos alunos que desejam permanecer um tempo maior na instituição de ensino. 

Além disso, é uma opção para a escola que deseja recuperar a aprendizagem dos estudantes. Oferecer atividades no contraturno escolar também é uma das soluções para equilibrar as finanças, pois os pais e responsáveis dos alunos terão um local seguro para deixar o aluno antes ou depois das aulas regulares — ou seja, terão menos receio em investir financeiramente nas atividades. 

É gestor escolar, mas ainda não se convenceu dos benefícios do contraturno escolar? Continue a leitura deste texto para entender as vantagens e como implementá-lo. 

Quais os benefícios do contraturno escolar?

Oferecer atividades diversificadas 

Além do caráter acadêmico, a escola é um ambiente que estimula as interações sociais, o que pode ser feito por meio de atividades diversificadas. Afinal, o contraturno escolar não precisa ser voltado para aulas de reforço! Algumas das atividades lúdicas que podem ser oferecidas são:

  • esportes;
  • artes;
  • dança;
  • músicas;
  • idiomas. 

Além de ajudar na socialização e contribuir para o desenvolvimento da criatividade, essas atividades deixam os alunos mais leves e relaxados após as aulas regulares. 

Entretanto, é sugerido avaliar com os estudantes quais atividades eles gostariam de participar na escola antes de iniciar o programa para garantir uma boa aceitação.

Saiba também: Erros de gestão que sua escola não pode cometer em 2023

Melhorar o desempenho acadêmico 

Desde o desinteresse pelo estudo até a abordagem pedagógica utilizada na escola, diversos motivos acarretam o baixo desempenho acadêmico. No entanto, a escola pode utilizar o tempo ocioso do aluno no contraturno escolar para oferecer:

  • aulas de reforço;
  • oficinas de leitura e escrita;
  • projetos práticos de ciências;
  • visitas a espaços culturais.

Dessa maneira, a escola diversifica o ensino-aprendizagem oferecido ao aluno, contribuindo para a melhoria no rendimento escolar e para o desenvolvimento de habilidades que passam despercebidas no currículo básico. A instituição pode, ainda, oferecer espaços de estudos para que os alunos possam estudar antes ou depois das aulas. 

Proporcionar segurança e comodidade às famílias 

É comum que os pais e responsáveis passem o dia trabalhando ou em atividades afastadas dos alunos. Nesses casos, a criança ou adolescente passa o tempo ocioso em casa, muitas vezes na frente da televisão, celular ou outros equipamentos eletrônicos. Essa rotina não é produtiva para o aluno e pode deixar as famílias preocupadas. 

Contudo, o contraturno escolar oferece segurança e comodidade às famílias. Afinal, os pais e responsáveis sabem exatamente onde o aluno está e o que ele faz quando não está na aula. Esse é um importante diferencial na hora do período de matrícula e rematrícula.

Como implementar o contraturno escolar?

A seguir, confira 5 dicas para que a gestão escolar consiga implementar um contraturno escolar de sucesso. 

Defina as atividades oferecidas

Uma das primeiras medidas para implementar o contraturno escolar é a definição das atividades extracurriculares. Esportes? Música? Educação socioemocional? Há diversas opções e cabe à escola escolher, segundo as necessidades dos alunos, funcionários disponíveis e orçamento.

Aulas de reforço também podem ser oferecidas no turno oposto. Para isso, a gestão pedagógica precisa montar uma sequência de conteúdos que serão lecionados, segundo as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos apresentados nas avaliações pedagógicas. É fundamental que o professor trace objetivos para essas aulas extras. 

Organize o espaço físico da escola 

A escola precisa avaliar se haverá espaço físico disponível para a realização das atividades, principalmente se a escola oferecer aulas regulares para as demais turmas durante o contraturno escolar. Caso seja possível financeiramente, a instituição de ensino poderá ampliar as salas e espaços comuns apenas para os projetos extras.

Outro ponto importante do planejamento é o cronograma de horários entre as aulas regulares e o contraturno escolar. Caso o aluno fique direto na instituição de ensino, será necessário estabelecer horário de descanso antes das atividades extracurriculares. Além disso, deve-se pensar na logística da alimentação dos estudantes e funcionários.

Comunique aos alunos sobre as mudanças 

De início, pode haver resistência ao contraturno escolar por parte dos alunos. Afinal, voltar para casa para jogar videogame ou assistir séries parece mais interessante do que fazer atividades extracurriculares. Então, cabe à escola ressaltar de que maneira esse período extra ajudará o estudante tanto no âmbito acadêmico quanto socioemocional. 

A escola precisa apresentar as atividades de forma que atraia a atenção e engaje os estudantes, ressaltando que o contraturno escolar não tem o mesmo caráter engessado das aulas regulares. Além disso, é preciso informar que não haverá sobrecarga na rotina acadêmica dos estudantes, mesmo com os projetos desenvolvidos no turno oposto.

Deixe a família dos alunos informados 

Os pais e responsáveis dos alunos precisam ser informados sobre o contraturno escolar, principalmente no que se refere às vantagens dessa abordagem pedagógica. Afinal, o que levaria a família deixar a criança ou adolescente na escola por mais tempo, em vez de deixá-lo em outras atividades fora da instituição de ensino?

Nesse sentido, o contraturno escolar precisa oferecer vantagens para a família dos alunos, sobretudo na comodidade de deixar o aluno em um ambiente seguro, voltado para o desenvolvimento integral. De todo modo, a escola precisa justificar o investimento financeiro realizado pelos pais e responsáveis. 

Invista em tecnologia para as atividades extracurriculares 

A tecnologia é uma importante aliada para um ensino-aprendizagem criativo e inovador, pois torna o aluno protagonista do próprio aprendizado. Por causa disso, a escola precisa utilizar esse artifício para tirar o caráter acadêmico e engessado das atividades extracurriculares e, também, atrair o interesse dos estudantes. 

Nesse sentido, há opções vantajosas e criativas de tecnologias educacionais que podem ser utilizadas no contraturno escolar, a exemplo da Plataforma AZ, sistema de ensino completo que pode ser aplicado da Educação Infantil até o pré-vestibular. Diversos recursos podem ser utilizados nas aulas de reforço, como: 

  • trilha personalizada de ensino;
  • mais de 240 mil questões;
  • plataforma com mais de 50 mil videoaulas;
  • avaliações online para os alunos;
  • dashboard de performance acadêmica.

Inovar nas atividades oferecidas no contraturno escolar é essencial para gerar engajamento dos alunos e despertar o interesse dos pais e responsáveis. Se você quer entender como a Plataforma AZ pode ajudar sua escola nesse processo, entre no site e conheça todas as soluções educacionais e/ou preencha o formulário de contato