As férias estão logo ali… depois do último bimestre letivo!

O último bimestre é uma etapa de pressão e ansiedade para muitos estudantes, preocupados em manter a mesma média conquistada ao longo de todo o ano letivo ou até mesmo em risco de serem reprovados.

Independente do motivo pelo qual os estudos estão te gerando estresse, é importante ressaltar que a maioria dos estudantes está vivendo um período de ansiedade. Por isso, lembre-se: você não está sozinho! 

Para te ajudar a ter um último bimestre de aprendizado e foco, a Plataforma AZ reuniu algumas dicas para cuidar dos seus estudos, assim como do seu bem-estar, durante os próximos meses. Vamos lá?

Saúde mental e estudos: como lidar com o último bimestre letivo?

Cuidar do seu bem-estar físico e mental durante o último bimestre escolar pode ser uma tarefa desafiadora, devido ao estresse gerado nessa etapa escolar. No entanto, é fundamental equilibrar seus estudos com técnicas de autocuidado. 

Ao cuidar bem de si mesmo, você estará melhor preparado para viver esse momento com mais confiança e resiliência. Veja abaixo nossas dicas!

Planeje os estudos do último bimestre letivo

Uma das mais importantes estratégias para cuidar do psicológico durante o último bimestre letivo é a organização dos estudos. Ter um cronograma consistente reduz o estresse relacionado à preparação para as provas, afinal, você saberá que todas as matérias receberão a atenção necessária. 

Mas, ao invés de buscar um cronograma pronto na internet, recomendamos que você crie o seu próprio planejamento, de acordo com a sua realidade e necessidades, como tempo de lazer e sono adequado.

Outro ponto que deve ser considerado no planejamento é o seu método predileto de estudo. Você rende estudando uma hora direto ou precisa de um intervalo a cada 30 minutos? Ao respeitar o seu corpo e os seus limites, a aprendizagem se torna ainda mais eficaz.

Não se esqueça de curtir essa época da vida

Existem estudantes que ficam tão imersos nos estudos para o último bimestre letivo, que deixam de aproveitar a vida além da rotina escolar. Mas saiba que deixar de fazer atividades prazerosas sozinho ou com amigos pode prejudicar a saúde mental e até afetar negativamente a sua aprendizagem. 

Ao incluir momentos de lazer e ócio na rotina, os momentos de estudo podem se tornar mais agradáveis por sua mente estar mais relaxada e disposta a aprender.

Ou seja: está tudo bem reservar um tempo para fazer coisas que gosta e que lhe tragam prazer, como ler um livro, ouvir música, assistir a um filme ou sair com os amigos.

Leia também: 5 ações para cuidar da saúde mental

Estabeleça metas realistas

A falta de metas de estudo realistas te impedem de ter uma visão clara do que precisa ser feito e podem até atrapalhar a sua motivação e foco nos estudos. 

Ah, e não se deixe levar por comparações com colegas e familiares. Concentre-se em seu progresso e planeje de acordo com as suas habilidades e capacidade.

Pode te interessar: 7 dicas para aumentar a produtividade sem afetar a saúde mental

Não tenha medo de pedir ajuda

Mesmo seguindo o cronograma de estudos, você continua com dúvidas em uma disciplina? Não consegue se concentrar nos estudos por medo das provas? Esses podem ser sinais de que você precisa de ajuda profissional.

Lembre-se que está tudo bem buscar o apoio de outras pessoas. Desde aulas particulares para revisão de conteúdos até uma avaliação psicopedagógica para investigar lacunas na aprendizagem e fortalecer o seu emocional.

Estou terminando o Ensino Médio, e agora?

O último bimestre do 3º ano do Ensino Médio é uma das etapas mais desafiadoras na vida de qualquer estudante. Além de estar concluindo a Educação Básica, também é necessário se preparar para os vestibulares (que costumam pedir muita energia e concentração dos jovens).

Além de todas as dicas sugeridas no tópico anterior, existem algumas sugestões de grande ajuda durante essa etapa escolar. 

  • Pratique técnicas de gerenciamento de estresse, como meditação e exercícios de respiração. Essas práticas podem ajudar a acalmar sua mente e reduzir a ansiedade durante os estudos, ou antes de um vestibular;
  • Uma rotina de exercícios regular pode melhorar o seu humor e aumentar a sua concentração;
  • O descanso adequado é fundamental para a memória e o desempenho cognitivo. Por isso, não negligencie o sono! 
  • Faça revisões regulares e simulados de vestibulares para se familiarizar com o formato dos testes e se adaptar ao tempo disponibilizado em cada prova;
  • Ao manter uma dieta equilibrada, você melhora sua energia e clareza mental. Mas não deixe de pedir algo que te deixa feliz em um momento de lazer ou em um passeio com os amigos;
  • Organize espaços de estudos em seu cronograma focados nos vestibulares e nas provas do último bimestre letivo. Assim, você reduz a chance de esquecer de revisar conteúdos importantes e aumenta a sua confiança para todas as provas.

Vale a pena conferir: Veja 6 dicas para organizar o cronograma de estudos para a reta final do Enem 

Acredite: a aprendizagem no último bimestre letivo pode ser agradável!

Esperamos que, com esse conteúdo, você tenha compreendido como ter um último bimestre letivo com uma aprendizagem de qualidade. Com organização e dedicação, é possível conquistar boas notas sem deixar de curtir momentos de lazer com a sua família e os seus amigos.

Se você quer ainda mais dicas para se organizar para essa etapa escolar, recomendamos a leitura do conteúdo “Aprenda a montar um cronograma de estudos de revisão”. Tenha uma ótima leitura!