Grande parte das salas de aula de hoje são formadas por alunos da geração Z, indivíduos nascidos entre 1995 e 2010. São adolescentes que não conhecem um mundo sem tecnologia — cenário que contribui fortemente para a construção do comportamento dessa galera.

Os indivíduos da geração Z têm facilidade em aceitar o novo e são comunicativos, o que pode ajudar o professor a desenvolver metodologias pedagógicas que potencializam essas e outras características. Continue a leitura para entender melhor! 

Quais as características da geração Z?

Para entender melhor como lidar com a geração Z na sala de aula, é preciso entender como esses jovens se comportam. Veja a seguir. 

Veja também: Dicas da Plataforma AZ para oferecer experiências memoráveis aos alunos

Ansiosos e imediatistas

Os indivíduos da geração Z vivem sob o lema: “tudo para ontem”, o que causa bastante ansiedade e angústia em diversas áreas da vida. Isso pode ser uma resposta ao bombardeio massivo de informações, já que essas pessoas são conhecidas como nativos digitais. 

Outro fator que também impacta nessa inquietude é a vontade de mudar, presente nos ideais desses jovens. Além disso, as rápidas transformações, sobretudo no mercado de trabalho, podem aumentar o clima de ansiedade e tensão neste grupo. 

Por outro lado, as pessoas da geração Z estão mais preocupadas e sabem da importância do bem-estar emocional se comparada às gerações passadas. Saúde mental não é tabu para essa galera, por isso, esses jovens não têm medo de se afastar de gatilhos que afetem o psicológico e o emocional. 

Consciência social

Temas como sustentabilidade, igualdade racial e justiça social estão entre os principais assuntos nas conversas da geração Z. A vontade de mudar o mundo é presente nesse grupo, fazendo essas pessoas engajarem em lutas sociais. A internet é a principal aliada na hora de manifestar opiniões e críticas relacionadas às pautas minoritárias. 

Por causa disso, os indivíduos da geração Z não se assustam com as diferenças. Pelo contrário, eles acolhem e gostam de conviver com a diversidade. Essa característica deve ser incentivada na sala de aula, pois a convivência saudável com o outro pode ajudar a combater o bullying

Uma tendência observada nesse grupo é o “consumo ativista”, onde os hábitos de consumo são alinhados aos ideais nos quais acreditam. Por exemplo, se um aluno atua contra o racismo, tem menos chances de consumir produtos e serviços de marcas que compactuam para a perpetuação do preconceito racial.

Flexíveis

Mudar de carreira, ciclo de amigos e até de país não é problema da geração Z. A principal característica dessa galera é a flexibilidade e abertura para o novo, e isso inclui renunciar a coisas em prol do bem-estar emocional. A falta de alinhamento das crenças e valores pessoais também é um fator que impacta nas relações

A geração Z é adepta aos novos modelos de trabalho, principalmente quando há relação com tecnologia. A flexibilidade e autonomia são pontos importantes na hora de aceitar uma vaga de emprego. Essa característica pode ser vista também na esfera social, acadêmica e familiar. 

Como a escola pode engajar os alunos da geração Z? 

Agora que você conhece algumas características da geração Z, veja como engajar esses alunos na sala de aula.

Invista na educação socioemocional

As gerações Z e millennial são consideradas “gerações deprimidas”. Afinal, a tecnologia permite com que notícias sobre instabilidade econômica, clima e problemas sociais cheguem em questões de minutos, causando ansiedades e uma série de preocupações com o futuro.

Mas, por outro lado, a geração Z se preocupa com o bem-estar emocional e não tem vergonha de buscar ajuda para cuidar da saúde mental. Por isso, a escola pode aproveitar essa abertura para abordar a educação socioemocional, conjunto de habilidades e competências desenvolvidas para lidar com os desafios de forma saudável. 

Atrelada à educação socioemocional, a escola deve investir no Projeto de Vida. Apesar deste ser um componente obrigatório no Novo Ensino Médio, é importante que a escola não ofereça o componente apenas para cumprir as exigências. É preciso investir para que os alunos da geração Z frequentem o projeto ativamente. 

Leia também: Entenda o que é Projeto de Vida e como implementar essa valiosa ferramenta na escola

Torne o aluno protagonista do aprendizado 

Os indivíduos da geração Z não abrem mão na autonomia e flexibilidade. Por isso, cabe à escola investir em abordagens pedagógicas que tornem o aluno protagonista do próprio aprendizado. Nesse caso, as metodologias ativas de aprendizagem são aliadas.

As metodologias ativas são abordagens pedagógicas que diferem do ensino tradicional, pois não visam colocar o professor como o único agente na construção do conhecimento — o aluno é a figura principal. As atividades são mais participativas, engajadas e criativas, além de contar com os aparatos tecnológicos. 

Inclua a tecnologia como aliada 

Se anos atrás estar na sala de aula com celular ou tablet poderia ser motivo de expulsão, a tecnologia hoje é uma aliada importante na educação para a geração Z. Afinal, essa turma está 24 horas conectada. É por meio do smartphone que os jovens se comunicam, se engajam em causas sociais e acompanham as mudanças no mundo. 

Por isso, ao planejar as aulas para turmas dessa geração, a tecnologia deve ser incluída. Felizmente, há diversas opções de tecnologias educacionais que podem ser usadas para aprimorar ensino-aprendizagem, com recursos que dialogam com as principais características da geração.

A Plataforma Z, por exemplo, é uma solução 100% digital voltada para estimular a autonomia, o protagonismo e o gosto pelo estudo. Os recursos AZ permitem a personalização do ensino, pautado nas habilidades e preferências individuais de cada aluno. 

Além disso, o professor pode acompanhar a performance acadêmica por meio de uma trilha de aprendizagem e com avaliações pedagógicas online. Como os jogos digitais fazem parte dos alunos da geração Z, a plataforma disponibiliza conteúdos gamificados para potencializar o ensino — os elementos do videogame são adaptados para a educação.Acesse o site e saiba o que a Plataforma AZ pode fazer pela sua escola.