A todo tempo, os professores buscam inovação no processo de ensino-aprendizagem, por meio de atividades e metodologias que fujam de aulas meramente expositivas e exercícios.

Nesse sentido, quando pensamos em aprendizagem ativa, os jogos educacionais se reafirmam como uma estratégia importante para despertar o interesse dos estudantes de todas as idades.

É aí que entra o Game Based Learning (GBL), que usa os jogos ― inclusive digitais ― como meio para exploração de conteúdos propostos em sala de aula, dando maior dinamismo às aulas, ampliando os horizontes de alunos e professores, e potencializando a absorção até dos conhecimentos mais complexos.

Que tal conhecer mais sobre esse tema? Continue conosco e conheça como usar jogos educacionais em sala de aula, associando-os ao GBL!

O que é Game Based Learning (GBL)?

O Game Based Learning (GBL), ou aprendizagem baseada em jogos, significa incluir jogos educacionais no processo de ensino-aprendizagem para potencializar a aquisição dos conhecimentos. 

Um jogo educacional bem projetado combina os objetivos de aprendizagem com a diversão de jogos comerciais, videogames ou aplicativos. Sem dúvidas, o conhecimento e as habilidades adquiridas por meio do GBL são retidos por mais tempo que as informações de outros métodos de aprendizagem. 

Usar jogos educacionais no ensino alivia a pressão dos alunos, ao criar espaços de aprendizagem de baixo risco e ritmo próprio. Os estudantes podem cometer erros ao jogar e não se sentem um fracasso, mas sim, desafiados com a expectativa de vencer.

Graças à transformação digital, existem diversos jogos e plataformas lúdicas virtuais, que aproximam a aprendizagem ainda mais da realidade dos alunos que são altamente conectados.

Com relação aos jogos digitais, há dois tipos principais de funções:

  • estilo videogame: jogos personalizados com as características de desafios e sistema de recompensas dos videogames (passar de fase, descobrir enigmas, criar um personagem avatar, ganhar pontos etc.);
  • jogos sociais: jogos online que permitem ou exigem interação social entre os jogadores, em oposição a jogar individualmente.

Quais as principais características do GBL?

As principais características da aprendizagem baseada em jogos são:

  • totalmente inclusiva ― todos os alunos podem participar;
  • requer a participação ativa do aluno;
  • permite tentativa e erro várias vezes, com possibilidade de tentar de novo rapidamente;
  • a mecânica do jogo é incorporada aos objetivos específicos de um conteúdo;
  • o professor pode controlar os conteúdos para garantir a compatibilidade com os planos de aula;
  • o sucesso é alcançável e a dificuldade aumenta à medida que o jogo avança;
  • feedbacks são fornecidos imediatamente;
  • jogos online podem gerar relatórios com dados relevantes para a melhor intervenção pedagógica do professor.

Quais os benefícios do uso de jogos educacionais na sala de aula?

Confira, agora, os benefícios dos jogos educacionais e do GBL em sala de aula.

Motivação

Jogos são naturalmente envolventes, mas na sala de aula alteram sua dinâmica e favorecem a motivação dos alunos, por exemplo, estimulando a concentração, a curiosidade, a competição saudável, o apoio mútuo e a diminuição do estresse. 

Engajamento

Alguns alunos são resistentes a participar de certas atividades e tirá-los de sua zona de conforto pode ser um desafio. Como os jogos educacionais podem ter diferentes formatos, é mais fácil engajar os estudantes, oferecendo uma variedade de papéis e tarefas.

Isso favorece a aprendizagem autônoma, o desenvolvimento de competências socioemocionais, bem como contribui para o aumento da sensação de pertencimento e do interesse dos estudantes.

Pensamento crítico e tomada de decisão

Para avançar nos desafios dos jogos, os estudantes precisam desenvolver o raciocínio lógico, pensar criticamente e, enfim, tomar decisões calculadas. Para isso, deverão recorrer aos conhecimentos teóricos, interpretá-los e vinculá-los às propostas dos jogos.

Trabalho em equipe

Os jogos coletivos são altamente adequados para o trabalho em equipe. Fomentar a ideia de unidade e apoio mútuo é importante, já que todos ganham ou perdem quando jogam em um time.

Criatividade

Os jogos educacionais também são ferramentas eficazes para estimular a criatividade, especialmente se os alunos estiverem envolvidos na construção do jogo. Como a imaginação não tem limites, ali são criadas oportunidades para que os alunos incluam suas próprias soluções e ideias.

Como o GBL pode ser colocado em prática? 

Veja alguns passos para inserir jogos educacionais nas atividades pedagógicas, por meio do GBL.

Determine qual é a proposta do GBL

Os jogos educacionais podem ser usados com diferentes propostas. Por exemplo:

  • ajudar os alunos a demonstrarem melhor a compreensão de um conteúdo;
  • aprofundamento do conteúdo e fixação de conceitos-chave;
  • reforço e revisão de conteúdos.

A partir dessas premissas, você pode decidir o melhor momento para inserir os jogos educacionais e com qual formato ― individualmente, em grupo, com a classe toda ou envolvendo os pais, bem como analógica e/ou digitalmente.

Escolha os jogos com cuidado

Antes de apresentar os jogos aos alunos, é importante que os professores conheçam de perto o material. Como isso é feito? Jogando. Enquanto joga, considere os seguintes critérios:

  • controle: veja se é possível controlar os conteúdos e personalizar as configurações;
  • intuitividade: verifique se o jogo é fácil de usar, tanto no meio físico quanto digital. Quanto mais intuitivo for, menos tempo os alunos perderão tentando entender seu funcionamento;
  • engajamento: imagine se o jogo é envolvente, a ponto de os alunos quererem brincar repetidas vezes;
  • apresentação dos conteúdos: estes devem acomodar os diversos estilos de aprendizagem, logo, a apresentação deve ser variada, incluindo imagens, gráficos, animações, storytelling etc.;
  • níveis de conteúdo: verifique se é possível adaptar os conteúdos conforme a jornada de aprendizado dos jogadores. Especialmente os jogos digitais acompanham o nível de resposta e direcionam as questões para pontos de maior dificuldade.

Integre o GBL ao plano de aula

Os jogos educacionais devem fazer parte da construção do seu plano de aula. Por exemplo, você pode começar os trabalhos com os jogos, como forma de apresentar um conteúdo ou fixar tópicos anteriores, ou finalizar as explicações com eles.

O mais importante é que os jogos educacionais sejam de uso constante, com o intuito de melhorar a retenção da aprendizagem, favorecendo um diálogo entre teoria e prática.

Verifique os recursos da escola

Se for possível em sua escola, adote uma plataforma digital de jogos educacionais. Ali, você encontra inúmeros recursos para garantir uma experiência de valor para seus alunos e incrementar o aprendizado.

Conheça alguns exemplos de jogos educacionais

Agora, veja alguns tipos de jogos educacionais:

  • jogos de tabuleiro;
  • charadas e adivinhações;
  • jogos de dramatização (do tipo RPG);
  • quebra-cabeças;
  • labirintos;
  • quizzes;
  • responde ou passa.

Jogos digitais

Os jogos digitais merecem destaque, pois têm a versatilidade de agregar muitos dos modelos de jogos descritos acima. Além dos aplicativos prontos, muitas plataformas permitem que o professor edite ou adicione conteúdo de acordo com o tópico que será reproduzido. Os alunos também podem colaborar com a construção do jogo, criando personagens e até gerenciando algumas ferramentas. 

O maior benefício dos jogos digitais é a possibilidade de o professor ter um feedback com dados reais dos caminhos que os alunos seguem no aprendizado, o que facilita reforçar pontos importantes. 

A Plataforma AZ, por exemplo, conta com diversas plataformas gamificadas que potencializam a aprendizagem dos estudantes, de forma lúdica e divertida, desde a Educação Infantil. Entre elas, estão a Ubbu (disciplina de coding que possui um currículo on-line com jogos, vídeos e exercícios interativos alinhados a outras disciplinas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas), Educacross (plataforma on-line gamificada e adaptativa, projetada para oferecer um ambiente divertido e eficiente para a consolidação da aprendizagem da Matemática e Língua Portuguesa) e a Liga das Corujinhas (plataforma de jogos digitais com atividades em ambientes colaborativos, voltada para a Educação Infantil).

Como você viu, o GBL e os jogos educacionais são uma metodologia que permite aos educadores examinar toda a jornada de aprendizado dos alunos, em vez de focar unicamente no produto final.

Ficou interessado? Então fique conosco mais um pouco e confira o que é gamificação na aprendizagem e quais são suas vantagens.