A aprendizagem nos primeiros anos escolares é uma etapa que constrói a base de conhecimento das crianças. Em tempos de aulas híbridas, esse momento de alfabetização a distância exige muita dedicação dos professores, de pais e de alunos.

Esse método diferenciado é uma forma inovadora de ensinar as crianças por meios digitais. É importante ressaltar que a alfabetização por meio digital difere de alfabetização digital.

As metodologias implementadas na alfabetização por meios digitais seguem todas as normas exigidas pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum).

Quer conhecer algumas metodologias que podem tornar as aulas online mais interessantes e produtivas aos seus alunos? Confira!

Rotina escolar em casa

Em tempos de pandemia, as aulas online se tornaram uma rotina necessária nas famílias, inclusive, para os alunos que estão no período de letramento e alfabetização.

Agora, os lares se tornaram salas de aula e os responsáveis também assumiram um papel mais intensivo na aprendizagem das crianças.

Os estudos em casa devem ter o mesmo ritmo de uma aula presencial, pois é necessário que os alunos entendam o compromisso de se dedicar ao aprendizado.

Contudo, com as adequações necessárias em razão da rotina das famílias, que também têm que dividir o tempo com o home office. Cabe à escola passar algumas coordenadas para auxiliar e orientar os pais nesse momento.

O papel da família na alfabetização

A família é um dos principais agentes na construção da aprendizagem das crianças que estão na etapa de alfabetização. É com o apoio dos familiares que a criança se sente segura e fortalecida para participar das circunstâncias que o mundo oferece, inclusive, nos estudos.

Quanto maior a participação dos responsáveis, mais habilidades e competências de leitura e escrita a criança desenvolve. Além dessas, as habilidades socioemocionais também são despertadas para fortalecer o psicoemocional.

Por esse motivo, é interessante que os pais participem, frequentemente, das atividades de casa, de games educativos indicados pela escola etc.

A importância do lúdico em casa

No período de alfabetização, o lúdico deve ser trabalhado com muita regularidade, para obter alguns benefícios cognitivos. Entre eles, a ampliação do vocabulário, a intensificação da compreensão oral, o despertar da imaginação e o interesse pela leitura.

Esse aprendizado pode ser incentivado e orientado pela escola para aplicação dos pais, oferecendo às crianças momentos de proximidade e atenção. O gesto pode ser feito ao escolher um bom livro de historinhas para ser lido para os pequenos, por exemplo.

Processo de escolarização

Para que a alfabetização a distância produza bons resultados, é indispensável que pais e escola façam os seus papéis em conjunto, com muita dedicação.

A instituição tem a incumbência de exercer ações significativas na sociedade. Dentre elas, oferecer a socialização e a democratização do acesso ao conhecimento e proporcionar o desenvolvimento ético e moral dos estudantes.

Essas habilidades podem ser despertadas nos alunos por meio de metodologias modernas e inovadoras. Veja alguns exemplos.

Gamificação

Desde muito cedo, as crianças aprendem a ter contato com a Internet das Coisas (IoT). Portanto, é um método valioso para trabalhar em sala de aula ou estender até as atividades de casa. É válido afirmar que a gamificação é diferente de jogos eletrônicos.

Os games educacionais foram criados por profissionais que têm competências científicas, mais especificamente, a pedagogia, a linguística e a neurociência, para que atinjam todos os propósitos, que são a alfabetização e o letramento dos alunos.

São jogos educativos que geram trilhas personalizadas e dados para melhor intervenção pedagógica, sempre fundamentados segundo as normas da BNCC.

Educacross da Conexia Educação

O Educacross é um exemplo de plataforma gamificada que tem jogos digitais para o Ensino Fundamental — Anos Iniciais, com ambientes colaborativos, que proporcionam o desenvolvimento de interação, escuta, autonomia, observação, empatia e ética.

Alfabetizar por meios digitais promove o desenvolvimento infantil, por alicerçar a aprendizagem por meio da brincadeira.

Com o uso da ludicidade e de linguagem adequada às crianças, o Educacross contextualiza jogos, atividades e situações-problemas. Ele traz mais de uma centena de jogos que se adaptam, de forma individualizada, às necessidades dos estudantes.

Conforme o aluno passa de fase, os professores recebem relatórios que poderão orientar atividades e jogos seguintes. Além disso, os pais também podem acompanhar o progresso do letramento de seus filhos.

O Educacross proporciona inúmeros benefícios educativos aos alunos, como desenvolvimento de:

  • habilidades;
  • linguagem oral e escrita;
  • psicomotricidade;
  • relações socioafetivas.

Envolvimento entre as crianças

O processo de aprendizagem no período de alfabetização é um grande desafio para os professores e para os pais, sobretudo, nesse período de pandemia, quando as aulas ganham um novo formato — o de aulas online ou híbridas.

A alfabetização de alunos não se resume a aprender a ler, escrever e conhecer os números, mas também, às minúcias que levem a criança a interpretar, compreender, criticar, ressignificar e produzir conhecimentos.

Para que essas características sejam desenvolvidas, é necessário a inter-relação entre os alunos e o professor ou os pais, para mediar os comportamentos.

Algumas metodologias são indispensáveis para trabalhar essas habilidades, como a integração entre os educandos ou desses com a família, o trabalho colaborativo, as diversas brincadeiras, a musicalidade, as artes e outros inúmeros métodos que enriquecem a etapa de alfabetização.

A personalidade e o caráter para aprender a se relacionar de forma coerente com outras pessoas, normalmente, são construídos nesses momentos de socialização.

Devido a todas essas responsabilidades que devem ser assumidas e à dimensão do que é a alfabetização, realizar esse ensino em tempos de pandemia intensificou a sua complexidade e, assim, passou a exigir muito mais dos professores e dos pais.

Para que os objetivos dessas competências sejam alcançados, é necessário acompanhar de perto a interação entre as crianças e entre os professores e elas.

Benefícios da alfabetização a distância

Agora que você já conferiu esse modelo de alfabetização, descubra também os benefícios de contar com esse formato de alfabetização na sua escola.

Afinal, mesmo que os encontros presenciais sejam fundamentais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a pandemia antecipou a transformação digital na educação básica.

Gera o desenvolvimento de novas habilidades

Um ponto interessante no modelo de alfabetização a distância é que ele possibilita um jeito diferente da atual estrutura escolar.

Enquanto na rotina da escola contemporânea o professor tem o papel de conduzir grande parte das atividades, muitas vezes, no processo de alfabetização a distância isso não é possível.

Por esse motivo, a criança também ganha maior autonomia e protagonismo nesse processo. Ela precisa despertar a atenção para vários detalhes, como a orientação da escrita e a ocupação das letras no caderno.

Além disso, a criança também passa a ter entendimento sobre processos digitais, inclusive, podendo aprender questões importantes, como a segurança digital.

Cria maior interação e acompanhamento dos pais

Um ponto forte no período de alfabetização é a parceria feita entre adultos — pais e professores. Com a transformação digital desse processo, é necessário que a família esteja mais próxima e acompanhe como está o desenvolvimento do aluno.

Assim, é possível fazer mais intervenções, além de os docentes receberem um feedback mais frequente a respeito das etapas de desenvolvimento da criança.

Assim, a interação das famílias e o acompanhamento dos pais em relação às atividades se torna mais frequente e a criança tem mais oportunidades de desenvolvimento.

No modelo tradicional de alfabetização nem sempre os adultos estão cientes da situação do filho e quais atividades podem ajudá-lo em sua jornada do conhecimento.

Aproxima a família de toda a comunidade escolar

A escola é um espaço de troca e de construção da personalidade. Nesse contexto, as habilidades socioemocionais podem acontecer nesse ambiente, seja físico ou mesmo virtual.

Entretanto, a cultura familiar, com hábitos e tradições, bem como o interesse da família pela escola e os processos que ali acontecem é igualmente importante para a aprendizagem da criança.

Com a alfabetização a distância, os pais têm maior oportunidade de conhecer melhor os professores e também conhecer os coleguinhas dos filhos e os pais dessas outras famílias.

Assim, a comunidade escolar ganha força, a criança se sente mais segura e tem mais chances de criar vínculos com os colegas de classe.

Principais etapas para implementar a alfabetização a distância

Como você deve ter percebido, o uso de tecnologias digitais na educação pode otimizar todo o processo de alfabetização. Confira alguns pontos que devem ser observados na implementação.

Estabeleça vínculo com os alunos

Quais serão as principais estratégias para que a criança se sinta parte da turma e da escola? Nesse modelo de alfabetização, é importante que a escola tenha um ou mais recursos para manter os estudantes conectados, como:

  • troca de mensagens entre o professor e a turma;
  • possibilidade de ligações em vídeo um a um, para que o docente entenda a situação emocional do estudante;
  • realização de encontros de turma online (não necessariamente com conteúdos), para oportunizar a criação de laços.

Desenvolva formas de engajar e motivar

O processo de alfabetização é um dos pontos altos da educação básica e o interesse do estudante é fundamental para garantir o sucesso dessa etapa do conhecimento.

É possível introduzir técnicas de gamificação na educação. O professor pode criar um mural virtual, onde atualiza a participação dos estudantes, propondo desafios que ajudem no processo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, sejam prazerosos, por exemplo:

  • ler determinada história e fazer um desenho;
  • se apresentar para a turma na plataforma online da sala;
  • entregar as atividades em dia;
  • fazer entrevistas com a família, para uma troca de ideias;
  • falar sobre um pet ou um brinquedo favorito.

Use materiais atrativos e relevantes

Além de estratégias que podem ser implementadas na alfabetização a distância, esse formato de ensino também ajuda o professor a usar recursos que, em algumas situações, era mais difícil de levar para a sala de aula. Mesmo que sejam enviados materiais impressos para a casa do aluno, é possível enviar links para as famílias.

Imagine no universo de materiais que um professor pode usar: ao explicar uma matéria, é possível apresentar vídeos, imagens, músicas, áudios e até a gravação de videoaulas especiais. O professor consegue deixar o processo de alfabetização mais atrativo.

Esse modelo também é atualizado e está de acordo com essa geração, conhecida como nativos digitais. Além dos materiais para a apresentação de novos conteúdos, existem várias formas mais lúdicas de fazer a avaliação, como a criação de quizzes e outros formatos de jogos. 

Pense em dinâmicas além da sala de aula

Um plano de aula para a alfabetização a distância conta com um fator completamente inovador: a relação com o tempo. Ao mesmo tempo que a criança estuda, ela também está em casa. Então, é possível criar dinâmicas que permitam ao aluno apresentar um pouco do seu mundo para a turma.

Durante as aulas online, crie espaços que permitam essa abertura. Imagine que, ao apresentar as letras, o professor convide a turma a buscar objetos que tenham aquela letra (valendo também trazer pessoas que tenham a letra no nome). Dá para fazer aulas especiais — desde que acordadas com os pais — que funcionem como gincanas.

Conte com plataformas próprias para esse trabalho

Pensando na maior parte das estratégias que podem fazer com que a aula a distância fique mais atrativa e tenha resultados mais eficientes, melhorando os resultados da performance acadêmica, as ferramentas online estão presentes.

Isso porque, mesmo que o aluno faça as aulas remotamente, a interação com os colegas e com o professor continua muito importante. Hoje, existem plataformas de aprendizagem voltadas para a educação básica, permitindo maior aproveitamento dos alunos e praticidade para os docentes.

Por fim, é necessário que o professor use recursos digitais confiáveis para aplicar nas suas aulas e desenvolver a alfabetização a distância.

A Plataforma AZ, marca da Conexia Educação, oferece conteúdos e ferramentas multiplataformas para engajar os alunos e auxiliar o professor na melhor intervenção pedagógica. Toda dinâmica digital está alinhada 100% à BNCC.

Observou como a alfabetização pode ser potencializada quando feita por intermédio de meios digitais criados por pessoas que realmente entendem do assunto?

Para saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre a personalização da aprendizagem e descubra quais são as principais vantagens de criar propostas de ensino de acordo com o desenvolvimento de cada aluno!