Imagine dois alunos, o João e a Ana. João tirou 9,5 na última prova de matemática e 5 na prova de português. Já Ana, gabaritou o teste de português, mas foi reprovada com um 4 em matemática. 

Isso significa que um desses alunos é mais inteligente do que o outro? Não. Mas pode indicar que eles têm habilidades em áreas distintas. Essa situação pode ser explicada por meio da teoria das múltiplas inteligências, cujo principal objetivo é defender que existem diferentes formas de inteligência e aprendizado.

O conhecimento dessa teoria é fundamental para criar um ambiente escolar favorável para os alunos. Portanto, continue a leitura e saiba mais sobre a teoria das múltiplas inteligências e como aplicá-la em sala de aula!

Afinal, o que significa a teoria das múltiplas inteligências?

A teoria das múltiplas inteligências foi desenvolvida no século XX pelo psicólogo educacional cognitivo, Howard Gardner. A teoria foi tema da sua tese, cujo objetivo era entender se o QI era uma ferramenta eficiente para medir o nível de inteligência dos indivíduos.

Diante dos seus estudos, Howard observou que o QI se baseava apenas em respostas matemáticas e, segundo esse cálculo, a inteligência do indivíduo não mudaria ao longo de sua vida.

No entanto, ele pôde perceber que cada pessoa tem habilidades e aptidões diferentes umas das outras. Ou seja, cada uma delas tinha uma inteligência diferente.

Segundo Howard Gardner, existem oito tipos de inteligências, diferente do que se pensava anteriormente. Já o desenvolvimento dessas inteligências ocorre por meio das interações sociais e o ambiente no qual o indivíduo está inserido.

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Quais os principais tipos de inteligência segundo a teoria?

Agora que você sabe que existe mais de um tipo de inteligência, deve estar se perguntando quais são elas, certo? Então, continue lendo e descubra!

Inteligência lógico-matemática

A primeira inteligência dessa teoria é a lógico-matemática, base para desenvolver a teoria do QI e considerada o padrão de inteligência por muito tempo.

Em geral, as pessoas que desenvolvem essa habilidade se destacam em áreas de exatas e programação. Dessa forma, podem atuar como matemáticos, engenheiros e físicos. Além disso, apresentam as seguintes características:

  • noção de quantidade;
  • soluções lógicas;
  • habilidade com números;
  • capacidade de raciocínio;
  • categorização;
  • organização de informações.

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Inteligência linguística

O grupo da inteligência linguística é composto por pessoas que têm facilidade em se comunicar, seja de forma oral ou escrita. Esses indivíduos dominam a gramática da língua e conseguem aprender um novo idioma com facilidade.

Veja, a seguir, as principais características dos indivíduos que dominam essa inteligência:

  • vasto vocabulário;
  • facilidade e gosto pela escrita e leitura;
  • facilidade em jogos de palavras.

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Inteligência espacial

A inteligência espacial está ligada à habilidade de perceber um ambiente e modificá-lo. Isso significa que esses indivíduos têm boa percepção visual, podendo atuar como arquitetos, designers, estilistas, entre outros.

Confira algumas habilidades que essa inteligência proporciona aos indivíduos:

  • facilidade em manipular formas;
  • sentido de orientação aguçado;
  • interesse por artes;
  • uso de recursos visuais para se organizar;
  • capacidade de memorizar ambientes;
  • facilidade em interpretar gráficos e enigmas.

Inteligência físico-cineasta

A inteligência físico-cineasta está relacionada com a habilidade de lidar com o corpo e se expressar por meio dele. As pessoas desse grupo geralmente atuam como coreógrafos e dançarinos e têm as seguintes características:

  • sentido de tato apurado;
  • capacidade de demonstrar emoções por meio do corpo;
  • processo de aprendizagem por meio de exemplos concretos;
  • necessidade de estar em movimento.

Inteligência interpessoal

Já a inteligência interpessoal está ligada à capacidade de interação com outras pessoas, habilidade de falar em público e entender os sentimentos e/ou intenções de terceiros, sem que eles precisem dizer alguma coisa. 

Em geral, esses indivíduos podem atuar como professores, líderes religiosos, terapeutas, empreendedores, entre outros. Dessa forma, eles têm o seguinte perfil:

  • aptidão em se comunicar;
  • facilidade em mediar conflitos;
  • interesse por causas sociais e pessoas;
  • facilidade em criar novas relações.

Inteligência intrapessoal

Por outro lado, a inteligência intrapessoal está voltada para o autoconhecimento, assim esses indivíduos têm alto conhecimento de seus sentimentos, limites e pensamentos. Dessa forma, esses indivíduos têm as seguintes habilidades:

  • análise de seus próprios sentimentos e ações;
  • habilidade de concentração;
  • mais autoestima;
  • autonomia e disciplina para realizar tarefas.

Inteligência musical

Dentro da teoria das múltiplas inteligências está o grupo de pessoas com alta capacidade auditiva e reconhecimento de melodias e sons. 

Desse modo, esses indivíduos podem atuar como produtores musicais, DJs, cantores, entre outros. Os indivíduos desse grupo apresentam as seguintes características:

  • facilidade em perceber sons;
  • habilidade para tocar instrumentos musicais;
  • facilidade em aprender canções e compor músicas.

Inteligência naturalista

Por último, a inteligência naturalista diz respeito à capacidade dos indivíduos de identificar espécies de animais, fauna, flora e lidar com a natureza.

Sendo assim, esses indivíduos têm aptidão para trabalhar com o cultivo de plantas, criação de hortas, cuidado com os animais, entre outros. As pessoas desse grupo costumam apresentar as seguintes características:

  • preocupação com o meio ambiente e bem-estar dos animais;
  • habilidade em utilizar ferramentas de observação (telescópios, microscópios, binóculos, etc);
  • interesse em entender como as coisas funcionam.

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Afinal, como a teoria das múltiplas inteligências pode ser aplicada na sala de aula?

Diante do que foi apresentado até aqui, é importante ressaltar que os professores devem conhecer a fundo a teoria das múltiplas inteligências, para identificar as habilidades de seus alunos e criar estratégias a fim de desenvolvê-las em sala de aula.

Isso porque cada estudante tem uma forma de aprendizado e de desenvolvimento das suas habilidades. Portanto, se o professor adota uma única metodologia, os alunos não serão desenvolvidos da melhor maneira.

Dessa forma, os professores devem criar novas formas de transmitir o conteúdo para os alunos e utilizar técnicas que os envolvam na aula, assim eles se sentirão à vontade para participar e aprender.

Nesse sentido, é possível utilizar plataformas de gamificação, videoaulas, estudos de caso e outras atividades lúdicas com os alunos. 

Para isso, a sua escola pode contar com a Plataforma AZ, solução educacional completa da Conexia Educação. O AZ unifica todas essas ferramentas no aprendizado dos alunos e ainda auxilia o corpo docente da sua escola, por meio de trilhas de estudos, dashboards com desempenho acadêmico dos alunos e planejamentos de aula.

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