A educação, hoje, não é o mesmo que foi um dia, e isso não é algo ruim! A adaptação é fundamental em todas as esferas de nossas vidas e no ensino não é diferente. Por isso, é importante que gestores e educadores fiquem sempre ligados nas novidades e busquem implementá-las no dia a dia dos seus estudantes.

Sendo assim, conhecer as novas metodologias de ensino é uma necessidade para quem trabalha com educação. Assim, é possível oferecer não só o que há de mais moderno para os seus estudantes, mas também melhorar o desempenho de cada um deles e fazer com que aprender seja um prazer.

A seguir, falaremos melhor sobre esse assunto. Vamos conhecer algumas das principais metodologias de ensino da atualidade e mostrar como elas podem ser benéficas para o dia a dia dos estudantes.

Boa leitura!

No que são pautadas as novas metodologias de ensino?

As metodologias de ensino da atualidade têm, como todos os outros conceitos, pilares muito bem definidos. Os principais são:

  • uso da tecnologia, que passa a ser vista como aliada e não vilã do aprendizado;
  • respeito ao protagonismo do aluno, que passa a ser o foco da sala de aula, em vez de ser conduzido pelo professor (agora, eles caminham lado a lado);
  • desenvolvimento não só do conhecimento sobre as disciplinas, mas também de habilidades técnicas e socioemocionais, além da interdisciplinaridade;
  • implementação da prática no dia a dia escolar e não só da teoria;
  • promoção do engajamento do aluno no aprendizado, o retirando da posição passiva comum ao ensino tradicional.

Quais são os benefícios da sua implementação?

Agora, veremos as vantagens de trazer essas metodologias para o dia a dia escolar. Vamos lá?

Melhora o desempenho dos estudantes

Com a implementação dessas medidas, os estudantes tendem a se desenvolver mais adequadamente na vida escolar, com o aprendizado se tornando cada vez mais eficiente.

Faz com que eles fiquem mais engajados na aula

A diversificação das atividades em sala de aula quebra a “monotonia” das aulas tradicionais, fazendo com que os jovens se tornem mais engajados e participativos em classe.

Respeita diferentes tipos de inteligência

Há pessoas que aprendem lendo, enquanto outras se dão melhor ouvindo. E muito mais! Por isso, as metodologias respeitam essas variações de aprendizado e são muito mais inclusivas, atingindo alunos com características diversas.

Desenvolve habilidades únicas nos alunos

Empatia, disciplina, trabalho em equipe, organização, raciocínio lógico, respeito às diferenças, pensamento crítico, pensamento computacional e muito mais. Essas são apenas algumas das habilidades trabalhadas com as metodologias de ensino da atualidade.

Otimiza a capacitação do corpo docente

Essa também é uma ótima estratégia para os docentes, que se tornam parte do grupo conhecido como “professores 5.0”. Essa é uma agregação poderosa de valor ao currículo da equipe.

Faz com que a escola se torne uma referência na aprendizagem

Além de tudo, investir em novas metodologias de ensino faz com que a escola seja vista com bons olhos pelo mercado e pelos responsáveis, que notam o comprometimento da instituição com as novidades para a educação.

Ajuda na captação e na fidelização de alunos

Por fim, a consequência de todas essas vantagens é a melhora da captação e da fidelização dos alunos, tornando a escola mais bem-sucedida em seu propósito: qualificar estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho e para a vida.

Quais são as novas metodologias de ensino?

Chegou a hora de conhecermos um pouco mais sobre as metodologias de ensino da atualidade. Confira algumas a seguir!

1. Educação híbrida

A educação híbrida é caracterizada pela junção da aprendizagem on e offline. Com ela, o aluno mescla os tipos de atividades e pode conduzir o próprio aprendizado de acordo com as suas necessidades.

2. Gamificação e programação

Se engana quem acha que jogar ou mexer em computadores é algo nocivo para o aprendizado. Na Gamificação, o aluno aprende enquanto se diverte e, na programação, enquanto cria e desenvolve programas, sites e outros recursos tecnológicos. Essas metodologias são excelentes para o desenvolvimento de habilidades, dentre elas o pensamento computacional.

3. STEM

A sigla STEM corresponde aos conceitos de ciência (science), tecnologia (technology), engenharia (engineering) e matemática (mathematics). Nela, o aluno aprende colocando a mão na massa e vendo as disciplinas de forma interdisciplinar, ou seja, aprendendo diversos temas de uma só vez.

4. STEAM

O STEAM tem os mesmos elementos do STEM, mas com uma adição: a letra A, que corresponde ao termo arte (arts). Aqui, os alunos também aprendem na prática, se colocando como protagonistas. A realização de projetos é algo comum no dia a dia dos estudantes que fazem uso dessa metodologia.

5. Metodologias ativas

As metodologias ativas têm vários nomes e divisões. O seu objetivo é protagonizar o aluno, fazendo com que ele use diferentes recursos para aprender de acordo com o seu tipo de inteligência (que pode ser visual, auditiva, musical, entre outros) e de suas preferências pessoais.

Como escolher e implementar as novas metodologias de ensino?

A escolha da melhor metodologia de ensino para a sua escola depende de uma série de fatores. Alguns deles são:

  • infraestrutura (é possível adotar medidas que mudem a escola estruturalmente?);
  • finanças (há recursos em caixa para fazer alterações grandiosas?);
  • qualificação do corpo docente (é possível treinar a equipe e adaptá-la a essa realidade?);
  • resposta dos responsáveis (eles estão de acordo com essa mudança e compreendem a sua importância?), e muito mais.

Por isso, essa transformação demanda estudo e adequação em vários âmbitos e níveis. Assim, o ideal é contar com a ajuda de empresas especializadas na implementação de tais metodologias no ensino.

Essa consultoria ajudará não só na identificação da melhor metodologia para a sua escola, mas também o guiará rumo à concretização dessas mudanças.

Gostou de conhecer mais sobre as novas metodologias de ensino? Agora, é hora de estudar qual delas seria a mais indicada para a sua instituição de ensino. Lembrando de que, nesse momento, é crucial contar com o apoio de uma equipe especializada e inovadora, com a Plataforma AZ, marca da Conexia Educação, que possa orientá-lo e auxiliá-lo nesse momento de transição e adaptação.

Para que outras pessoas também possam conhecer essas novas metodologias de ensino, compartilhe o artigo em suas redes sociais e espalhe essa novidade!