O último ano do Ensino Médio é uma fase cheia de dúvidas e incertezas para o jovem que se prepara para o vestibular e para iniciar uma transição para a vida adulta. Mas com o suporte da família, esse processo pode ser mais leve.

Com o fim do Ensino Médio e preparação para o vestibular, a família pode exigir demais, ou deixar o jovem muito livre e passar a falsa sensação de que não se importa. 

Mas para tornar esse período saudável para ambos os lados, listamos 7 atitudes positivas que vão ajudar o estudante nessa fase tão importante. 

Veja 7 atitudes que a família pode ter para ajudar o jovem na preparação para o vestibular 

Em muitos casos o vestibulando ainda está no Ensino Médio quando começa a prestar os exames, o que aumenta a pressão e a ansiedade. Para aliviar a tensão, o psicólogo e consultor educacional, Guilherme Davoli, indica como a família pode ajudar. 

1. Saiba como motivar de forma saudável 

A tensão de ir bem ou tirar uma boa nota causa uma preocupação em ter que ser melhor que os concorrentes, o que gera muita angústia no estudante. Além do mais, ainda há a pressão de finalizar o último ano do Ensino Médio. Nesse momento, os pais cometem o erro de “motivar” esse jovem usando a comparação. 

Davoli explica que a motivação significa, nesse caso, levar o estudante a ter uma ação (estudar para o vestibular) por causa de um motivo. 

Os motivos para querer entrar em uma universidade ou curso não pode ser simplesmente por uma tradição familiar, uma expectativa gerada pela família, ou porque o irmão mais velho ou primo entrou em uma determinada graduação.  

“A construção de uma identidade, de uma carreira profissional, é algo extremamente individual. O perigoso nessa hora é a família, em uma tentativa de colocar os filhos para cima, falar: ‘Olha, faz que nem fulano de tal’, ‘vai por esse caminho’, ‘você não está fazendo igual ao seu irmão.’”

Leia também: Veja dicas de psicólogo para escolher a carreira profissional

2. Entenda que o vestibular não precisa ser feito após o Ensino Médio

Cada jovem tem o próprio tempo. Isso significa que, mesmo que você tenha mais de um filho, cada um vai trilhar um caminho diferente. Dessa forma, o vestibular é uma das portas de entrada para um futuro, mas não é a única.

Essa prova costuma ser prestada durante ou após o Ensino Médio , mas o adolescente pode fazer o Enem ou qualquer outro exame em qualquer fase da vida. Inclusive, é comum que o adulto descubra uma carreira mais tarde, depois de outras experiências de vida. 

Assim, a família pode apontar caminhos, mas não é aconselhável insistir que o vestibular é a única opção para quem vai finalizar a Educação Básica.

“Não fale com o seu filho que ele deve fazer vestibular para ser ‘alguém na vida’ ou para ter um futuro garantido. Ninguém tem um futuro garantido e todos nós já somos alguém. O motivo para fazer o vestibular deve ser buscado dentro de cada um.”

3. Deixe o jovem tomar as próprias decisões 

A área da educação debate há algum tempo a importância de promover a autonomia estudantil. As vantagens de deixar o jovem à frente das próprias decisões também é benéfico fora da sala de aula. Assim, deixe seu filho tomar decisões sobre a carreira. 

De acordo com o psicólogo, quando a família incentiva esse estudante a tomar as próprias decisões, é como se o vestibulando “assinasse um compromisso”. Por mais que ele tenha sido estimulado pelos pais, todo o processo foi definido na maior parte por esse estudante.  

“O caminho não é fácil, pois o sonho do pai e da mãe às vezes se completa dentro do filho. Mas o filho precisa aprender a sonhar sozinho nesse mundo de diversidade.”

4. Incentive os estudos 

A maior parte das pessoas, em um momento de competição, se sentem inseguras. O medo do fracasso no vestibular depois do Ensino Médio pode fazer com que o estudante não dê importância ao próprio estudo. 

Dessa forma, para poder ajudá-lo a restabelecer a segurança e autoconfiança para estudar em busca de melhores resultados, ele precisa descobrir o prazer pelos estudos

A família pode ajudar ao mostrar que construir uma carreira é uma forma de construir uma vida. Mas isso deve ser feito de forma saudável, sem cobranças exageradas e pressão psicológica

Leia também: Confira como manter a concentração e o foco nos estudos para o Enem e o vestibular

5. Não restrinja o entretenimento 

Programas de streaming, redes sociais, videogames, smartphone… Essas ferramentas podem distrair os estudantes que estão no Ensino Médio e prestes a fazer o vestibular. Porém, eles não devem ser proibidos pela família sob o pretexto de forçar o filho a estudar. 

“Eles não devem ser eliminados e sim organizados na vida do estudante. Não é para proibir o videogame, a série ou o uso da rede social. O ser humano tem o trabalho e o estudo e precisa da diversão e do lazer para caminhar bem”, explica Guilherme.

6. É preciso saber ouvir e estar presente

A família não deve se culpar e achar que, por causa de certa atitude, o filho não seja produtivo nos estudos. É necessário que a família caminhe junto nesse processo, muitas vezes ouvindo mais do que falando.

Assim, é papel da família ouvir as angústias e medos do aluno para que ele possa se sentir acolhido. Ademais, demonstrar-se disponível, seja para ajudar no estudo de algum conteúdo, comprar um material extra ou pagar a mensalidade de um cursinho pré-vestibular, também é importante. 

Como o vestibular costuma ser prestado junto com o 3° ano do Ensino Médio , a família pode ajudar na organização da rotina escolar e de estudos para o vestibular. Isso, claro, com autorização do estudante. 

7. Esteja ao lado do vestibulando caso a aprovação não aconteça 

O vestibular é um processo muito concorrido, sobretudo para cursos como Medicina e Direito. Além do mais, determinadas instituições de ensino renomadas têm uma concorrência ainda maior. 

Assim, o estudante que acabou de sair do Ensino Médio pode não ser aprovado de primeira em uma graduação. Caso isso aconteça, a família precisa apoiar o vestibulando, demonstrar que está ao lado dele e que não está decepcionada. 

É importante também não culpá-lo pelo desempenho. Essas atitudes vão fazer com que esse jovem se sinta acolhido e tenha motivação para não desistir, independentemente dos próximos passos que ele vai dar.  

Se você deseja saber mais sobre como apoiar os jovens nesse momento, confira abaixo o vídeo completo com o psicólogo e consultor educacional, Guilherme Davoli:

Gostou deste post sobre como a família pode ajudar a  lidar com a pressão do Ensino Médio e vestibulares? Se você tem alguma pessoa próxima que irá prestar algum exame, veja também como elaborar um plano de estudos e como fazer um resumo eficiente