Fixar o aprendizado é uma das mais importantes etapas dos estudos. Afinal, de nada adianta passar horas estudando um conteúdo se não conseguirmos absorver todo o ensinamento contido nele.

Uma das maneiras de garantir que o conteúdo seja assimilado é por meio dos resumos, onde explicamos para nós mesmos os principais pontos de um material, mantendo um padrão de escrita pessoal que deixa a assimilação mais fácil.

Mas como fazer um resumo eficiente? Para te ajudar, separamos 8 dicas que garantirão que seu aprendizado seja ainda melhor! Boa leitura!

8 dicas de como fazer um resumo eficiente

Já vamos cair direto dentro desse conteúdo, que vai te ajudar a fazer um resumo eficiente. Mas antes, não se esqueça que nenhuma dessas dicas são engessadas – ou seja, você é livre para escolher aquelas que se encaixam no seu estilo de aprendizagem, ok?

Faça marcações

Vamos começar com uma frase polêmica: não tenha dó dos seus livros. Ao estudar um conteúdo para vestibulares como o Enem,  faça quantas marcações forem necessárias, mas use essa dica com moderação.

Você terá dificuldade de escrever um resumo de um conteúdo que está praticamente todo grifado. Para te ajudar, anote ao lado da parte grifada algo que faça você se lembrar o porquê do destaque. 

Apesar de algumas frases serem autoexplicativas e não precisarem de resumos, existem trechos que merecem ser destacados por conta de um insight ou um pensamento mais profundo que está implícito. 

Nesse caso, facilite o seu trabalho e anote qual é esse insight ou a ideia subentendida.

Anotações pós-estudo

Na fase das marcações, você estava apenas apontando os conceitos mais importantes para saber onde eles estarão posteriormente. Já nas anotações, o resumo começará a ser escrito efetivamente.

No caso de vídeos e áudios, as anotações podem ser feitas ao mesmo tempo que as marcações (principalmente quando os conteúdos estão sendo transmitidos ao vivo).

Porém, prefira sempre fazer as anotações após consumir o conteúdo, evitando distrações com as pausas para escrever. Por exemplo, se você está estudando com um livro, grife as partes mais importantes e escreva o que se destaca ao final de cada capítulo. 

Explique aquilo que aprendeu

Atenção, estudante: essa dica é de ouro para o seu resumo e o transformará de um simples texto com ideais comprimidas para algo feito para que você entenda facilmente o conteúdo ao ler novamente.

Com todas as suas anotações em mãos, imagine que precisa apresentar uma aula para outras pessoas. Ou seja, entenda como você ensinaria esse conteúdo que você acabou de aprender se fosse ensiná-lo para alguém.

E logo em seguida, o ensine. Você pode realizar essa explicação para alguém ou para si próprio. A partir dela, você identificará alguns pontos que ainda não ficaram tão claros ou que você tem dificuldade de explicar em suas palavras.

Volte para os estudos quantas vezes for necessário até que você tenha o conteúdo realmente claro em sua mente e saiba como ensiná-lo.

Leia também: Vai prestar a Fuvest? Veja nossas dicas para montar um cronograma de estudos eficiente!

Faça a estrutura do resumo a partir dos pontos que você considera cruciais

Com o conteúdo claro em sua mente e o atendimento pleno das anotações que você realizou, organize os tópicos que serão tratados no resumo.

Essa estrutura funcionará como um guia para que você se lembre dos tópicos e de que forma irá abordá-los em seu texto.

Em situações onde você se esqueça de um conceito, só será necessário bater o olho no tópico que o representa para se lembrar do conteúdo. Ou seja, não precisa gastar tempo relendo todo o texto novamente.

Se preferir, faça um mapa mental

Apesar dos tópicos serem os queridinhos dos estudantes na construção de resumos, o mapa mental também pode ser de grande ajuda!

Nele você apontará os principais conceitos de um assunto e os relacionarão com as outras ideias transmitidas no material, fazendo essas ligações conforme a sua mente aprendeu o conteúdo. 

No final, você terá um desenho que representará o seu fluxo de pensamento, e a direção que você tem de seguir para escrever o resumo.

Se concentre e escreva o resumo

Com o conteúdo organizado, chegou a hora de procurar um ambiente sem distrações para escrever seu resumo.

Por conta da realização do mapa mental ou da separação do aprendizado em tópicos, a escrita será fluida e fácil. Isso porque ela apenas conectará as ideias que você já estruturou.

Manter esses pontos à vista evita que você sinta a síndrome da página em branco e não comece a escrever o seu resumo por conta de não saber como começar.

Como o texto é parte do seu processo de estudos pessoais, escreva-o da forma que acreditar ser mais fácil para você entender. Se livre dos julgamentos, crie analogias ou até piadas para facilitar a memorização!

Leia também: 5 dicas para estudar menos e aprender mais

Priorize a realização das etapas a mão

Cada uma das etapas que citamos pode ser feita a mão ou por meio de uma tecnologia como computador e tablet. Porém, até escrever o conteúdo, nós recomendamos que você faça toda a organização à mão.

A ciência comprova que a escrita à mão favorece o entendimento e o acompanhamento do conteúdo, além de:

  • melhorar seu processo de escrita;
  • diminuir as distrações;
  • exercitar mais seu cérebro.

Deixe o texto descansar e simplifique

Por fim, deixe o texto e sua mente descansar sobre esse assunto. “Esqueça-o” por um dia ou mais para depois lê-lo com calma e corrigir possíveis erros gramaticais ou de conteúdo que possam ter passado batido. 

Conte com a plataforma AZ para aprimorar os seus estudos

Além de saber como fazer um resumo eficiente para ajudar nos estudos, você também pode contar com outras soluções que facilitam o seu processo de aprendizado, como a Plataforma AZ.

A Plataforma AZ é uma solução educacional da Conexia Educação, que oferece diversos materiais e ferramentas didáticas que favorecem a personalização do ensino, como a possibilidade de criar trilhas de aprendizagem individualizada e avaliar o andamento do aprendizado

Você também pode acompanhar nossos canais online, onde sempre estamos oferecendo novos conteúdos para te ajudar a alcançar seus sonhos. Por isso, nos siga no YouTube e Instagram para não perder nenhum conteúdo valioso para sua educação!