O ano de 2022 foi marcado pelo início da implementação do projeto do Novo Ensino Médio nas escolas de todo o país. Apesar da lei ter sido aprovada em 2017, algumas dúvidas ainda pairam sobre as mudanças no último ciclo da Educação Básica, como os Itinerários Formativos

Com os Itinerários Formativos, os alunos terão maior poder de escolha sobre a própria formação, além de um melhor direcionamento para o mercado de trabalho. Além do mais, isso significa um aumento da carga horária nas escolas.

Para você entender melhor como funcionam os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, a Plataforma AZ preparou este post com 7 perguntas e respostas sobre o tema. Confira! 

1. O que são os Itinerários Formativos?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os Itinerários Formativos são um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudos que os estudantes podem fazer durante os três anos do Ensino Médio. O objetivo é fazer com que o estudante tenha um conhecimento aprofundado em uma área de conhecimento (que abordaremos em mais detalhes abaixo).

Os Itinerários Formativos tornam o currículo flexível e diversificado, pois a montagem das disciplinas será feita de acordo com os gostos pessoais, perspectivas profissionais e aptidões. No fim do Ensino Médio, a escola deve emitir um certificado atestando a conclusão do Itinerário Formativo ou do curso profissionalizante cursado. 

Com isso, os Itinerários Formativos dão a possibilidade do aluno sair do Ensino Médio com conhecimentos que o permitam ingressar no mercado de trabalho mais rápido, sem a necessidade de um diploma de nível superior.

2. Quais são os itinerários do Novo Ensino Médio?

A escola tem autonomia para escolher de que forma e a quantidade de Itinerários Formativos serão ofertados, desde que envolva a participação da comunidade escolar. Por enquanto, as instituições de ensino são obrigadas a ofertar os itinerários a partir de 2023.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), eles podem se aprofundar nos conhecimentos, competências e habilidades de uma ou mais áreas do conhecimento, que são:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas;
  • Formação técnica e profissional.

Ademais, a BNCC esclarece que a oferta dos Itinerários Formativos deve levar em consideração a realidade local, os anseios da comunidade escolar e os recursos físicos, materiais e humanos da instituição de ensino.

Com isso, ainda segundo a BNCC, a escola deve propiciar aos estudantes possibilidades efetivas para construir e desenvolver seus projetos de vida e se integrar de forma consciente e autônoma como cidadão e trabalhador.

Leia também: Quais os benefícios do Novo Ensino Médio para os alunos?

3. Quais são os eixos estruturantes dos Itinerários Formativos?

Como consta na BNCC, os Itinerários Formativos das quatro áreas do conhecimento devem ser estruturados em torno de um ou mais dos seguintes eixos estruturantes:

  • Investigação científica: supõe o aprofundamento de conceitos essenciais das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos para serem utilizados em procedimentos de investigação voltados ao enfrentamento de situações cotidianas e demandas locais e coletivas;
  • Processos criativos: supõem o uso e o aprofundamento do conhecimento científico na construção e criação de experimentos, modelos e protótipos para a criação de processos ou produtos que atendam demandas para a resolução de problemas identificados na sociedade;
  • Mediação e intervenção sociocultural: supõem a mobilização de conhecimentos de uma ou mais áreas para mediar conflitos, promover entendimento e implementar soluções para questões e problemas identificados na comunidade;
  • Empreendedorismo: supõe a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas para a formação de organizações com variadas missões voltadas ao desenvolvimento de produtos ou prestação de serviços inovadores com o uso das tecnologias.

4. O aluno é quem escolhe os Itinerários Formativos? 

O aluno é responsável pela escolha dos Itinerários Formativos, de acordo com as pretensões e gostos. Ele terá na grade curricular as quatro áreas, mas poderá escolher uma ou mais disciplinas para aprofundar os conhecimentos.

Contudo, caso a instituição na qual o aluno esteja matriculado não oferte o Itinerário Formativo do interesse do estudante, ele pode se matricular em outra escola para cursar o componente curricular. Ademais, ele pode mudar de itinerário ao longo dos três anos de Ensino Médio, desde que cumpra a carga horária estabelecida. 

Com isso, espera-se que ele seja protagonista e exerça a autonomia do próprio percurso educacional, aumentando o interesse pelos estudos. Mas para ajudar nessa decisão, a escola deve elaborar o Projeto de Vida, mais uma mudança proposta pelo Novo Ensino Médio. 

5. Qual a carga horária dos Itinerários Formativos?

Juntos, as três séries do Novo Ensino Médio terão um total de 3 mil horas. Dessa carga horária, 40% deve ser voltada para os Itinerários Formativos (1.200 horas). Os outros 60% devem ser compostos de conteúdos da formação geral básica previstos na BNCC. 

6. Todas as escolas precisam adotar os Itinerários Formativos? 

Os Itinerários Formativos fazem parte do Novo Ensino Médio e, com isso, todas as escolas públicas e privadas precisam oferecer um currículo flexível e diversificado aos estudantes. Contudo, o MEC estabeleceu um cronograma para implementação do projeto:

  • Em 2022, as mudanças são obrigatórias somente no 1° ano do Ensino Médio;
  • Nas turmas do 2° ano do Ensino Médio o projeto deve ser aplicado em 2023;
  • Por último, as turmas do 3° ano do Ensino Médio devem conter o novo currículo até 2024.

7. Os Itinerários Formativos substituem a BNCC? 

Não, pois segundo o MEC, o currículo do Novo Ensino Médio precisa ser composto pela BNCC e pelos Itinerários Formativos, que devem ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade da escola. 

Assim, ainda segundo o MEC, a escola precisa reorientar os currículos e propostas pedagógicas – ligando a formação geral básica e o Itinerário Formativo. 

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Plataforma AZ e os Itinerários Formativos

Para ajudar no processo de implementação dos Itinerários Formativos, a instituição pode buscar soluções educacionais como a Plataforma AZ. É uma ferramenta de aprendizagem completa, que proporciona uma formação integral para alunos da Educação Infantil até o pré-vestibular. 

A Plataforma AZ contribui com Itinerários Formativos inovadores, a partir de microcursos estratégicos pensados para a realidade de diferentes estudantes:

  • Criação de startups: nesse Itinerário, o estudante terá a oportunidade de transformar uma ideia em um negócio;
  • Saúde e inovação: oportunidade de ampliar a visão de mundo dos estudantes que desejam apostar na área da saúde;
  • Cidadão do mundo: neste, há a oportunidade de trazer uma extensão bilíngue, com o objetivo de preparar o aluno para uma carreira internacional.

Entre em contato com a Plataforma AZ e saiba como ter os Itinerários Formativos na grade curricular da sua escola