Quando chega o fim ou o meio do ano letivo, as crianças ficam na expectativa pelas tão aguardadas férias escolares. E essa expectativa não é à toa: além de dormir mais tarde e poder brincar com os amigos, elas não precisam se preocupar com as atividades educacionais. 

Além do descanso merecido após uma rotina cansativa — tanto para os alunos quanto para as famílias —, esse período pode ajudar a desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais importantes. Afinal, o aluno não aprende apenas quando está na escola. 

Quer entender melhor o tema? Continue a leitura deste post e saiba como a escola pode influenciar o desenvolvimento dos alunos durante as férias.

Confira 3 benefícios das férias escolares para as crianças

Uma criança em pleno desenvolvimento não aprende apenas quando está em sala de aula. Como você vai ver a seguir, as férias escolares também servem para estimular diversas habilidades atreladas ao lado social dos pequenos!  

Estreita os laços familiares 

Com mais tempo em casa, as férias escolares são ótimas para que a criança passe mais tempo com a família e reforce os laços com o núcleo familiar durante os momentos de lazer. Por isso, a escola precisa reforçar a importância dos pais e responsáveis participarem ativamente do recesso dos alunos.

Sabemos que alguns pais e responsáveis não conseguem conciliar as férias do trabalho com o recesso dos filhos. Mas é importante que a família reserve um tempo para realizar atividades prazerosas com a criança, mesmo que seja no fim do dia ou nos finais de semana. 

Ademais, essa é uma ótima oportunidade para a criança visitar familiares que não costumam ter muito contato no decorrer do ano, como tios, avó e primos. 

A família exerce um grande papel no desenvolvimento da criança, e é fundamental que essa relação seja a mais saudável possível. 

Leia também: Como criar um plano de aula de educação infantil usando a tecnologia

Melhora o bem-estar e a saúde mental das crianças

A rotina escolar é benéfica para estimular a responsabilidade e autonomia nas crianças, mas também é fundamental dar uma pausa nos horários rígidos para acordar e dormir, nos estudos e nas atividades escolares.

Os adultos não são os únicos a experimentar cansaço e ansiedade: as crianças também podem ficar estressadas com as cobranças durante o ano letivo. As férias escolares fazem bem para a saúde mental dos pequenos porque contribuem para a manutenção do bem-estar. Inclusive, eles voltam mais dispostos para a escola. 

A criança precisa descansar durante o recesso, e isso significa não lotar a agenda com atividades o dia inteiro. As férias escolares servem justamente para que os pequenos explorem o mundo livremente e de forma relaxada, sem a rigidez e a pressão que acontecem no decorrer do ano letivo. 

Contribui para a socialização entre os pequenos  

Como as férias escolares costumam ocorrer na mesma época, a maioria das crianças passam o mesmo período sem responsabilidades escolares. Com isso, o aluno tem a possibilidade de estar em contato com amigos que estudam em outra instituição de ensino e, por falta de tempo, não podem ter muito contato durante o ano letivo. 

Em condomínios e parques públicos, por exemplo, é comum ver grupos de crianças brincando nas férias escolares. Isso colabora para a socialização da criança com outras pessoas da mesma idade, além de contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades socioemocionais

As amizades são fundamentais para o desenvolvimento da criança, sobretudo quando elas são estimuladas desde cedo. Os pequenos são mais abertos a fazer amigos, e as férias escolares são ótimas oportunidades desse aluno conviver e interagir com pessoas da mesma faixa etária, ou com outros adultos de fora do núcleo familiar. 

Como a escola pode contribuir para as férias escolares dos alunos? 

Nem todas as famílias podem conciliar as férias escolares dos filhos com as férias do trabalho. Para não deixar a criança em casa, é comum que a família recorra a programas que oferecem atividades durante o período de recesso.

Caso a escola não queira permanecer fechada por um longo período e deseja oferecer um serviço extra, ela pode realizar atividades periódicas voltadas para as crianças que estão de férias. 

Contudo, é importante ressaltar que o recesso é um período de descanso, no qual os alunos devem brincar à vontade. As atividades não podem ter um viés escolar, mas sim de diversão – que também contribuirá para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Veja a seguir algumas ideias!  

Oficina de leitura

Realizar uma oficina de leitura é um exemplo de uma atividade simples que pode ser desenvolvida pela instituição de ensino durante as férias escolares. Além de ser prazeroso e promover a socialização dos pequenos, a leitura favorece à imaginação.  

Para isso, as crianças podem ler livros que façam parte do universo delas, ou a escola pode designar um monitor para realizar essa tarefa. Para tornar o momento ainda mais especial, a instituição de ensino pode tornar o ambiente de leitura acolhedor decorando o espaço com figuras e objetos que remetem ao lúdico e ao universo infantil. 

Atividades físicas 

As férias escolares também servem para melhorar a saúde física dos alunos que, muitas vezes, praticam atividades físicas apenas quando estão na escola. Caso a instituição de ensino tenha um espaço disponível, ou uma quadra esportiva, pode oferecer esportes e atividades físicas para diminuir a tensão psicológica causada pelo período letivo que passou. 

Alguns exemplos de atividades físicas que podem ser feitas dentro da escola: 

  • queimada;
  • amarelinha;
  • pula-corda;
  • capoeira;
  • morto-vivo;
  • dança;
  • futebol;
  • atletismo.

Atividades manuais  

Em um mundo em que as crianças passam cada vez mais tempo com o celular ou tablet nas mãos, as atividades manuais servem para desenvolver a criatividade e estimular os sentidos sensoriais dos pequenos.

A escola pode oferecer atividades manuais simples durante as férias escolares, que podem ser feitas com poucos materiais, como:

  • oficina de pintura e desenho;
  • confecção de brinquedos com materiais recicláveis;
  • massinha de modelar;
  • confecção de objetos simples com argila;
  • horta comunitária;
  • colagem com revistas e jornais velhos ;
  • fantoches;
  • artes com papel colorido. 

Leia também: Entenda o que é interdisciplinaridade e como promover a integração de matérias no ambiente escolar

Caça ao tesouro 

Que tal promover uma caça ao tesouro ao ar livre? Esse é o tipo de atividade que desperta o interesse e engajamento das crianças, além de gastar bastante energia dos pequenos. Para que essa atividade seja feita com segurança, é fundamental que a escola designe adultos em quantidade suficiente para monitorar as crianças. 

Além disso, o itinerário da brincadeira deve ser pensado de forma que não ofereça riscos à segurança das crianças. Ademais, é importante que elas possam trabalhar em conjunto para chegar ao tesouro e desenvolver o senso de coletividade e empatia

Roteiro turístico 

Independente do tamanho da cidade, há locais incríveis que podem ser usados para a diversão das crianças. Assim, a escola pode realizar um pequeno roteiro turístico com os alunos para que eles possam conhecer lugares que às vezes passam despercebidos com a rotina escolar. 

Os passeios ao ar livre são ótimas formas de colocar a criança em contato com a natureza, além de incentivar a curiosidade. Além disso, a escola pode aproveitar para realizar atividades extras durante o roteiro, ou visitar atividades e espaços culturais voltados para o público infantil. 

Gostou deste post sobre a importância das férias escolares? Acompanhe o blog da Plataforma AZ  e nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos sobre educação:

Até a próxima!