Com a chegada da Geração Z e a pandemia de Covid-19, as escolas viram, mais do que nunca, a importância de ter um espaço em constante evolução. Desde a implementação de tecnologias educacionais até metodologias ativas de ensino, ter um novo olhar no ensino é essencial para seguir em destaque diante a concorrência.

Hoje vamos falar de uma abordagem pedagógica que, apesar de existir desde a década de 60, gradualmente conquista seu espaço na área educacional. Continue a leitura para entender o que é interdisciplinaridade.

O que é interdisciplinaridade?

Interdisciplinaridade é a integração entre duas ou mais matérias estudadas pelos alunos. Apesar de ainda ser alvo de muitas dúvidas, essa abordagem pedagógica chegou ao Brasil no final da década de 60, sendo inclusive uma influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71.

De acordo com o autor Hilton Japiassu, no livro “Interdisciplinaridade e patologia do saber”, é possível dizer que “nos reconhecemos diante de um empreendimento interdisciplinar todas as vezes em que ele conseguir incorporar os resultados de várias especialidades, que tomar de empréstimo a outras disciplinas certos instrumentos e técnicas metodológicos, fazendo uso dos esquemas conceituais e das análises que se encontram nos diversos ramos do saber, a fim de fazê-los integrarem e convergirem, depois de terem sido comparados e julgados.”

Entenda, na prática, o que é interdisciplinaridade

Ficou confuso? Vamos então olhar para um exemplo prático que aborda a interdisciplinaridade entre história, português e inglês. 

Para levar um novo olhar sobre a Segunda Guerra Mundial para os estudantes, um professor de História do Ensino Médio resolve se unir aos colegas que lecionam Literatura e Inglês em um projeto interdisciplinar.

Tudo começa com as aulas de História, que abordarão os países participantes da Segunda Guerra Mundial e os efeitos devastadores desse evento em cada um deles.

Em Inglês, os alunos terão que ler um livro escrito durante a Segunda Guerra Mundial e levar até a sala de aula uma série de termos que encontraram na edição que se relacionam com a Guerra.

Já na aula de Literatura, o livro lido será o tema de um debate em sala de aula sobre o impacto de momentos históricos na transformação da literatura.

Ou seja, ao final desse projeto interdisciplinar, os estudantes terão uma visão mais completa e compreensiva sobre três diferentes temas ao invés de apenas ter estudado os assuntos.

Quais os benefícios da interdisciplinaridade?

Melhor preparação para o Enem

É possível que, durante a leitura desse artigo, você tenha relacionado a interdisciplinaridade com o Exame Nacional do Ensino Médio. E você está correto: o Enem é um adepto dessa abordagem educacional há mais de 10 anos.

Portanto, ao adotar a interdisciplinaridade na sua escola, você está treinando os estudantes a interligar diferentes temas pedidos em uma mesma questão para garantir o melhor resultado nesse importante vestibular nacional.

Desenvolvimento de competências socioemocionais

Um dos principais objetivos da interdisciplinaridade é oferecer aos estudantes as ferramentas necessárias para enriquecer suas visões de mundo. Ou seja, com essa abordagem educacional, os estudantes conseguem observar um mesmo assunto de diferentes ângulos e, assim, nutrir seu pensamento crítico.

Outra competência socioemocional que pode ser desenvolvida por meio da interdisciplinaridade é a empatia, já que ela desafia os estudantes a se colocarem no lugar umas das outras para entenderem outros pontos de vista.

Estímulo para a colaboração entre docentes

Os docentes também podem ter benefícios com a implementação da interdisciplinaridade. Como ela demanda a colaboração entre professores de várias disciplinas, ela oferece aos professores a chance de trabalharem juntos e ganharem conhecimento de outras áreas.

E ao aproximar o trabalho dos docentes, os estudantes também recebem um grande exemplo de trabalho em equipe para inspirá-los em projetos futuros.

Como promover a interdisciplinaridade na escola?

Facilite a criação de atividades interdisciplinares entre os professores

O primeiro ponto para trabalhar a interdisciplinaridade na escola é oferecer aos professores as ferramentas necessárias para incentivar o corpo docente. Afinal, sem as ferramentas adequadas será difícil estimular e criar a confiança necessária aos professores para eles começarem esse tipo de trabalho.

Além dos materiais, também é importante oferecer a capacitação necessária para eles conseguirem se adequar às mudanças impostas em uma nova abordagem educacional.

Invista em atividades lúdicas

A interdisciplinaridade pode ser muito divertida para os docentes e os discentes. Então porque não se aproveitar disso? 

Atividades lúdicas como os jogos educacionais são ótimas ferramentas para estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a interação entre os estudantes. Já a interdisciplinaridade acontece “acidentalmente”, porque as atividades lúdicas, em sua natureza, têm a tendência de associar conhecimentos de áreas distintas.

Leia também: Conheça 5 motivos para adotar as videoaulas na sua escola

Leve a inovação para essa nova abordagem educacional

Nós já abordamos a aplicação das tecnologias como ferramentas produtivas para os professores. Mas quem disse que também não podemos oferecer inovação para os estudantes?

O mercado educacional oferece cada vez mais tecnologias que tornam o ensino divertido, engajante e até mesmo interdisciplinar. Na Plataforma AZ, por exemplo, a interdisciplinaridade é apenas um dos benefícios dessa experiência inovadora para a formação integral, da Educação Infantil ao Pré-vestibular.

Com trilha personalizada de estudos e uma metodologia que estimula a autonomia, o protagonismo e o gosto pelo estudo, a Plataforma AZ pode ser o diferencial necessário para atrair os nativos digitais e tornar sua educação em um case de sucesso.

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