Após um merecido recesso de meio de ano, o retorno às aulas se aproxima. Contudo, antes e durante o início do segundo semestre, a gestão escolar e os professores podem (e, na nossa opinião, devem) realizar e avaliar quais ações podem ser aplicadas para melhorar o ensino-aprendizagem dos próximos meses.

Dessa forma, a escola garante uma melhor organização para a continuidade do ano letivo do ponto de vista administrativo e do pedagógico. Sem contar os benefícios oferecidos aos alunos e familiares. Quer saber como ter um ótimo retorno às aulas? Continue a leitura deste post. 

Como ter um ótimo retorno às aulas depois das férias? 

As ações que antecedem o retorno às aulas são mais concentradas na revisão do primeiro semestre, bem como no planejamento do segundo semestre letivo. Veja a seguir!  

1. Reorganização das burocracias

A escola pode ter burocracias atrasadas, como documentação de alunos em transferência ou papelada de professores recém-contratados. Que tal então usar esse período antes do retorno às aulas para colocar a gestão escolar em dia?

Outro ponto de atenção é quanto à organização orçamentária da escola. Assim, é fundamental revisar o planejamento financeiro para verificar se o orçamento esperado para a segunda metade do ano é suficiente para manter a sustentabilidade da instituição de ensino.

Do contrário, a escola deve tomar medidas para cortar gastos desnecessários. Como a entrada de alunos no meio do ano é comum, esse período pode ser usado para realizar campanhas para captar novos estudantes com objetivo de melhorar o orçamento da escola. 

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2. Manutenção das instalações físicas da escola

Durante o primeiro semestre do ano letivo, os alunos, professores e funcionários frequentam os ambientes da escola e utilizam equipamentos com frequência. Em certos casos, alguns estudantes podem riscar as paredes, cadeiras e mesas, atitude que deixa a instituição de ensino com uma aparência pouco atrativa.  

Por isso, antes do retorno às aulas do segundo semestre, os funcionários da escola podem fazer uma varredura completa nas instalações físicas, com objetivo de identificar a necessidade de eventuais reformas e reparos em equipamentos e nos próprios ambientes. 

Além disso, pode-se avaliar a necessidade da compra de novos equipamentos para melhorar a convivência e ensino-aprendizado de professores e estudantes no retorno às aulas.

3. Recepção dos alunos  

O recesso é uma ótima oportunidade de pensar em ações para recepcionar os alunos no retorno às aulas — que provavelmente estarão desanimados por terem que sair de um momento de descanso e diversão. 

Ademais, novos estudantes podem entrar na instituição de ensino, o que necessita de um maior acolhimento por parte dos professores e colegas de turma. 

Dessa forma, é válido espalhar mensagens de boas-vindas aos estudantes, além de realizar ações lúdicas durante a primeira semana no retorno às aulas. Para os mais velhos, podem ser feitas rodas de conversas sobre temas que fazem parte do universo dos jovens. 

Essas ações ajudam na adaptação de novos alunos e melhoram o clima escolar no retorno às aulas, tornando o ambiente escolar mais leve. Além do mais, essas práticas ajudarão a fortalecer os laços afetivos entre professores e estudantes. 

4. Reavaliação do plano pedagógico para o segundo semestre

Antes do retorno às aulas, a gestão escolar pode fazer uma avaliação do plano pedagógico para o segundo semestre, com objetivo de verificar se será necessário acrescentar ou retirar algum item. Nesse momento, deve-se levar em conta as datas comemorativas fixas e sazonais, como a Copa do Mundo e as eleições.  

Além do mais, pode-se fazer uma análise de desempenho de cada professor da instituição de ensino no decorrer do primeiro semestre, com objetivo de verificar se há alguma mudança que possa ser feita para melhorar a metodologia de ensino-aprendizagem na sala de aula nos próximos meses. 

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5. Diagnóstico de aprendizagem dos alunos

A gestão escolar pode aplicar uma avaliação diagnóstica na primeira semana de retorno às aulas, com o objetivo de avaliar quais conteúdos não foram absorvidos da forma correta pelos alunos. Ademais, a escola pode verificar como estão as notas curriculares para averiguar a possibilidade de reprovação no fim do ano.

Com isso, a escola pode colocar em prática estratégias que ajudem o aluno a recuperar a aprendizagem que foi perdida, evitando a reprovação. A personalização do ensino e aulas de reforço são alguns recursos pedagógicos que podem ser utilizados.

6. Reposição de conteúdos

Após o diagnóstico de desempenho dos alunos, talvez a gestão pedagógica precise realizar algumas aulas para reforçar conteúdos ministrados no primeiro semestre que são essenciais para a continuidade dos estudos até o fim do ano letivo. Essa medida pode ser colocada em prática nos primeiros dias do retorno às aulas.  

Isso pode ser feito caso haja uma grande quantidade de alunos que estão com dificuldade em um mesmo conteúdo por meio de aulas extras que otimizam o tempo dos professores. Uma ótima solução é a aplicação do contraturno escolar

7. Reunião com a família

Antes do retorno às aulas, a escola pode promover uma reunião com a família dos alunos para apresentar o plano pedagógico do segundo semestre e repassar o calendário de datas comemorativas, reuniões de classe e dias sem aulas.

Esse momento também pode ser usado para apresentar um breve panorama do desempenho do aluno ao longo do primeiro semestre, para que a família fique ciente caso o estudante tenha baixo rendimento e precise de um suporte extra para dar continuidade aos estudos.   

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