A pressão para alcançar boas notas nos principais vestibulares a fim de conquistar a tão sonhada vaga na universidade dos sonhos é um desafio (e uma preocupação) na vida de milhares de estudantes. Por isso, é importante que a escola utilize estratégias eficientes de estudos, a exemplo dos simulados para o vestibular.

Neste post, você entenderá o porquê e como utilizar os simulados na sala de aula, com destaque para os benefícios proporcionados aos estudantes. Saiba também como ter suporte nesse processo com a Plataforma AZ

Por que é importante fazer simulados?

Quando a escola aplica simulados para os alunos, ela garante uma aprendizagem sólida e consistente ao requerido pelos maiores vestibulares do país. E vale lembrar que o sucesso do estudante também é um sucesso da gestão escolar.

Ajuda o aluno a otimizar o tempo de prova

O vestibular é um momento estressante para muitos estudantes, sobretudo por ser a principal porta de entrada para as maiores universidades do País. As provas, geralmente, são longas, divididas em áreas do conhecimento – só o Enem, por exemplo, conta com 90 questões e a redação. 

Se o aluno não souber gerenciar o tempo, poderá deixar algumas questões em branco ou “chutar” as respostas, ações que podem interferir na nota final. Nesse sentido, o simulado para o vestibular ajuda o estudante a entender melhor quais estratégias utilizar para conseguir finalizar a prova sem dificuldade. 

Além disso, simulados promovidos pela escola ajudam a reduzir a ansiedade ao criar um ambiente semelhante ao do exame. Eles permitem que os alunos pratiquem o gerenciamento do tempo, trabalhando com prazos apertados e sob pressão, o que pode aumentar a confiança e reduzir o estresse.

Aprenda também: Saiba como a escola pode ajudar o aluno a obter alta performance no vestibular!

Familiariza o aluno com a estrutura da prova

Cada vestibular tem uma estrutura própria que, muitas vezes, não faz parte da rotina escolar do aluno. Por exemplo, quem faz a prova pela primeira vez pode ter mais dificuldade para responder às questões. Nesse sentido, os simulados educacionais permitem que os estudantes se familiarizem com o formato e conteúdo do vestibular. 

Isso porque o aluno tem a oportunidade de praticar as habilidades necessárias para ter um bom rendimento acadêmico, como:

  • gerenciamento de tempo;
  • resolução de questões;
  • como lidar emocionalmente com a pressão. 

Ao aplicar simulados de preparação, a escola garante que o aluno se familiarize com as questões típicas do vestibular, ajudando-o a entender melhor o que esperar e a desenvolver estratégias para um bom resultado.

Identificar pontos de melhoria do aluno 

Ao promover exercícios práticos para o vestibular, a gestão pedagógica consegue identificar as dificuldades de cada aluno, bem como as habilidades cognitivas e socioemocionais que devem ser aprimoradas para um bom resultado na prova. 

Isso permite que a escola faça ajustes no projeto pedagógico a fim de aplicar ações que auxiliem o aluno nas áreas em que ele tem mais dificuldade, aumentando as chances de sucesso no vestibular.

Essa postura é especialmente importante para as turmas do 3° ano do Ensino Médio, que costumam conciliar o currículo acadêmico com a preparação para o vestibular. Além disso, os simulados de preparação oferecem aos professores a chance de dar feedback personalizado aos estudantes e fornecer orientações específicas para ajudá-los a melhorar.

7 dicas de como promover simulados para o vestibular 

Se você ficou interessado em realizar simulados na sua escola, confira as dicas a seguir e saiba como a Plataforma AZ pode te ajudar nesse processo.

1. Tenha um planejamento

Uma das primeiras etapas na hora de aplicar os simulados aos alunos é estabelecer um cronograma, considerando o período disponível de preparação dos estudantes até o vestibular. Também é preciso determinar quantos serão realizados e em quais datas, bem como reservar tempo para revisar os resultados e dar os feedbacks necessários.

2. Prepare o aluno para o simulado

Antes de cada simulado, o professor precisa passar aos estudantes todas as informações relevantes, como:

  • formato do exame;
  • áreas de conhecimento que serão abordadas;
  • documentos e materiais que precisam ser levados;
  • demais instruções específicas.

Também é importante orientá-los sobre gerenciamento de tempo e técnicas de relaxamento para a prova. 

3. Simule o cenário da prova 

Para ajudar ainda mais o aluno, na hora de aplicar os simulados para o vestibular, a escola pode criar um ambiente semelhante ao que o estudante encontrará no exame verdadeiro. Para isso, é preciso garantir condições semelhantes, como tempo limitado para a resolução das questões, presença de supervisores e aviso de tempo para finalizar a prova. 

4. Dê feedback ao aluno

Além de aplicar as questões, a gestão pedagógica precisa de um processo de correção para os simulados. Os professores podem ser responsáveis por corrigir as provas ou, se possível, o processo pode ser realizado por profissionais externos especializados. Após a correção, vem o feedback detalhado, com orientações sobre os pontos fortes e fracos.

5. Faça o acompanhamento do progresso

Caso a escola aplique mais de um simulado, é possível utilizar o resultado de um exame para o outro para avaliar o progresso acadêmico do aluno ao longo do tempo. É possível utilizar análises estatísticas dos resultados para identificar padrões da turma. Com base nesses dados, é preciso fazer ajustes na abordagem de ensino.

6. Utilize o Chat GPT

Há diversas maneiras de criar questões de preparação para a prova como, por exemplo, edições antigas do Enem e de outros vestibulares. Além disso, o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial, pode ajudar os professores na hora de elaborar as perguntas. Porém, é necessário revisar o conteúdo, pois o recurso pode passar informações erradas ou desatualizadas.   

7. Conte com a Plataforma AZ

O sistema de ensino completo Plataforma AZ, da Conexia Educação, disponibiliza um recurso inovador para a escola parceira que desejar elevar a aprendizagem do aluno. Nossos simulados para o Enem contam com 180 questões objetivas, proposta de redação e boletim de desempenho com correção no padrão TRI e simulador Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Com isso, sua escola não precisará dedicar tempo para elaborar as questões conforme o que o Enem solicita. Além disso, é possível ter acesso a um banco de simulado dos principais vestibulares regionais. Deseja melhorar a preparação dos seus alunos? Acesse o site, preencha o formulário e conheça a Plataforma AZ.