A reunião pedagógica é um encontro realizado entre profissionais da escola e tem como objetivo discutir temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem. Nessas reuniões, é possível analisar resultados de avaliações e definir ações para melhoria da instituição de ensino.

É importante que todos os profissionais envolvidos na gestão escolar e pedagógica participem dessas reuniões, principalmente nos primeiros encontros do ano letivo. Quer saber como planejar uma reunião pedagógica de produtiva? Continue a leitura! 

Qual a importância da reunião pedagógica?

Para o aluno

A reunião pedagógica serve para apresentar o rendimento escolar dos alunos à comunidade acadêmica, comparando as avaliações com os objetivos e metas para a aprendizagem traçados no Projeto Político Pedagógico (PPP).

Nesse sentido, ajustes podem ser feitos para melhorar o ensino oferecido pela escola, segundo as necessidades de cada aluno. Afinal, cada estudante é único, bem como a maneira e o ritmo como o conteúdo é absorvido e aplicado na prática. 

Com a melhoria no ensino, seja por meio das abordagens pedagógicas, adoção de materiais didáticos inovadores ou reformulação do conteúdo programático, os alunos terão melhores ferramentas para ter um bom desempenho acadêmico ao longo do ano letivo — contribuindo para elevar a autoestima e confiança intelectual.

Outro ponto importante da reunião pedagógica é a possibilidade de debater ações para colocar o aluno no centro da aprendizagem, diferente do que ocorre nas abordagens educacionais tradicionais. 

Para a escola

A reunião pedagógica é uma importante ferramenta de trabalho para as escolas, sobretudo pelos benefícios para a gestão escolar e para melhorar a qualidade do ensino oferecido aos alunos. Afinal, esses encontros servem para alinhar objetivos e metas, deixando todos em sintonia.

Para os professores, a reunião pedagógica permite o compartilhamento de ideias e experiências sobre práticas de ensino, assim, um pode aprender com o outro. Isso pode levar a uma maior criatividade e inovação na sala de aula para aprimorar o ensino, bem como melhorar o ambiente de trabalho para os profissionais. 

Além disso, a reunião pedagógica é uma oportunidade para que a gestão pedagógica alinhe os objetivos educacionais e desenvolva estratégias para alcançá-los, segundo o PPP. Com isso, o corpo docente trabalhará na mesma direção e contribuirá para a melhoria dos processos educacionais da escola. 

5 dicas de como planejar uma reunião pedagógica engajante e produtiva 

Com essas dicas, é possível planejar e realizar uma reunião pedagógica produtiva e eficaz, que contribui para a melhoria do ensino e da aprendizagem na escola. Confira!

Volta às aulas 2023: como se preparar para um novo ano letivo?

Avalie o ano letivo que passou

A primeira reunião pedagógica do ano letivo precisa ter um caráter avaliativo, com olhar voltado para o passado para melhorar as ações futuras. Ou seja, a gestão pedagógica precisa entender quais ações deram certo e quais objetivos foram alcançados, bem como o que deu errado.

Dessa maneira, será possível entender as necessidades reais da escola, de acordo com o cenário deixado pelo ano letivo passado. Vale ressaltar que o PPP precisa guiar toda a reunião para que a gestão escolar e pedagógica possa verificar quais objetivos e metas ainda não foram alcançados pela escola. 

Entre os indicadores de avaliação está o rendimento escolar do aluno no ano letivo. Qual a média de aprovação das turmas? Quais disciplinas tiveram desempenho abaixo do esperado? Essas e outras questões devem ser consideradas para que a escola possa pensar em estratégias que melhorarão o ensino no novo ano letivo. 

Defina a pauta da reunião pedagógica

A elaboração da pauta está atrelada ao tópico anterior, afinal, uma reunião produtiva precisa ter objetivos definidos previamente. Com isso, será possível abordar todos os tópicos importantes para o bom andamento do ano letivo – sem esquecer de nada ou deixar algo de fora por falta de tempo hábil. 

Todos os participantes da reunião pedagógica devem opinar sobre os assuntos que devem ser abordados no encontro. Contudo, o roteiro da reunião não precisa ser formal ou inflexível, pois insights podem surgir no decorrer das conversas. É importante compartilhar a pauta com os participantes antes da reunião, para que eles possam se preparar.

Além dos objetivos e metas, a pauta precisa apresentar data e horário que seja conveniente para a maioria dos participantes, possibilitando que todos possam participar. Caso não seja possível, é fundamental que a gestão pedagógica elabore uma ata de reunião para envio aos faltosos.

Apresente novas metodologias pedagógicas

A gestão pedagógica pode usar a reunião para apresentar novas abordagens pedagógicas para o ano letivo, principalmente as que contam com o auxílio da tecnologia. Afinal, os aparatos tecnológicos conversam diretamente com a nova geração de alunos.

Entre as abordagens pedagógicas inovadoras está a personalização do ensino, estratégia que considera as necessidades e potencialidades de cada aluno. Assim, é possível traçar um plano pedagógico de acordo com as características individuais, adaptando o ensino para que ele seja mais eficaz e relevante.

A personalização do ensino pode ajudar a:

  • aumentar o engajamento e a motivação dos alunos;
  • melhorar a compreensão e a retenção dos conteúdos;
  • crescer o sucesso acadêmico;
  • desenvolver habilidades socioemocionais como autonomia, colaboração e resolução de problemas.

Considere a recomposição da aprendizagem 

Apesar de a pandemia de covid-19 ter ficado para trás, os impactos das escolas fechadas por quase dois anos ainda permanecerão na educação em 2023. Nesse caso, uma das pautas para discussão na reunião pedagógica é a recomposição da aprendizagem, sobretudo no que se refere às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

A recomposição da aprendizagem permite que os alunos tenham a oportunidade de preencher as lacunas de conhecimento que ficaram para trás durante determinado período, ajudando-os a se preparar para os próximos níveis de aprendizado.

Registre a reunião pedagógica 

É importante registrar as informações debatidas na reunião, como as decisões tomadas, os próximos passos e as ações a serem realizadas na escola. Além disso, após a reunião, é importante avaliar o encontro para identificar o que funcionou bem e que pode ser melhorado nas próximas reuniões.

Dicas bônus: apresente a Plataforma AZ para o ano letivo 2023

Que tal aproveitar as reuniões pedagógicas para apresentar a Plataforma AZ para o corpo docente da sua escola? 

Mais do que um sistema de ensino, o AZ é uma solução educacional completa que promove a alta performance dos estudantes e potencializa a aprendizagem dos alunos. Com ela, os alunos ganham:

  • aulas-show com os melhores professores do AZ, no YouTube;
  • conteúdo alinhado à BNCC, aos Itinerários Formativos, ao Enem e principais vestibulares;
  • módulo de comunicação online entre escola e família;
  • dashboard de performance acadêmica;
  • plataforma digital de correção de redação;
  • todas as soluções digitais integradas e acessíveis com login único;
  • trilha personalizada de estudos;
  • parceria com o Zoom para a sua escola oferecer aulas ao vivo com total segurança;
  • mais de 240 mil questões e 52 mil videoaulas;
  • instrumentos avaliativos para utilização online e presencial.

Acesse o site, preencha o formulário e conheça a Plataforma AZ.