Você, que se preocupa com a performance acadêmica dos seus alunos, já pensou em adotar uma solução educacional inovadora e com enfoque total na personalização? Se a resposta for sim, você precisa conhecer a Plataforma AZ e como ela ajuda a alcançar melhores resultados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A Plataforma AZ é uma ferramenta da Conexia, uma referência em soluções que propiciam o alto rendimento acadêmico e a formação do cidadão do século XXI. Ao possibilitar uma experiência inovadora, estimula o gosto pelo estudo, proporcionando autonomia ao aluno e colocando-o como protagonista no processo de aprendizagem.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é, como funciona e qual a relevância da Plataforma AZ para as instituições educacionais, além de mostrar por que essa solução pode ser decisiva para o alcance de melhores resultados no Enem. Acompanhe!

O que é a Plataforma AZ?

Mais do que um sistema de ensino, o AZ é uma solução educacional completa, que permite aos alunos o protagonismo e a personalização da aprendizagem, de acordo com seus sonhos e necessidades, além de possibilitar que os professores atuem como mediadores, com acesso a dados relevantes para a melhor intervenção pedagógica. Assim podemos definir a Plataforma AZ.

“Ela foi desenvolvida para que os estudantes tenham uma experiência inovadora e uma formação integral, desde a Educação Infantil até o Pré-vestibular, com trilha personalizada de estudos e uma metodologia que estimula a autonomia, o protagonismo e o gosto pelo aprendizado”, afirma a mestre em Educação e gerente de produtos da Plataforma AZ, Natália Messina.

Como funciona a plataforma?

A Plataforma AZ é formada por um conjunto de ferramentas alinhadas ao nível de desenvolvimento e aos propósitos e objetivos de cada faixa etária. Saiba, a seguir, um pouco mais sobre esses recursos.

MAPA

São as Metas Acadêmicas Personalizadas para Aprovação (MAPA), que indicam os conteúdos de maior incidência na carreira e universidade selecionadas pelos alunos. Assim, é possível criar trilhas personalizadas de estudos para o alcance dos melhores resultados. Em suma, é o planejamento do aprendizado.

Seção de exercícios

É chamada, também, de Folhas AZ, ou seja, os exercícios que os alunos fazem no aplicativo Super App AZ. A ferramenta possibilita o filtro por capítulo, além de mostrar o engajamento do estudante e o percentual de acertos, para que ele tenha condições de avaliar os próprios resultados acadêmicos. Além disso, as questões contam com feedback imediato e vídeos de resolução para auxiliar na atuação nos erros.

Conteúdos multiplataforma

No Super App AZ, o aluno tem acesso a videoaulas, vídeos de resolução, avaliações e simulados, podendo ainda acompanhar a performance em um dashboard — o professor, é claro, também consegue monitorar os resultados de cada estudante ou de sua turma.

Qual é a metodologia utilizada?

A metodologia empregada pela Plataforma AZ é baseada no ciclo PDCA (plan, do, check and act, ou planejamento, execução, checagem e ação).

“O objetivo é entregar na mão do aluno as ferramentas necessárias para ele se planejar antes de qualquer tarefa, executar bem o planejamento, checar os resultados da execução e atuar corretivamente, aprendendo com os erros”, conta a gerente de produtos da plataforma.

Ela sublinha que tais ferramentas estão sempre alinhadas ao objetivo do estudante — alcançar o melhor resultado no Enem, por exemplo. Logo, cada etapa ocorre de maneira totalmente personalizada, ou seja, pode variar de aluno para aluno.

Em resumo, cada fase do PDCA pressupõe:

  • planejamento, isto é, a criação de trilhas personalizadas de estudos feitas pelo Mapa, para que os alunos caminhem na direção traçada;
  • execução, ou seja, a feitura das tarefas, conforme definido no planejamento;
  • checagem, a qual permite avaliar os resultados e se a proposta funcionou, isto é, se os alunos estão aprendendo;
  • ação, ou seja, o replanejamento, atuação nos erros ou o avanço da estratégia, a partir dos resultados obtidos até então, para que o estudante caminhe em direção à alta performance acadêmica.

Qual a importância da Plataforma AZ para as escolas?

Ao garantir o desenvolvimento de atividades de forma orientada e monitorada, a Plataforma AZ possibilita que a condução dos estudos tenha maior efetividade, além de gerar dados relevantes para a melhor intervenção pedagógica.

“A plataforma entrega uma estrutura robusta para a equipe de professores e gestores das escolas, com relatórios de engajamento e desempenho, ferramentas para comunicação com os alunos e estrutura autônoma para a criação de atividades particulares”, destaca Natália.

Autonomia do aluno

Sem dúvida, a forma de estudar mudou com a avanço das tecnologias. Neste novo momento da educação, é preciso garantir a autonomia do aluno, pois se trata de uma habilidade fundamental para que o estudante seja capaz de enfrentar os desafios do século XXI. Além disso, o aluno também apresenta maior engajamento e gosto pelo estudo.

Sendo assim, deve ser trabalhada ao longo da jornada de ensino-aprendizagem, conforme ressalta Natalia, com conteúdos adequados e organizados de forma coerente, a fim de otimizar o processo.

“Com o Super App AZ em mãos, os alunos sabem quais atividades precisam desenvolver capítulo a capítulo, disciplina a disciplina. Nesse sentido, além de otimizar o tempo de estudo, eles desenvolvem autonomia e responsabilidade para com suas tarefas.

Como a plataforma ajuda a obter melhores resultados no Enem?

O grande “segredo” da Plataforma AZ é estimular o aluno a estudar bem, disponibilizando ferramentas e conteúdos de qualidade, alinhados a uma proposta educacional personalizada. Isso, por si só, ajuda os alunos a obter melhores resultados no Enem.

Estudante, família e equipe pedagógica podem acompanhar de perto os resultados por meio do dashboard de performance acadêmica, que apresenta o êxito de cada aluno ou turma. Há, ainda, outros recursos, como os simulados dos principais vestibulares do país e a plataforma on-line de redação.

“A Plataforma AZ conta com um ecossistema que permite ao aluno gerenciar sua rotina a partir dos seus objetivos. Por isso, acreditamos que os bons alunos, para alcançar seus objetivos, não precisam estudar muito. Eles precisam estudar bem”, diz Natália.

Agora, você sabe por que a Plataforma AZ ajuda os alunos a alcançarem melhores resultados no Enem. A metodologia empregada pela plataforma e a personalização do aprendizado são os grandes diferenciais dessa solução educacional da Conexia. Logo, sua instituição precisa contar com um recurso totalmente alinhado com os desafios da educação do século XXI.

Despertamos o seu interesse? E então, que tal adotar essa ferramenta inovadora em sua instituição? Saiba, agora mesmo, como usufruir das soluções da Conexia!