O período pós-pandemia trouxe uma situação que antes era mais pontual: a questão da defasagem nas jornadas de ensino. A recuperação da aprendizagem vai ao encontro dessa questão, procurando uma forma de auxiliar o aluno e, ao mesmo tempo, dar continuidade aos novos conteúdos oferecidos no currículo escolar.

Neste artigo, explicaremos o que é a recuperação de aprendizagem, além de destacar os principais motivos que fazem dessa técnica uma importante aliada dos processos educacionais. Veja também como você pode começar a recuperação da aprendizagem na sua escola e como soluções digitais podem contribuir com as estratégias.

Boa leitura!

Afinal, o que é a recuperação da aprendizagem?

Vários motivos podem levar um aluno a não conseguir acompanhar determinada disciplina, desde a falta de interesse até a ausência durante a aula ou dificuldades cognitivas. O fato é que o desempenho no caminho da aprendizagem é diferente para cada aluno.

Pensando na continuidade do currículo, muitas matérias são pré-requisitos para que o aluno continue sua jornada do conhecimento.

Sendo assim, a recuperação da aprendizagem é um conjunto de técnicas que permitem ao estudante uma compreensão sobre matérias que ele não conseguiu acompanhar dentro do cronograma previsto. Com as tecnologias digitais presentes na educação, esse processo ficou ainda mais fácil.

Por que esse processo é tão importante na área da educação?

Dentre os vários benefícios que podemos destacar da recuperação da aprendizagem estão o respeito pela pluralidade humana, garantindo caminhos diferenciados para quem precisa de outras abordagens na construção do conhecimento. Outro ponto importante é o destaque para aquilo que é essencial, trabalhando pontualmente as disciplinas.

Além disso, a recuperação de aprendizagem também pode oferecer aulas mais lúdicas e divertidas. O progresso do aluno é acompanhado de maneira mais individualizada, possibilitando identificar as conquistas e quais são os modelos que o estudante tem mais facilidade para aprender.

Como implementar um plano de recuperação da aprendizagem?

Se você percebeu a importância da recuperação da aprendizagem, então é hora de conferir como fazer esse processo na prática. Veja as principais dicas para garantir que os alunos acompanhem o conteúdo escolar com o melhor aproveitamento, garantindo a melhor performance acadêmica.

Foque no que for essencial

Ao planejar a apresentação das matérias, os professores contam com uma carga horária específica. Com isso, podem criar aulas mais atrativas, que consigam chamar a atenção dos alunos de várias formas diferentes.

Enquanto alguns têm mais facilidade de apreender por meio de conteúdos visuais, outros precisam de um enredo, uma história que crie relação entre os dados apresentados.

No caso da recuperação de aprendizagem, um dos principais passos é identificar quais são os pontos principais que o aluno precisa aprender daquela matéria. Em vez de repetir tudo o que já foi apresentado, desenvolva estratégias envolventes, como a gamificação, abordando apenas os pontos-chave.

Realize avaliações diagnósticas

Antes mesmo de iniciar o ano letivo, as avaliações diagnósticas são muito importantes. Com elas, você consegue descobrir em quais marcos de desenvolvimento cada estudante se encontra. Uma forma de fazer essas avaliações de aprendizagem também pode ser por meio de plataformas e jogos digitais (como o AZ e a Educacross), que geram mais engajamento e dados relevantes para a atuação dos educadores.

Às vezes, a simples menção da palavra “prova” ou “avaliação” gera ansiedade, tensão e desestabiliza o aluno. As avaliações diagnósticas podem acontecer de forma lúdica, facilitando a avaliação de conhecimento.

O importante é encontrar uma forma de conhecer e acompanhar o progresso individual dos estudantes. Em algumas situações, a turma recebe bem uma matéria e isso pode acabar mascarando a dificuldade apresentada por alguns alunos. Essa avaliação serve como norteadora para o trabalho a ser feito.

Crie pequenos grupos de trabalho

Uma estratégia usada há décadas que pode ser um excelente recurso na recuperação é a aprendizagem baseada em equipes. O Team-Based Learning, ou TBL como também é conhecido, é uma forma de aumentar a interação entre os alunos, enriquecendo as trocas de conhecimento. Nesse modelo, são direcionados desafios que devem ser construídos em equipes.

Outra forma de trabalhar a recuperação da aprendizagem é formando pequenos grupos com alunos que têm dificuldades semelhantes, permitindo que eles recebam abordagens diferenciadas sobre o conteúdo.

Esse modelo pode acontecer em momentos de contra turno, permitindo que o estudante acompanhe toda a grade de horários da turma e consiga fazer essa recuperação em momentos alternados.

Use ferramentas digitais no processo

A transformação digital na escola é uma pauta que surgiu bem antes do início da pandemia, mas que certamente ganhou força com esse cenário que impôs o distanciamento social. O fato é que, com o apoio de ferramentas e recursos digitais, também fica muito mais fácil fazer a recuperação da aprendizagem.

Com esses modelos de solução, é possível personalizar a aprendizagem, permitindo a geração de trilhas de estudos de acordo com as necessidades de cada um dos seus alunos.

Para auxiliar as escolas nesse processo de recuperação, a Conexia Educação conta o AZ+, um programa digital que realiza o mapeamento dos gaps de aprendizagem, estrutura a intervenção pedagógica com trilhas de conteúdos personalizadas pelo Super App AZ e oferece ferramentas para o acompanhamento constante do progresso dos alunos, por meio de indicadores de progresso e desempenho.

Por meio de soluções digitais, é possível identificar as lacunas no aprendizado dos estudantes e promover ações personalizadas para que nenhuma habilidade essencial seja deixada para trás, no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e no Ensino Médio.

Quais soluções tecnológicas ajudam na recuperação da aprendizagem?

Com a possibilidade de usar ferramentas digitais na educação, o processo de recuperação da aprendizagem ficou mais fácil. O primeiro ponto é a criação de uma base de conhecimento de qualidade e com gerenciamento de acesso. Os alunos podem acompanhar vídeos, PDFs, esquemas de aulas e imagens a qualquer momento.

Além disso, em plataformas como o Super App AZ, também é possível oferecer simulados, exercícios e avaliações com feedback imediato. O professor pode criar trilhas de aprendizagem personalizadas e monitorar o desempenho e o engajamento de cada estudante e da turma. Assim, dá para desenvolver soluções mais eficientes e certeiras.

Gostou de conhecer mais sobre a recuperação da aprendizagem? Como você deve ter percebido, esse é uma tarefa que deve acontecer de maneira individualizada, de acordo com as demandas e as necessidades de cada estudante. Graças às soluções digitais, tanto o monitoramento quanto a entrega de algumas propostas personalizadas podem acontecer de forma automatizada, contribuindo para o trabalho do docente.

Se você gostou deste conteúdo e deseja conferir mais informações relevantes sobre soluções e processos educacionais e transformação digital nas escolas, então assine a nossa newsletter e garanta os melhores materiais direto na sua caixa de e-mail!