A redação do Enem é uma das provas mais temidas pelos vestibulandos que almejam uma vaga no Ensino Superior. Afinal, essa nota pode fazer a diferença no acesso às universidades públicas e particulares. 

Mas para garantir que você atinja a maior nota (1.000 pontos) na redação do Enem, é essencial entender a estrutura da prova para fazer um conteúdo digno de nota máxima. E esses 7 mitos e verdades sobre a redação do Enem podem te ajudar. Por isso, continue a leitura e aprenda com a gente! 

7 pontos que apresentam a estrutura da redação do Enem

Neste post, a Plataforma AZ separou 7 mitos e verdades sobre a redação do Enem para te ajudar a estudar ainda melhor.

1. É possível tirar a nota máxima na redação do Enem?

Verdade! A redação do Enem é a única prova do exame na qual o candidato pode alcançar 1.000 pontos, ou seja, 20% do total. Isso porque a correção da redação é feita por meio de um sistema diferente das demais áreas do conhecimento.

Apesar de difícil, é possível tirar nota 1.000 na redação do Enem. A prova disso são os 22 participantes que alcançaram a nota máxima em 2021, cujo tema abordou a “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. 

Leia também: Não consegue ter um estudo produtivo? Veja dicas de como aprender e estudar melhor

2. Precisa apresentar proposta de intervenção?

Verdade! A proposta de intervenção é uma das cinco competências da redação do Enem que são avaliadas durante a correção. O candidato que apresentar uma proposta coerente e estruturada pode alcançar 200 pontos.

Para fazer uma boa proposta de intervenção na redação do Enem, o candidato precisa dividir as responsabilidades. Isso é, as ações não podem ficar exclusivamente a cargo do governo. Além disso, é recomendado que o participante apresente ações que possam resolver as problemáticas apresentadas por ele na prova. 

3. O título é obrigatório?

Mito! O título é opcional na redação do Enem. Porém, nada impede que o candidato pense em um bom título, desde que seja coerente ao restante do conteúdo. Ademais, o título precisa ser colocado na primeira linha da folha. 

De todo modo, caso o candidato fique com pouco tempo para redação, ou deseja escrever um texto longo, o recomendado é não perder tempo pensando no título. Outra dica é deixar para pensar no título após a conclusão da redação para evitar problemas. 

4. O candidato precisa argumentar no texto?

Verdade! A necessidade da argumentação está expressa na própria estrutura de texto, já que se trata de uma dissertação-argumentativa. Nesse sentido, o candidato precisa mobilizar diversos conhecimentos para apresentar uma tese a ser defendida sob um ponto de vista. 

A argumentação é a competência número 2 da redação do Enem, que é descrita como:

“Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”. 

Para construir uma boa argumentação na redação do Enem, a objetividade e clareza precisam estar presentes. Do contrário, o candidato pode fugir do tema e receber nota baixa. Ademais, utilize dados ou acontecimentos noticiados na mídia, desde que sejam relacionados ao tema, para estruturar a tese apresentada. 

Leia também: 10 dicas para turbinar os estudos na reta final

5. Pode copiar trechos dos textos de apoio?

Mito! Apesar de os textos servirem de apoio para o candidato entender a proposta do tema da redação do Enem, eles não podem ser copiados de forma alguma. Caso o candidato copie um trecho, ele pode ser penalizado com uma nota baixa, ou, em alguns casos, ter a redação anulada sob alegação de cópia

Nesse sentido, o candidato precisa interpretar os textos motivadores. Com isso, é possível pensar em ideias para argumentar e criar propostas de intervenção para colocar na redação do Enem. 

6. É necessário citar pensadores para ter uma boa nota?

Mito! Não necessariamente o candidato precisa citar um ou mais pensadores. Isso porque é possível estruturar a redação do Enem com conhecimentos de outras áreas para além de História, Sociologia e Filosofia. Por exemplo, o candidato pode citar um trecho de uma música, desde que tenha relação com o tema.

Isso significa que a construção de uma bagagem sociocultural para a prova pode ser feita com filmes e séries, acontecimentos atuais e outras formas de estudar que estejam fora dos livros escolares. 

7. O tema da redação do Enem aborda problemáticas sociais?

Verdade! Segundo o próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame, o tema da redação do Enem exigirá a construção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Nesse aspecto, a redação do Enem também costuma cobrar temas da atualidade. Ou seja, o candidato precisa ficar atento ao que acontece no mundo. Além disso, os Direitos Humanos são abordados com frequência no exame. 

Dicas AZ para fazer uma boa redação do Enem 

A Plataforma AZ é uma solução educacional completa, elaborada pela Conexia Educação. Estando presente no meio físico e também no digital, oferece uma educação integral inovadora, desde a Educação Infantil ao Pré-vestibular. 

Ao longo deste ano letivo, o AZ produziu conteúdos completos para ajudar os alunos na preparação do Enem. Além disso, não só os alunos das escolas parceiras, mas também como todos, podem acessar ferramentas de estudos gratuitas para ajudar na preparação. Veja a seguir:

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com outras pessoas que vão fazer o Enem 2022.