Faltando menos de 100 dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é normal a ansiedade e a preocupação tomar conta dos vestibulandos. Porém, é essencial deixar o medo de lado e dobrar o foco nos estudos nessa reta final. 

Para te ajudar, a Plataforma AZ preparou este conteúdo com dicas para turbinar os estudos nessa reta final. Continue a leitura! 

10 dicas para te ajudar nos estudos faltando 100 dias para o Enem

1. Encare os estudos com responsabilidade

Encarar essa etapa com responsabilidade é essencial para ter um bom resultado no Enem. Assim como um funcionário entende a importância de ter um horário de expediente, o estudante deve ter um horário para se preparar para o vestibular e outro para conversar com os amigos e descansar.

Com isso, será mais fácil estudar com mais foco e seriedade.

2. Tenha uma boa organização

Na reta final de estudos para o Enem, a organização se torna ainda mais importante. Afinal, falta pouco tempo para colocar toda a matéria em dia e ter tempo para a revisão. Para isso, você pode utilizar listas, checklist, planilhas e outras ferramentas de organização. 

Para organizar as revisões, coloque em prática as seguintes dicas:

  • avalie qual hora do dia você é mais produtivo;
  • escolha um lugar específico para estudar;
  • monte um cronograma para cada matéria; 
  • separe horários fixos para estudar;
  • separa um tempo para revisão;
  • estabeleça prioridades;
  • tenha um planner ou agenda.

Leia também: 7 dicas para escrever uma redação nota 1.000 no Enem

3. Foque nas matérias mais importantes para o Enem

Faltam poucos dias para o Enem, por isso, é impossível estudar todos os assuntos das quatro áreas do conhecimento. Ou seja, esse é o momento de focar nos temas mais importantes e cobrados em todas as edições do Enem.

4. Estabeleça prazo e metas de estudos

Estabelecer prazos e metas para os 100 dias do Enem pode ajudar a afastar a procrastinação. Por isso, inclua no planejamento datas e horários para realizar determinadas tarefas e para não deixá-las para a última hora. 

Por exemplo, colocar no cronograma que é necessário finalizar dois módulos de história e mais 10 exercícios até o dia 10, às 14h, como se fosse um prazo para entregar um projeto profissional

Contudo, esse planejamento deve corresponder com o tempo disponível para estudos, pois precisa ser condizente com a rotina. 

5. Faça exercícios e simulados 

Aos 100 dias para o Enem, é hora de colocar em prática tudo que foi estudado nos meses anteriores. Por isso, faça simulados e exercícios sobre os temas que mais caem na prova. 

Se você nunca fez o Enem, aproveite para fazer as provas antigas do exame. Além de estudar, você começa a se familiarizar com o formato e a linguagem da prova. 

A Maratona Enem da Plataforma AZ, pode ser uma alternativa de estudo pois disponibiliza simulados gratuitos e um kit de provas anteriores que você pode incluir no cronograma de estudos

6. Renuncie determinadas atividades 

Abrir mão de determinadas coisas em prol de outras faz parte da vida, pois essa atitude é importante para alcançar sonhos e objetivos. Por isso, na reta final para o Enem, os estudos devem ser prioridade.

Isso significa que você pode estabelecer horários para fazer usos de aplicativos, jogos e outras atividades e diminuir o tempo para assistir séries, ou deixar para sair em apenas um dia no fim de semana. Ou caso esteja de acordo, você pode abrir mão e excluir permanentemente os aplicativos e jogos do celular que tiram a sua atenção.

Mas não se esqueça que abdicar não significa deixar o lazer totalmente de lado. Afinal, o descanso também faz parte da preparação para o vestibular. 

E saiba que você não precisa deixar de fazer as coisas que gosta por um longo tempo, mas talvez deixar para realizá-las ao finalizar uma meta, por exemplo. 

7. Cuide da sua saúde mental e emocional 

Imagine o seguinte cenário. Um jovem estudou por meses, fez simulados e não perdeu uma revisão no cursinho. Porém, na hora da prova, a ansiedade foi tão forte que ele não conseguiu ter um bom desempenho. 

Isso pode acontecer caso a saúde mental seja deixada de lado durante os estudos para o Enem. Por isso, nessa reta final, cuide da sua saúde mental e emocional

Coloque em práticas algumas ações para não deixar a ansiedade tomar conta na hora da prova, como:

  • ter uma boa rotina de sono;
  • manter uma alimentação saudável;
  • cultivar uma boa relação com amigos e familiares;
  • investir tempo em um hobby;
  • passar mais tempo com animais de estimação;
  • praticar exercícios físicos;
  • adotar técnicas de respiração, relaxamento e atenção plena;
  • não deixar as cobranças externas tomarem conta do seu emocional.

Além disso, se os sentimentos de angústia e ansiedade estiverem tão altos a ponto de atrapalhar os estudos, o recomendado é conversar com uma terapeuta. Algumas faculdades de psicologia, centros de saúde e atenção psicossocial oferecem esse serviço gratuitamente. 

8. Mantenha-se motivado

Os estudos para o Enem se arrastam por meses, por isso, é essencial adotar técnicas para se manter motivado ao longo do processo. Isso será importante na hora que bater o desespero e o desânimo para estudar.

Como incentivo para correr atrás dos seus objetivos e metas, você pode:

  • espalhar frases motivacionais no seu cantinho de estudos;
  • pedir para amigos e familiares escreverem coisas positivas sobre você;
  • ter um mantra para guiar seus estudos;
  • escrever diários;
  • assistir palestras e depoimentos de pessoas que te inspiram; 
  • comemorar as pequenas conquistas. 

9. Assista vídeoaulas dos assuntos mais importantes

Se o estudo por meio de apostilas se tornar monótono, troque esse material pelas videoaulas. A Plataforma AZ tem uma playlist no YouTube com os principais assuntos do Enem. Você pode incluí-la no seu cronograma de estudos. 

10. Coloque as ações em prática

Apesar das dicas para melhorar os estudos, o que faz diferença na preparação para o Enem é colocar as ações em prática. Por isso, evite distrações e a procrastinação. Lembre-se: tudo isso é para alcançar um objetivo e essa fase é passageira. 

Além disso, não espere tudo estar 100% ideal para começar a se organizar e estudar para a reta final do Enem. Comece a colocar as dicas em prática quanto antes.

Gostou dessas dicas para aprimorar os estudos na reta final do Enem? Acompanhe o nosso blog e redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos de preparação para o vestibular. 

Aproveite também para enviar este material para um amigo que precisar dar um gás nos estudos.