Comum nos cursos EAD, o ambiente virtual é uma ferramenta educacional importante para a escola que deseja utilizar a tecnologia para melhorar o ensino-aprendizagem do aluno. Afinal, o professor tem diversos recursos à disposição, na palma da mão. 

No entanto, é importante utilizar um ambiente virtual completo e com suporte, a exemplo da Plataforma AZ. Neste post, você entenderá as vantagens desse recurso e como ele pode ajudar a inovar o ensino na sua escola. Confira!

Ambiente virtual para o ensino-aprendizagem 

Um ambiente virtual voltado para a educação é um espaço online que oferece recursos e ferramentas para a realização de atividades educativas e o compartilhamento de informações e conteúdos que contribuem para o ensino-aprendizagem do aluno

Apesar da utilização mais comum do ambiente virtual de aprendizagem nos cursos de graduação EAD, os cursos livres e escolas da Educação Básica podem utilizar esse mecanismo digital para potencializar o ensino, sobretudo com uma nova geração de alunos que nasceu imerso na tecnologia. 

Em um ambiente virtual de aprendizagem, os alunos têm acesso a materiais didáticos que podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar, desde que se tenha uma conexão com a internet. 

Além disso, os alunos podem participar de fóruns de discussão, trocar ideias e conhecimentos com colegas e professores e receber feedback imediato sobre o rendimento escolar. 

Para os professores, o ambiente virtual permite disponibilizar conteúdos, acompanhar o desempenho dos alunos e realizar avaliações online, de maneira ágil e otimizada. Assim, o educador terá mais tempo para se dedicar a outras atividades que não podem ser simplificadas com a tecnologia. 

Quais são os benefícios do ambiente virtual para a educação?

Entre os benefícios, o ambiente virtual na aprendizagem contribui para:

Flexibilidade para o aluno

A educação tradicional permitia pouca flexibilidade ao aluno. Isso significa que o professor era o único responsável por passar os conteúdos a serem estudados que, na maioria das vezes, não atendia às necessidades do estudante. Porém, esse cenário pode ser diferente com a utilização de um ambiente virtual na aprendizagem.

A utilização de um ambiente virtual pela escola permite que os alunos acessem o conteúdo didático e realizem as atividades no seu próprio ritmo, em qualquer horário e lugar. Dessa maneira, os estudantes têm a oportunidade de estudar fora da sala de aula – o que aprimora o desenvolvimento do senso de organização e responsabilidade. 

Leia também: Conheça 4 tecnologias digitais na educação para otimizar a aprendizagem!

Autonomia estudantil 

O ambiente virtual de aprendizagem também possibilita que o aluno tenha mais autonomia sobre o próprio processo de aprendizagem. Isso porque ele permite escolher quais conteúdos acessar e escolher os horários mais adequados para realizar as atividades escolares. 

Nesse sentido, a autonomia estudantil também ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais importantes para a vida, como a capacidade de resolver problemas e tomar decisões responsáveis, características úteis tanto na vida acadêmica quanto profissional.

Maior interatividade entre professores e alunos 

O ambiente virtual de aprendizagem permite que os alunos interajam entre si e com o professor de maneira mais dinâmica e personalizada. Para isso, pode-se utilizar fóruns de discussão, chats e outras ferramentas de comunicação — algumas tecnologias educacionais oferecem essa opção também para as famílias, estreitando os laços com a escola. 

Além disso, o ambiente virtual de aprendizagem permite a realização de atividades em grupo e a colaboração entre alunos, o que pode ajudar a promover a construção de conhecimento coletivo e o desenvolvimento de habilidades sociais.

Aprendizagem ativa

Na aprendizagem tradicional, o professor é o centro do processo de ensino e os alunos são agentes passivos na construção do conhecimento. Por outro lado, na aprendizagem ativa, os alunos assumem o papel de protagonista, com trabalho em equipe e com decisões sobre o que e como aprender.

Assim, a utilização do ambiente virtual na educação possibilita uma aprendizagem mais ativa e participativa. Os alunos podem acessar materiais didáticos digitais que tornam o processo mais lúdico e prazeroso.

Personalização do ensino

A personalização da aprendizagem é uma abordagem pedagógica que reconhece a diversidade dos alunos e visa adaptar o processo de ensino para atender às necessidades individuais, permitindo que cada estudante aprenda de forma mais eficiente e autônoma.

Em um ambiente virtual com trilha de aprendizagem, por exemplo, o aluno se concentra em tópicos que são mais relevantes e que têm significado, tornando a aprendizagem significativa e relevante. Além disso, a trilha é pensada para suprir as necessidades educacionais individuais de cada estudante.

Conheça o ambiente virtual AZ 

Para ter todos os benefícios, é preciso utilizar um ambiente virtual completo e interativo, com linguagem simples para que os professores e familiares possam acessá-lo sem complicação — a exemplo da Plataforma AZ, que faz parte da Conexia Educação.

A Plataforma AZ é uma solução educacional completa que promove a alta performance dos estudantes, o gosto pelo estudo e potencializa a aprendizagem dos alunos. Tudo isso é promovido em um ambiente virtual 100% interativo, para alunos da Educação Infantil até o Pré-vestibular. 

Veja os recursos digitais disponíveis no AZ: 

Para a escola:

  • conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • parceria com o Zoom para a sua escola oferecer aulas ao vivo com total segurança;
  • instrumentos avaliativos para utilização online e presencial;
  • curso de formação para os professores;
  • suporte de marketing educacional;
  • banco de questões para produção de avaliações e criação de questões personalizadas;
  • estratégia de gestão PDCA (plan, do, check and act).

Para o aluno 

  • ferramentas que desenvolvem o letramento digital e a individualização da aprendizagem;
  • trilha personalizada de estudos da aprendizagem;
  • plataforma digital de correção de redação;
  • mais de 240 mil questões e 52 mil videoaulas;
  • Acesso à plataforma Super App AZ para acompanhamento de conteúdos, atividades propostas e resultados acadêmicos.

Para a família 

  • acesso à plataforma Super App AZ para acompanhar o MAPA (plano semanal de estudos) do aluno, acessar os conteúdos, as atividades propostas, o engajamento e a performance de resultados acadêmicos;
  • livros digitais;
  • aplicativo de comunicação;
  • Conexia Lex;
  • reuniões e conteúdos pedagógicos direcionados aos familiares;
  • atendimento remoto por meio do canal de ajuda online, e-mail e 0800.

Quer conhecer melhor o ambiente virtual AZ? Acesse o site, preencha o formulário e tire suas dúvidas.