O período de matrículas abertas geralmente ocorre no fim do ano letivo. Porém, é importante que o gestor esteja atento quanto às estratégias de retenção e captação de alunos ao longo do ano. 

A escola é um importante espaço de aprendizagem e convívio social. Por isso, não é uma escolha fácil para pais e responsáveis. Atrair alunos fora do período de matrícula permite que estudantes e familiares conheçam melhor as opções antes de decidir pela instituição.

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Ações de retenção e atração de alunos devem acontecer fora do período de matrículas abertas? 

Apesar de as escolas receberem a maior quantidade de alunos no meio e no fim do ano letivo, diversos motivos podem levar um estudante a buscar uma instituição de ensino fora desse período — por isso, é importante o gestor escolar estar preparado. 

Os motivos que levam os alunos a trocarem de escola com o ano letivo em andamento são diversos e dependem de diversos fatores como, por exemplo:

  • mudança de residência – Quando a família muda para uma região diferente, muitas vezes é necessário encontrar uma nova escola mais próxima do novo endereço; 
  • insatisfação com a escola anterior – A insatisfação com a escola é outro motivo comum que leva os alunos a trocarem de escola fora do período de matrículas aberta; 
  • dificuldades de aprendizagem – Se o aluno está tendo dificuldades em acompanhar o ritmo de aprendizado, pode ser necessário procurar uma escola com um modelo pedagógico mais adequado às suas necessidades;
  • condições socioeconômicas – A mudança de escola fora do período de matrículas abertas pode ocorrer quando a família passa a ter mais ou menos recursos financeiros;
  • busca por novas oportunidades – Alunos podem buscar novas oportunidades em outras escolas, como participar de atividades extracurriculares ou com projeto pedagógico para educação bilíngue;
  • bullying e conflitos interpessoais – Se o aluno sofre bullying e tem problemas para se relacionar com os colegas, a família pode cogitar trocar de escola para garantir a sua integridade física e mental. 

Além de captar alunos, a escola precisa se preocupar em manter a qualidade de ensino, ou a gestão escolar poderá sofrer com saídas de estudantes que buscam instituições de ensino com boas propostas pedagógicas. 

Como atrair e reter alunos no ano letivo?

A escola está apta a receber alunos durante todo o ano letivo, mas precisa colocar em ação boas práticas para atrair a atenção de pais e responsáveis. Veja dicas! 

Ofereça atividades extracurriculares

Foi se o tempo que a escola era um espaço no qual o aluno aprendia apenas conceitos curriculares. Hoje, é um importante ambiente para o desenvolvimento integral, o que pode ser feito por meio de atividades extracurriculares.

As atividades extracurriculares são uma das ações para motivar os alunos e atrair interessados fora do período de matrículas abertas. Nesse sentido, a gestão escolar poderá oferecer esportes, aulas de reforço ou atividades artísticas. É válido avaliar quais as opções das escolas concorrentes e verificar quais as demandas dos alunos. 

Promova eventos abertos à comunidade

Eventos abertos à comunidade oferecem bons momentos de descontração para que pessoas de fora possam conhecer a estrutura da instituição de ensino e para a gestão atrair a atenção de possíveis alunos.

Além disso, os eventos podem ser uma forma de estreitar o relacionamento com os alunos matriculados, bem como com os pais e responsáveis. A gestão escolar pode promover:

  • feira cultural;
  • feiras das profissões;
  • atrações artísticas;
  • preparação para vestibular;
  • construção de uma horta escolar;
  • arrecadação de livros e brinquedos para crianças;
  • torneios esportivos. 

Invista em tecnologias educacionais

As tecnologias educacionais podem ser utilizadas para atrair e manter os alunos na escola. Por exemplo, a escola pode oferecer plataformas digitais de ensino e aprendizagem que permitam o acesso aos conteúdos de forma mais prática e interativa.

No entanto, é importante ter uma proposta pedagógica onde os alunos aprendam também as implicações éticas da tecnologia, com responsabilidade digital e com segurança. Essa é uma das preocupações de pais e responsáveis, em uma época na qual crianças e adolescentes passam horas “pendurados” no smartphone. 

Fortaleça o marketing digital educacional 

O marketing educacional é importante para a escola promover a instituição, atraindo novos alunos e retendo os atuais. Algumas das ações digitais incluem:

  • Site institucional – Efetivo para mostrar informações relevantes sobre a escola, mas, para isso, é importante que o site seja responsivo, fácil de navegar e contenha informações atualizadas. Além disso, os canais de atendimento devem estar aparentes; 
  • Redes sociais – As redes sociais são plataformas que permitem uma interação mais próxima entre a escola e a comunidade. É importante que a escola esteja presente nas principais e que publique conteúdo relevante e interessante para o público-alvo;
  • E-mail marketing – Pode ser utilizado para enviar informações relevantes sobre a escola, eventos, campanhas, entre outros temas para a lista de contatos.

Aprenda mais: 7 dicas para ser um gestor escolar de sucesso em 2023

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É importante que essas e outras ações sejam praticadas ao longo do ano letivo, mas em meio a correria, a gestão pode não ter um planejamento eficaz para o sucesso no período de matrículas abertas. No entanto, a Plataforma pode ajudar você nesse processo. 

A nova série da Plataforma AZ, “Campanha de Matrículas: como garantir a maior captação e retenção de alunos?”, é uma capacitação 100% online, para gestores e mantenedores de escolas particulares.

Os conteúdos foram totalmente pensados para auxiliar as instituições de ensino a fazer um planejamento consistente e ter insights importantes sobre o período de matrículas abertas. Confira os temas abordados:

  • O mercado educacional brasileiro e a necessidade de uma gestão escolar eficiente
  • Como se posicionar com as rematrículas em um negócio de fidelização como a escola
  • Temos um negócio de fidelização, mas todo ano precisamos de alunos novos?
  • O que fazer quando a família estiver em sua escola
  • O que você pode fazer para encantar os pais na sala de matrículas

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