Se você está lendo este texto, é provável que tenha sido aprovado na primeira fase de um vestibular. Então não tem jeito melhor de começar esse texto que te dando parabéns por esse feito! Sabemos como é difícil, então não se esqueça de celebrar essa conquista.

Mas esse momento também pede por organização nos estudos. Pois agora é hora de iniciar o último desafio dessa jornada até a aprovação: a segunda fase do vestibular. 

Se você vai prestar a segunda fase de algum vestibular, você precisa conferir essas dicas de como organizar os estudos para ter mais foco e tranquilidade nesta etapa tão complexa. Continue a leitura e aprenda com a gente!

Como é a segunda fase dos vestibulares?

Enquanto a primeira fase é como uma “peneira”, que elimina grande parte dos candidatos, a segunda fase é a que define os candidatos melhores preparados para ingressar em um curso no Ensino Superior.

Considerada a etapa mais difícil, muitas vezes ela é composta por questões abertas para entender o nível de conhecimento e raciocínio do aluno. Vale saber também que alguns vestibulares, como a Fuvest, aplicam a redação apenas na segunda fase. 

Ademais, existem cursos que precisam de um teste de habilidades específicas. Apesar dessas questões não serem abordadas no Ensino Médio, é necessário que a universidade compreenda se o candidato possui as aptidões necessárias na área de graduação desejada.

Alguns dos cursos que exigem o teste de habilidades específicas são:

  • dança e música;
  • arquitetura e urbanismo;
  • design;
  • educação física;
  • artes cênicas.

6 dicas para organizar os estudos para a segunda fase dos vestibulares

Confira quais são suas matérias de peso

É impossível organizar os estudos para a segunda fase dos vestibulares sem se certificar quais áreas e temas serão abordados na prova – informações disponíveis nos editais dos vestibulares.

Cada carreira possui disciplinas diferentes com pesos diferentes, afinal, um candidato de Relações Internacionais precisa demonstrar mais conhecimento em História e um biomédico em Biologia, por exemplo. E entender quais são as matérias lhe ajudará a montar uma estratégia ao organizar os estudos. 

Vale a pena conferir: Entenda o que é resiliência e como desenvolvê-la nos estudos para os vestibulares

Crie uma rotina que se encaixa nos seus objetivos

Ter uma rotina de estudos é essencial para o sucesso do estudante. Mas não adianta revisar com um cérebro totalmente esgotado, pois será impossível reter todo o conteúdo com qualidade. 

Por isso, além de organizar os estudos, é importante programar momentos de descanso e de autocuidado, como almoçar e tomar banho. Essa organização pode parecer excessiva, mas ela simplificará sua rotina e lhe ajudará a manter o foco em um momento tão importante.

Leia também: O que é melhor nas férias de final de ano: descansar ou estudar para a segunda fase dos vestibulares?

Priorize temas que geraram insegurança na primeira prova

A primeira fase é uma ótima oportunidade de aprendizagem, onde você conhece a prova a fundo e entende quais temas são os “queridinhos” dos aplicadores. Também é provável que você tenha cometido erros ou perdido mais tempo do que esperado para resolver uma pergunta.

Aproveite o exame da primeira fase para entender quais foram suas dúvidas e as priorize neste momento de revisão.

Não tente aprender, mas sim revisar

Por mais saudável que você esteja mentalmente, é provável que sinta ansiedade e frustração. Isso é normal, afinal, é a culminação de um ano (ou até mais) de preparação. Então é impossível cobrar o mesmo nível de aprendizagem e absorção de conteúdo do início do ano.

Foque em fixar o que você já aprendeu ao invés de buscar matérias novas para estudar. Você não só deixará de revisar o que importa, como também pode acabar confundindo conteúdos.

Não se esqueça das atualidades

Sim, a segunda fase dos vestibulares também pode ter questões relacionadas às atualidades. Ou seja, ao organizar os estudos, você precisa separar momentos para revisar os principais fatos que aconteceram nos últimos anos.

Lembrando que é melhor estudar as atualidades que antecederam o primeiro semestre do ano, pois dificilmente um acontecimento posterior será cobrado no exame. 

Faça exercícios, simulados e provas antigas

Fazer exercícios e simulados é uma ótima maneira de revisar, que deve ser considerada ao organizar os estudos. Nesse momento, o aluno pode colocar em prática todo conteúdo estudado durante a preparação para as provas. 

Além disso, o vestibulando consegue ter uma noção melhor dos assuntos que ele mais tem dificuldade e, assim, dedicar uma atenção maior para esses temas. Isso inclui também treinar redação

Por isso, nossa sugestão ao organizar os estudos é incluir a resolução de, pelo menos, uma prova antiga de vestibular por mês. Já exercícios e simulados podem ser feitos em uma frequência maior. 

Falta pouco para a prova! Como me organizar?

Nestes últimos dias antes da prova, sua organização de estudos deve estar focada na conclusão da revisão dos temas estudados ao longo do ano. Ou seja, esses dias são para “amarrar pontas soltas” na sua revisão.

Já na véspera da prova, pode ser melhor deixar os estudos de lado para descansar o corpo e a mente. Ter uma boa noite de sono, fazer atividades físicas que reduzem a ansiedade ou passar tempo com amigos e familiares são opções válidas.

Separe todos os documentos e itens que devem ser levados, como a caneta e a garrafa de água, um dia antes. 

E não se esqueça de se alimentar bem, com comidas leves, especialmente no dia da prova. Assim, você terá como única preocupação sua performance nessa nova etapa da sua vida.

Respire fundo, lembre-se que você preparou para esse momento e foque apenas em você. Vai ficar tudo bem! Tenha uma ótima prova!