O uso de ferramentas síncronas e assíncronas ganhou destaque na pandemia de Covid-19. Com o fechamento das escolas, os professores precisaram ajustar as metodologias de ensino com recursos que possibilitem a aprendizagem remota.

No entanto, elas estão presentes na educação há alguns anos, sobretudo com o crescimento da educação à distância (EaD). Além do Ensino Superior, esses recursos também podem ser aplicados na Educação Básica. 

A aprendizagem híbrida é uma tendência educacional que deve permanecer mesmo com a normalidade das aulas presenciais. 

Que tal aproveitar o período de fechamento de semestre para conhecer novos recursos que visam potencializar a aprendizagem? Continue a leitura e saiba como preparar a sua escola para o próximo ano letivo. 

O que são ferramentas síncronas?

As ferramentas síncronas precisam da interação em tempo real para funcionar e, no caso da educação, o professor e os alunos precisam estar no mesmo horário e ambiente (geralmente, virtual) para que a aprendizagem aconteça. Ou seja, elas podem ser utilizadas com acessos simultâneos de pessoas.

Apesar da interação não ser obrigatória, as aulas síncronas permitem que o aluno colabore com as atividades em tempo real. Dessa maneira, o ensino síncrono virtual permite que o estudante tenha uma sensação próxima de estar em uma sala de aula física, onde o professor e os colegas de turma estão presentes simultaneamente. 

Apesar de as ferramentas síncronas serem utilizadas em contextos onde o professor e os alunos estão em locais diferentes, elas podem ser aplicadas para aulas ao vivo. Por exemplo, o docente pode estar do outro lado do mundo, enquanto dá uma aula para uma turma com vários estudantes presente em uma sala de aula física. 

Um dos principais benefícios das aulas síncronas virtuais é a troca de conhecimento entre professor e aluno em tempo real, pois essa abordagem de ensino permite uma aprendizagem colaborativa e aberta. Nesse caso, o educador não é o personagem principal para a construção do conhecimento. 

São exemplos de ferramentas síncronas:

  • videoconferência por meio de plataformas de videochamada;
  • chat online;
  • webinários;
  • eventos virtuais.

O que são ferramentas assíncronas? 

Diferentemente de como acontece com as ferramentas síncronas, as aulas assíncronas não necessitam que professores e estudantes estejam conectados simultaneamente. Isso porque, nesse caso, as tarefas podem ser concluídas no ritmo de cada pessoa, o que favorece a utilização da metodologia da sala de aula invertida

Entre as principais vantagens, as ferramentas assíncronas permitem uma maior liberdade para o aluno, favorecendo o desenvolvimento do senso de responsabilidade e autonomia estudantil. Ou seja, é possível estimular habilidades e competências socioemocionais por meio dessa abordagem pedagógica. 

Essa flexibilidade também pode ser aproveitada pelo ponto de vista do professor. Isso porque o educador consegue planejar e produzir o conteúdo antecipadamente, deixando  tempo de aula livre para a execução de outras tarefas, enquanto os alunos realizam as atividades. 

Porém, é necessário haver um empenho de ambos os lados para que o cronograma  curricular seja cumprido e as atividades sejam concluídas. Por causa da falta de compromisso de estar presente em determinado dia e horário na sala de aula presencial, a procrastinação pode surgir e atrapalhar o andamento da aprendizagem.

São exemplos de ferramentas assíncronas:

  • e-mail;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
  • plataformas de ensino;
  • blog;
  • redes sociais;
  • fóruns de discussão;
  • conteúdos gamificados;
  • formulários online;
  • ferramentas online de organização e planejamento.

Como utilizar ferramentas síncronas e assíncronas na educação? 5 dicas da Plataforma AZ

Se bem planejada, a utilização de ferramentas síncronas e assíncronas digitais podem potencializar o ensino-aprendizagem em todas as etapas da Educação Básica. Confira, a seguir, como colocar esse processo em prática. 

Escolha as ferramentas de acordo com as necessidades da turma 

Há diversas ferramentas síncronas e assíncronas que podem deixar a aula mais dinâmica e divertida, mas é preciso entender a necessidade dos alunos e do professor. Além disso, é essencial avaliar se é possível utilizar a ferramenta escolhida, ou se há algum empecilho que impossibilite o uso.

A escola pode, inclusive, questionar aos alunos quais ferramentas eles gostariam de utilizar na rotina escolar. Além disso, é bom testar as opções e avaliar qual entrega os resultados esperados, considerando também o nível de adaptação do professor e dos alunos. 

Um dos fatores importantes para a escolha da ferramenta síncrona e assíncrona é a autonomia e independência proporcionada ao aluno. Caso essas características não estejam presentes, a escola pode considerar trocar a ferramenta por outra mais adequada. 

Ofereça treinamento e suporte para o andamento das atividades

Apesar de a tecnologia fazer parte da rotina de muitas pessoas atualmente, a pandemia apresentou diversas falhas no uso de tecnologias educacionais. Afinal, nem todos os professores tinham familiaridade com os aparatos tecnológicos na sala de aula.

Na rede pública de ensino, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo portal G1, cerca de 89% dos professores não tinham experiência para dar aulas remotas e 21% dos docentes achavam difícil lidar com a tecnologia. Ou seja, a escola não pode considerar que todos os funcionários têm facilidade em utilizar ferramentas síncronas e assíncronas na sala de aula.

Por isso, é essencial que a escola forneça o treinamento necessário para que os professores utilizem as ferramentas, bem como o suporte específico para o pleno funcionamento dos recursos. Por exemplo, no caso da aula síncrona online, é necessário ter uma boa conexão de internet para a videochamada funcionar corretamente. 

Incentive a participação dos alunos

A falta de participação e motivação dos estudantes podem dificultar a utilização das ferramentas síncronas e assíncronas, afinal, não é preciso estar necessariamente no ambiente físico escolar. Por causa disso, pode haver desinteresse da turma, sobretudo por esse modelo de ensino exigir mais autonomia do estudante.

Nesse sentido, o professor precisa estimular a participação dos alunos nas atividades, bem como oferecer o suporte necessário para que o estudante acesse os conteúdos sem dificuldade. O educador pode elaborar um manual de uso das ferramentas e também enviar lembretes das entregas das tarefas. 

Ademais, o professor pode avaliar quais atividades e temas os alunos gostariam de estudar por meio das ferramentas síncronas e assíncronas. Dessa maneira, maiores são as chances de motivá-los nos estudos e aumentar o engajamento no ensino-aprendizagem. 

A família também pode ser incluída nesse processo a fim de incentivar o aluno a estudar quando ele estiver em casa. Nesse caso, a escola precisa manter um canal de comunicação junto aos pais e responsáveis para reforçar a importância da participação na educação das crianças e adolescentes. 

Leia também: Conheça 4 tecnologias digitais na educação para otimizar a aprendizagem!

Utilize ferramentas síncronas e assíncronas 

As ferramentas síncronas e assíncronas não precisam ser utilizadas separadamente na sala de aula. Por exemplo, uma aula online pode ter a utilização de fórum de discussão para que os alunos debatam sobre o conteúdo que o professor acabara de apresentar. É possível utilizar as duas opções de maneira integrada, desde que haja planejamento.

Além disso, essas ferramentas podem ser utilizadas durante as aulas presenciais tradicionais, abordagem pedagógica conhecida como blended learning. Trata-se de uma metodologia pedagógica que unifica o online e offline para aprimorar o ensino-aprendizagem.

Inclua a Plataforma AZ na metodologia de ensino 

A Plataforma AZ é uma solução educacional da Conexia Educação, uma das maiores referências no País quando o assunto é inovação e tecnologia educacional. Devido aos recursos diversos disponibilizados às escolas parceiras, pode ser utilizada como ferramenta síncrona e assíncrona.

O AZ oferece uma infinidade de conteúdos didáticos, que vão desde videoaulas até conteúdos gamificados no ambiente digital e físico. Ou seja, o professor pode utilizar materiais de apoio para as classes dentro e fora da sala de aula presencial. 

Além disso, as escolas podem contar com a educação híbrida, por meio da parceria com o Zoom para aulas ao vivo com total segurança e facilidade. Tudo isso com suporte integral de toda equipe AZ.

Ofereça um ensino-aprendizagem inovador e integral aos alunos da sua escola no próximo ano letivo! Acesse o site e seja uma escola parceira da Plataforma AZ.