Elas finalmente chegaram, as férias de final de ano. Só tem um detalhe: você está prestando vestibular. 

Por um lado, você está correndo atrás dos seus sonhos. Mas por outro, você já está exausto após um ano de preparação para essa etapa da sua vida. Então, o que fazer: estudar ou descansar antes da segunda fase dos vestibulares? Continue a leitura para descobrir!

A importância do descanso nas férias de final de ano 

Se você planejou usar as férias de final de ano apenas para estudar, nós temos uma má notícia: seu rendimento não será tão bom quanto você imagina. Já é cientificamente comprovado que o foco e a capacidade de reter informações caem rapidamente após algumas horas.

Isso porque o cansaço atrapalha os neurônios na transmissão de novos conteúdos para a memória de longo prazo. Ou seja, estudar horas a fio só trará problemas como:

  • estresse;
  • enxaqueca;
  • insônia;
  • perda ou ganho acelerado de peso;
  • depressão. 

Vale reforçar que, muitas vezes, o estudo em excesso tem como companheiros a falta de repouso e má alimentação — o time perfeito para desgastar a sua saúde.

A importância da rotina de estudos

Estabelecemos que estudar demais faz mal (apostamos que você escuta isso raramente). Mas agora vamos olhar para o outro lado dessa balança: a importância da rotina de estudos até mesmo durante as férias de final de ano.

Seja o vestibular em julho ou dezembro, a preparação só termina quando a última prova é entregue. Por isso, é fundamental manter uma rotina de estudos durante as férias de final de ano, mesmo que mais leve, já que esse é um período valioso para seguir se aperfeiçoando.

Vale lembrar, inclusive, que a segunda fase do vestibular costuma abordar tópicos com mais profundidade, já que elas são focadas nas disciplinas específicas da carreira selecionada pelos candidatos.

Ou seja, são exames mais complexos e exigentes para os estudantes, que pedem resiliência de quem quer transformar o sonho de entrar na faculdade em realidade.

Como conciliar as férias de final de ano com os vestibulares?

Não se prive de momentos especiais

Em dezembro temos datas importantes do calendário, como Natal e Ano Novo. Se for seu desejo participar dessas comemorações, deixe a culpa de lado e aproveite ao máximo esse momento de reunião com a família e os amigos. 

Mas se escolher focar no vestibular, converse com os parentes e amigos sobre essa prioridade e explique porquê você não estará presente nas celebrações. O importante é ter uma decisão clara e focada em mente, ao invés de estar em um lugar pensando em como seria estar no outro.

Crie uma rotina que se encaixa nos seus objetivos

Se já estabelecemos que uma rotina é importante para o sucesso do estudante, crie um cronograma e inclua momentos de estudo e de descanso. Desde o horário do almoço ao banho e de dormir, esse planejamento deve ser o mapa das suas férias.

Ao criar essa organização, será mais fácil entender seus próximos passos e não perder o foco em um momento tão importante.

Leia também: Aprenda a montar um cronograma de estudos de revisão para o vestibular

Entenda que descansar não é só sair com os amigos

Você percebeu que citamos ações como almoçar e dormir como momentos de descanso? Sim, isso foi proposital – e vamos explicar porquê. Muitos pensam que descansar é apenas encontrar os amigos, sair para jantar com a família ou virar uma noite jogando videogames.

Apesar desses serem momentos de descanso, eles não são a única maneira de relaxar durante a preparação para o vestibular. Ter um sono de qualidade, fazer atividades físicas, ler livros do vestibular ou não também ajudam a desligar a mente e recarregar a energia durante essa maratona de preparação.

Outra forma de conciliar os estudos com o descanso é assistir documentários, filmes e seriados que podem fornecer uma bagagem cultural para as provas e redação. Nós somos fãs desse tipo de aprendizagem, por isso separamos três conteúdos que mostram como é possível aprender se divertindo:

O que estudar nas férias de final de ano?

Já entendemos que seguir estudando nas férias de final de ano é a melhor opção para não perder o ritmo e conseguir se aperfeiçoar para a segunda fase, ainda mais desafiadora. Mas então o que estudar nessas últimas semanas?

Uma sugestão é aproveitar esse momento para recuperar a defasagem em alguma disciplina. Como o segundo semestre costuma ser mais puxado, essa “folga” é ideal para recuperar um conteúdo que não foi bem assimilado.

Para isso, você pode investir em resolver exercícios relacionados a esse conteúdo. Mas é claro que o melhor cenário é o que o estudante consegue praticar seu conhecimento em todas as disciplinas que podem cair na segunda fase do vestibular.

Você também pode praticar com edições anteriores das provas que prestará para melhor compreensão do formato oferecido por cada instituição. 

E se você quer uma ajudinha da Plataforma AZ para essa etapa final de estudos, vale a pena acessar o nosso canal no YouTube. Lá, criamos uma série de conteúdos voltados aos vestibulares para te ajudar a ter mais confiança e conhecimento nessa etapa tão importante da sua vida.

Acesse nosso canal para aprender se divertindo com a gente! E não se esqueça de compartilhar esse texto com amigos que não sabem como unir os estudos com as férias de final de ano.