Construir um repertório sociocultural é essencial para enriquecer a redação do Enem e conquistar uma boa nota. Nesse sentido, o aluno precisa estar atento a uma variedade de temas como sustentabilidade, inclusão social e saúde.

O repertório cultural é uma das competências avaliadas pelo Inep, responsável pelo Enem. Segundo o órgão, para obter a nota máxima (200 pontos), é necessário “apresentar informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.” 

O vestibulando pode absorver referências em maneiras diversas: por meio de livros, séries, filmes e outros. Por isso reunimos algumas dicas de materiais que ajudarão a construir um repertório de qualidade para a redação do Enem.

7 dicas para construção de repertório sociocultural para a redação do Enem

Ciências naturais e sustentabilidade

Temas relacionados às Ciências Naturais são importantes na construção de um repertório cultural para o Enem. 

Um exemplo é a radioatividade, que pode ser estudada por meio da série “Radioactive”, cinebiografia sobre Marie Curie. Vale saber que ela foi a primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobel, em duas categorias diferentes. 

Outro tema bastante atual que não faltam referências é a sustentabilidade. Para construir um repertório para o Enem, a sugestão é assistir os diversos documentários sobre a vida na natureza. 

Ademais, uma boa indicação é o filme “O Menino que Descobriu o Vento”, que pode servir para elaborar argumentos voltados para a sustentabilidade social. Já o longa-metragem “Não Olhe Para Cima” trata, de forma bem-humorada, o negacionismo cometido contra cientistas que alertam o perigo de um asteroide.  

Segurança e privacidade na internet

A privacidade e segurança na internet ganhou força após a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, grandes ataques cibernéticos demonstram a importância de garantir mecanismos para resguardar os usuários no ambiente virtual e evitar golpes e fraudes. 

Para ajudar o aluno a construir um bom repertório sociocultural sobre o tema, recomendamos a série “O Dilema das Redes”, que aborda os riscos para a sociedade de um mega vazamento de dados. 

Escassez de recursos e superpopulação 

Segundo projeções das Nações Unidas, o mundo deve ultrapassar os 8 bilhões de habitantes em novembro de 2022. 

Apesar de a população crescer em um ritmo mais lento desde 1950, a longevidade e a queda nas taxas de mortalidade infantil despertam perguntas como “será que o planeta tem recursos suficientes para a manutenção da vida humana?” e “é sustentável ter 8 bilhões de pessoas no planeta?”. 

Em menos de 80 anos, o planeta terá mais de 10 bilhões de pessoas. Não dá para negar que É MUITA GENTE! 

E para te ajudar a construir linhas argumentativas para a redação do Enem, o filme “Onde Está Segunda?” retrata uma sociedade em que é permitido apenas 1 filho por família, medida implementada para conter a superpopulação da terra. 

Igualdade de gênero

Além da sustentabilidade, outro tema que ganhou amplitude no século XX é a igualdade de gênero. Não por menos, a lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, lista diversos direitos para uma sociedade que deseja alcançar a igualdade e empoderar mulheres e meninas.

Nesse sentido, é essencial incluir o tema no repertório sociocultural para o Enem. Para isso, sugerimos a leitura da lista da ONU para entender as diretrizes propostas pela organização intergovernamental. Além disso, a Plataforma AZ indica o filme “Ataque dos Cães”, que aborda a masculinidade frágil e as consequências para a sociedade. 

No vídeo abaixo, os professores Rafael Colucci e Filipe Leite, da unidade SEB Lafaiete, em Ribeirão Preto, debatem melhor o tema. Confira:

Saúde mental

A saúde mental é um assunto a ser debatido o ano inteiro, não é mesmo? Apenas com a conversa que diversas nuances podem ser debatidos sobre o tema como o estigma sobre pessoas com transtornos mentais e da dificuldade de acesso aos tratamentos psicológicos.

Para a construção de repertório sociocultural sobre saúde mental, o filme “Divertidamente” retrata muito bem como as emoções agem no corpo, bem com a importância de cada uma delas. 

Na lista de filmes, inclua também “O Lado Bom da Vida”, longa-metragem que narra a vida de quem perdeu tudo e precisa se reerguer. Já o filme “In Treatment” é contado como se fosse várias sessões de terapia. 

Leia também: Confira 6 dicas para organizar o cronograma de estudos para a reta final do Enem 2022

Novas configurações familiares 

A estrutura das relações familiares tem mudado nos últimos anos. Com as novas configurações de família, hoje é possível ver com uma frequência maior pessoas com três pais, adoção de pessoas solteiras, isso sem contar na união estável — uma alternativa para o casamento tradicional. 

Esse tema é bastante rico, afinal, o conceito de família é amplo. Para os estudos para o Enem, o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2018, “Assunto de família”, é uma opção. Ele aborda a construção do afeto, apesar da situação caótica e de vulnerabilidade social onde os membros que constituem a família se encontram.

Inclusão de pessoas com deficiência

Nós já falamos sobre vários assuntos relevantes, como a sustentabilidade, saúde mental e igualdade de gênero, mas ainda falta um tema importante a ser discutido: a inclusão.

A inclusão social merece a atenção do estudante para o Enem, já que o vestibular costuma cobrar temas relacionados às minorias sociais com frequência. Nesse sentido, é essencial ter clareza quanto à inclusão, por exemplo, de pessoas com deficiência em vários âmbitos da sociedade. Vale lembrar que esse já foi um tema de redação

Já ouviu falar no capacitismo? Trata-se da discriminação que atinge pessoas com qualquer tipo de deficiência. Como dica de material para estudos sobre o tema está a série “Atypical”, que aborda o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Outra sugestão é o filme “No Ritmo do Coração”, vencedor do Oscar 2021. 

Gostou das indicações? Envie este post para um amigo que vai prestar o Enem 2022 e aproveite também para seguir a Plataforma AZ nas redes sociais (Instagram/YouTube/Facebook) para conferir outras dicas de como se preparar para os vestibulares!