A coordenação pedagógica é responsável por todos os processos que envolvem o ensino-aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, esse setor precisa analisar e corrigir falhas que podem prejudicar o desempenho acadêmico.

Na reta final do Enem, a coordenação pedagógica pode atuar para propor estratégias educacionais que auxiliem os estudos dos vestibulandos. Vale ressaltar que essas ações não podem acontecer apenas no campo acadêmico, mas também envolver a educação socioemocional. 

Além de melhorar a preparação dos alunos, tanto academicamente como emocionalmente, a coordenação pedagógica terá um valioso material de marketing educacional caso os vestibulandos recebam boas notas no Enem. Continue a leitura deste texto para saber mais. 

5 ações que podem ser adotadas pela coordenação pedagógica

Em 2022, as provas do Enem estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. Ou seja, ainda dá tempo de ajustar o planejamento acadêmico e ajudar os alunos nessa reta final. Veja dicas a seguir! 

1. Ajustar o currículo acadêmico para o Enem 

Uma das funções da coordenação pedagógica é a elaboração das diretrizes do currículo da escola. Nesse sentido, é possível alinhar o planejamento com a preparação na reta final do Enem em conjunto com os professores e alunos. 

Para isso, a escola precisa entender quais são os temas mais cobrados no Enem, e incluí-los no planejamento curricular do ano letivo. Além disso, cabe à coordenação pedagógica pensar em abordagens de ensino que melhor se adaptem às aulas.

Leia também: Saiba como a escola pode ajudar o aluno a obter alta performance no vestibular!

2. Prestar suporte emocional aos alunos

O Enem é uma prova que carrega um peso importante na vida acadêmica do aluno, sobretudo por ser a principal porta de entrada para algumas das principais universidades públicas do País. Por isso, é comum que os estudantes vivenciem momentos de angústia, tensão e ansiedade na preparação para o vestibular.

Isso significa que a coordenação pedagógica precisa incluir atividades que visem a manutenção da saúde mental dos alunos. 

Afinal, não adianta focar em habilidades cognitivas e acadêmicas, sem incluir também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos.

Entre as ações, é possível disponibilizar um psicólogo na escola ou realizar rodas de conversas com especialistas sobre questões relacionadas ao vestibular. 

A educação socioemocional também pode ajudar nesse momento. Trata-se do ensino-aprendizagem voltado para o desenvolvimento de habilidades emocionais  e comportamentais, tanto para o relacionamento pessoal, quanto interpessoal. Esse tema foi citado ao longo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

3. Avaliar o desempenho dos alunos

A avaliação de desempenho é uma das funções da coordenação pedagógica que pode ser usada para a melhoria da preparação dos alunos para o Enem. Para isso, é necessário aplicar avaliações que utilizam uma Matriz de Referência parecida com a utilizada no exame. 

Além disso, é possível aplicar avaliações focadas em habilidades exigidas no Enem, tais como interpretação de texto, raciocínio lógico e capacidade de argumentação — fundamental para ter uma boa nota na redação do Enem.

Contudo, além da avaliação, é importante analisar os resultados e definir quais ações podem ser feitas para melhorar o desempenho dos alunos. Essas ações e objetivos precisam ser alinhados com os professores, bem como encaixar no tempo disponível até a data do Enem. 

4. Oferecer auxílio para carreira profissional 

Como apontado anteriormente, a parte emocional do aluno faz a diferença para um bom desempenho no Enem. Contudo, o que pode atrapalhar o aluno nesse processo é a dúvida de qual carreira seguir, já que as possibilidades são diversas.

O Enem é essencial para pessoas que desejam seguir carreira profissional por meio de um curso superior, mas essa nem sempre é uma escolha fácil. Além da diversidade de áreas, há outros fatores como a influência externa de familiares e amigos e a própria cobrança do estudante. 

Para tornar esse processo mais leve, a coordenação pedagógica pode promover ações para auxiliar o aluno na escolha da carreira. Feiras de profissões e bate-papo com profissionais da área são excelentes ações para serem colocadas em prática, desde que a escola diversifique as áreas abordadas. 

5. Promover projetos interdisciplinares

A interdisciplinaridade é uma abordagem pedagógica que foge da tradicional separação das disciplinas por áreas do conhecimento. Nesse caso, elas são trabalhadas em conjunto em prol do ensino-aprendizagem integral. 

A coordenação pedagógica pode abordar a interdisciplinaridade por meio de projetos que visem a preparação do aluno para o Enem. Isso contribui para um ensino-aprendizagem participativo e engajado. 

Para promover projetos interdisciplinares, é preciso que a coordenação pedagógica atue em conjunto com os professores, afinal, os docentes têm noção melhor sobre o desempenho do aluno. Além disso, é fundamental oferecer as ferramentas necessárias para a realização das ações. 

Leia também: Entenda o que é interdisciplinaridade e como promover a integração de matérias no ambiente escolar

Como a Plataforma AZ pode ser utilizada na coordenação pedagógica? 

A coordenação pedagógica é responsável por diversas intervenções pedagógicas, sobretudo durante a preparação para o Enem. Nesse sentido, é importante contar com ferramentas que auxiliem professores, alunos e coordenadores nesse processo, como a Plataforma AZ.

A Plataforma AZ é uma plataforma de ensino que atua no físico e também no digital, construída para proporcionar uma experiência inovadora para a formação integral, da Educação Infantil ao Pré-vestibular.

O AZ oferece projetos pedagógicos com metodologia líder em notas 1.000 na redação do Enem e referência em aprovação no vestibular. 

Nesse sentido, para a coordenação pedagógica que deseja inovar na preparação dos alunos para um dos maiores vestibulares do país, o AZ disponibiliza correção de redação on-line, caderno e simulados do Enem nos principais vestibulares regionais.

Para melhorar ainda mais o currículo acadêmico da escola, também é possível utilizar o Programa AZ+, que realiza o mapeamento dos gaps dos estudantes e estrutura uma intervenção pedagógica personalizada.

Quer conhecer melhor a Plataforma AZ? Entre em contato com um consultor educacional e tire todas as suas dúvidas.