Os alunos do 3º ano do Ensino Médio precisam conciliar a rotina escolar com a preparação para o Enem e outros vestibulares. Para o equilíbrio perfeito, é fundamental contar com uma boa organização e ter um tempo para o descanso. 

Se você vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022, mas não sabe como organizar os estudos com as aulas regulares, a Plataforma AZ listou dicas que podem ajudar nessa organização. Confira! 

7 dicas para você organizar a rotina escolar na reta final do Enem

Para ajudar você a se organizar para o Enem, conversamos com o professor e diretor escolar, Zeid Sakr, que também é especialista em vestibulares. Veja as dicas!

1. Elabore um cronograma de estudos

Não existe receita pronta para o vestibular. Por isso, o estudante precisa adequar os métodos de estudos que funcionam, segundo as próprias necessidades. Para uma boa rotina escolar para o Enem, é essencial elaborar um calendário de estudos particular

Para isso, o vestibulando precisa avaliar o tempo disponível para os estudos e elaborar um cronograma. Dentro disso, em vez de separar o mesmo tempo para todas as matérias, um tempo maior deve ser reservado para as disciplinas com maior dificuldade

Além disso, o aluno precisa considerar o tempo reservado para a revisão dos conteúdos estudados anteriormente na rotina escolar. Os meses finais antes do Enem servem para rever temas esquecidos ou que não foram absorvidos corretamente. Por isso, a sugestão é começar a revisão semanas antes da prova.

2. Diversifique os métodos de estudos

Os livros são ótimos aliados para o aprendizado, mas o participante e a escola podem incluir outros materiais didáticos na rotina escolar de preparação para o Enem. Dessa maneira, o aprendizado será mais divertido, proveitoso e menos tedioso. 

Por exemplo, aprender história é mais divertido quando assistimos um filme sobre a Segunda Guerra Mundial em vez de ler apostilas e mais apostilas teóricas sobre o tema, não é mesmo?

A Plataforma AZ oferece playlist com vários temas que caem no Enem para os estudantes que gostam de estudar por videoaulas.

Aproveite também para estudar por meio de jogos digitais, músicas e outros materiais disponibilizados pela escola ou pelos cursinhos (sempre de olho na qualidade do material, ok?). 

Leia também: Não consegue ter um estudo produtivo? Veja dicas de como aprender e estudar melhor

3. Faça simulados

Muitos vestibulandos tendem a ignorar os simulados porque eles demandam horas de estudos. Porém, é imprescindível incluir a realização de simulados na rotina escolar de preparação para o Enem. 

O simulado serve como um termômetro, onde o aluno pode avaliar quais temas do Enem não foram bem aprendidos ao longo da preparação. Além disso, é uma maneira do candidato aprender como gerenciar o tempo para a prova, sobretudo para quem fará o vestibular pela primeira vez.

Contudo, não basta fazer o simulado. É essencial corrigi-los para avaliar quais questões foram erradas por falta de atenção, e quais foram por falta de conteúdo. 

Ou seja, inclua na rotina escolar a realização de, pelo menos, um simulado com 90 questões por semana, incluindo uma redação. E ah, não se esqueça de acompanhar o desempenho semanal, ok?

4. Mude as estratégias de estudo

Adotar técnicas diferentes de estudos é mais uma dica que pode ajudar sua rotina escolar antes do Enem. 

Alguns estudantes tendem a ligar o piloto automático antes do vestibular, ou seja, estudar da mesma forma que nos semestres ou vestibulares anteriores.

Com isso, o estudante pode não ter uma mudança significativa no desempenho, afinal, ele está seguindo o mesmo modelo de estudos de quando não teve um bom resultado. Por isso, faça a seguinte reflexão: “o que você tem feito de diferente dos outros anos para conseguir bons resultados?”.

A partir disso, é possível visualizar melhor os pontos de melhorias para a rotina escolar para o Enem: acrescentar horas no cronograma, ou focar nos assuntos com maior nível de dificuldade.

Ademais, cada matéria possui um estudo diferente. Por exemplo, as questões de cálculo precisam de um tempo maior para prática, se comparada à filosofia. 

Também é possível aumentar ou diminuir o nível de dificuldade dos exercícios. Essas mudanças podem ser feitas após uma avaliação minuciosa do estudante, com auxílio de um professor.  

Leia também: 10 dicas para turbinar os estudos na reta final para o Enem

5. Separe um tempo para o descanso

A rotina escolar para o Enem não precisa ser apenas de estudos e mais estudos. Afinal, o corpo e a mente precisam de descanso para melhor absorver os conteúdos revisados para o Enem. Nesse sentido, a organização dos dias deve ser feita de maneira a encaixar o descanso.

Dormir bem é essencial para uma boa preparação na reta final. Por isso, observe o seu corpo e veja qual a quantidade de sono ideal. Ademais, tire um tempo para praticar um hobby, fazer exercícios físicos ou, simplesmente, não fazer nada.

6. Mantenha uma alimentação saudável

Muito se comenta sobre a alimentação no dia do Enem. Porém, uma alimentação balanceada precisa ser incluída na rotina escolar para o Enem meses antes da prova. 

Nesse sentido, evite alimentos gordurosos e ultraprocessados e dê preferência para ingredientes que favorecem a concentração e atenção.

Se for possível, opte por um acompanhamento nutricional voltado para alto desempenho nos estudos. Além disso, não esqueça da hidratação e tenha uma garrafa de água sempre por perto durante os estudos. 

7. Tenha uma válvula de escape 

A preparação para o Enem é carregada de ansiedade e cobranças. Por isso, o estudante precisa incluir na rotina escolar alguma atividade que funcione como válvula de escape, para descontar toda a tensão desse período. 

Mesmo com o tempo apertado, é possível incluir algumas atividades físicas, como 20 minutos de caminhada no próprio bairro, um treino leve na academia do prédio ou do bairro. Caso não seja possível, aproveite as aulas de educação física para praticar esportes

Essas e outras atividades servem para deixar o cérebro em constante funcionamento, ajudando na preparação nos estudos. Outras dicas relacionadas ao equilíbrio entre os estudos e saúde mental podem ser vistos no vídeo abaixo. Dê uma olhada! 

Gostou das dicas? Até o Enem, a Plataforma AZ lançará uma série de conteúdos voltados para a preparação para o vestibular. Para não perder nada e arrasar na prova, acompanhe o blog e as redes sociais (Facebook/Instagram/YouTube/TikTok) da Plataforma AZ.