Você está cansado de se debruçar nos livros? Por mais que tente absorver novos conteúdos, parece que seu cérebro atingiu 100% de capacidade? 

Nessas últimas semanas de preparação para uma das provas mais importantes do País, sentimentos como estresse, angústia e ansiedade podem estar atrapalhando sua revisão e preparação para o Enem.

É por isso que a Plataforma AZ separou 5 dicas de séries para você maratonar e seguir aprendendo de maneira leve e divertida. De Chernobyl à Anne With an E, tem algo para todo mundo neste post!

AZ, assistir séries vai mesmo me ajudar no Enem?

Sabemos que pode parecer estranho pensar nas séries como uma possibilidade de aprendizagem. Mas as séries não só ajudam a compreender assuntos de alta complexidade, como também trazem um ponto de vista multidisciplinar aos temas abordados.

Sem contar que as horas que você passa em frente à televisão pode servir de repertório para as redações. Entretanto, é necessário ter alguns cuidados ao usar séries como uma forma de aprendizagem. Olha só:

  • sempre anote os temas abordados e as críticas feitas pela série em um caderno para facilitar a memorização;
  • assista as séries com um olhar crítico a fim de entender o tema à fundo;
  • não deixe de construir um ponto de vista ao relacionar a narrativa ao tema no momento da redação.

Vale a pena conferir: Como organizar a rotina escolar na reta final do Enem?

De Chernobyl à Anne com E: confira 5 séries que te ajudarão a construir um repertório cultural e acadêmico para o Enem

Chernobyl

Você sabia que o acidente nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, foi um dos piores desastres nucleares da história da humanidade? 

De acordo com Viktor Sushko, vice-diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa Médica de Radiação, é estimado que cerca de 5 milhões de cidadãos da antiga União Soviética, incluindo 3 milhões na Ucrânia, tenham sido afetados pelo desastre de Chernobyl. Na Bielorrússia, outras 800 mil pessoas também foram atingidas pela radiação.

Essa história trágica ganhou uma minissérie na HBO, que retrata os eventos do acidente. Nela também são expostos os esforços do cientista Valery Legasov, a física Ulana Khomyuk e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina em encontrar as causas do acidente.

The Big Bang Theory

Outra série que, assim como Chernobyl, tem a ciência como protagonista é The Big Bang Theory.

De cara, a história de três físicos e um engenheiro e sua amizade com a vizinha atriz não pode parecer muito valiosa para quem se prepara para os vestibulares. Entretanto, ao longo da história é possível conhecer grandes nomes da física e da matemática, além de ver explicações simplificadas de teorias, como a das cordas, do buraco de minhocas e das ondas gravitacionais. 

Sem contar os episódios onde Sheldon aborda uma de suas principais paixões: as bandeiras. Ou seja, você tem a oportunidade de aprender mais do que imagina nesta comédia escrita com a consultoria de especialistas para evitar erros.

Vale a pena conferir:  Confira 7 mitos e verdades sobre a redação do Enem

Yellowstone

“Yellowstone acompanha a luta, por vezes violenta, de uma família do interior do estado de Montana, nos Estados Unidos, contra a reforma de sua propriedade. A família Dutton, comandada pelo patriarca John tem um grande império latifundiário e se recusa a abrir mão de qualquer milímetro das terras que herdou. 

De um lado, grandes imobiliárias querem a propriedade para desenvolver o comércio local e expandir o espaço urbano, e do outro, comunidades indígenas protestando contra a tomada ilegal de terras pertencentes aos nativo-americanos. Mas independente de qualquer coisa, a família Dutton não pretende dar o braço a torcer e perder seu poder.

Yellowstone pode parecer interessante, mas você provavelmente está estranhando essa indicação em um post sobre vestibulares como o Enem. 

Um dos principais pontos é a luta entre as reservas indígenas e a ação intrusiva do homem branco em territórios sagrados do povo nativo. A série também mostra uma luta contra o machismo, com personagens femininos fortes.

Se você gostou de assistir o filme Ataque dos Cães, ganhador de melhor direção, vai maratonar essa série recomendada pelo professor de História, Filipe Leite!

Sex Education

Outra recomendação que sabemos que você vai aprender e se divertir é a maravilhosa Sex Education. Assédio, homofobia, sororidade, religião e educação sexual são apenas alguns dos tópicos abordados nas três temporadas desta série da Netflix.

Essa série se tornou uma das mais famosas da plataforma de streaming, mas se você ainda não ouviu falar dela, separamos uma breve sinopse para te convencer a dar o play:

“O inseguro Otis manja tudo quando o negócio é aconselhamento sexual, graças à sua mãe sexóloga. E aí a rebelde Maeve propõe criar uma clínica de terapia sexual para ajudar os colegas adolescentes.”

Leia também: Educação emocional: como encarar o Enem com saúde mental?

Anne com E

A última indicação deste texto é uma queridinha do público: Anne com E. Baseada em uma série de livros publicados no início do século XX, ela traz a história de Anne, que após viver uma infância abusiva em orfanatos, é enviada para viver com dois irmãos. 

A série acompanha o processo de amadurecimento, autoconhecimento e crescimento de Anne, além de abordar temas como desigualdade de gênero, racismo, intolerância religiosa, bullying e liberdade de expressão.

E para mostrar que até mesmo uma série da Netflix pode ser usada como repertório, a professora de redação Bruna Pigatto preparou uma introdução para o Enem de 2020, cujo tema foi falta de empatia nas relações sociais do Brasil, olha só:

“O seriado da Netflix Anne com E narra a trajetória de Anne Shirley, uma jovem orfã que, após perder os pais, enfrenta diversos abusos em orfanatos. Na obra, mesmo após ser adotada por um casal de irmãos, que vivem em uma pequena comunidade canadense, a protagonista enfrenta muitos desafios e preconceitos. Da mesma forma que a personagem da ficção, milhares de brasileiros enfrentam diariamente a falta de empatia nas relações sociais. Esse comportamento é fruto de uma cultura individualista e causa uma série de consequências à sociedade.”

De Chernobyl à Anne com E, qual foi sua indicação predileta? Envie este post para um amigo que vai prestar o Enem 2022 e aproveite também para seguir a Plataforma AZ nas redes sociais (Instagram/YouTube/Facebook/TikTok) para conferir outras dicas de como se preparar para os vestibulares!