Treinamento e técnica são alguns pontos-chave para a construção de uma redação nota 1000 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para garantir uma nota alta, um estudante precisa seguir passos como:

  • entender a estrutura do gênero textual dissertativo-argumentativo;
  • escrever com atenção às regras gramaticais;
  • compreender bem o tema e segui-lo à risca.

E uma dessas etapas é a construção de uma introdução que atende os requisitos da banca corretora. Mas o que é uma introdução nota mil para o Enem? É o que mostramos neste texto, com 7 exemplos de introdução para você estudar!

Como fazer uma introdução exemplar de redação do Enem?

É no início do texto em que nós apresentamos as principais questões que serão abordadas ao longo do conteúdo. Assim como neste texto você soube que traríamos exemplos de introduções ao ler os primeiros parágrafos, sua redação do Enem deve iniciar com uma abordagem geral do assunto, sem deixar de apontar a necessidade em discutir o problema em questão.

Para alcançar esse resultado (e uma nota mil), você pode dividir sua introdução em três partes:

  • contextualização do assunto que será abordado;
  • conexão do contexto com o tema em questão da redação;
  • mostrar a tese na qual você se baseará na produção do texto.

Sente que precisa de mais para realmente entender como alcançar a nota máxima na redação do Enem? Então é só seguir lendo, que temos sete exemplos de introduções para te ajudar!

Dois exemplos de introdução de redações nota mil do Enem para se inspirar

Vamos começar com dois exemplos de introdução de redações do Enem de estudantes da Plataforma AZ avaliadas como nota mil. 

Democratização do acesso ao cinema no Brasil

A estudante de Direito Caroline Baptista Machado, de 21 anos, ex-aluna da Plataforma AZ, tirou nota 1000 na redação do Enem 2019 cujo tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. 

No dia da prova, ela começou fazendo um resumo do que gostaria de falar, montou um rascunho do texto e foi fazer algumas questões. Depois voltou para reler de “cabeça fresca”, consertar os erros e passar a limpo. Confira a introdução da redação dela:

A aquisição de novas tecnologias permitiu o desenvolvimento de diversos setores do Brasil, o que facilita a obtenção de conhecimentos e conteúdos de forma rápida e prática.

Contemporaneamente, o cinema é um dos setores do país que se expande ao longo dos anos, transmitindo informações aos diferentes públicos. Entretanto, o acesso ao cinema ocorre de modo desigual entre os indivíduos presentes na sociedade brasileira.

Nesse contexto, essa diferença no acesso aos recursos cinematográficos persiste interpenetrada no país como subproduto da desigualdade entre as classes e regiões brasileiras e da alienação social diante desse panorama.

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Já a estudante de Medicina Maria Eduarda Fionda, ex-aluna do AZ, tirou nota máxima na redação do Enem de 2018, cujo tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 

Ela conta que o segredo foi estudar bem as estruturas pedidas pela banca de correção do Enem e praticar bastante. Ela revela que, ao se deparar com o tema, tomou um susto. 

Mas se concentrou e analisou palavra por palavra do tema e prestou bastante atenção nos textos de apoio. Assim, conseguiu organizar os argumentos que seriam usados e conquistar os 1000 pontos da redação. Leia o exemplo de introdução nota mil abaixo:

George Orwell, em sua célebre obra “1984”, descreve uma distopia na qual os meios de comunicação são controlados e manipulados para garantir a alienação da população frente a um governo totalitário. 

Entretanto, apesar de se tratar de uma ficção, o livro de Orwell parece refletir, em parte, a realidade do século XXI, uma vez que, na atualidade, usuários da internet são constantemente influenciados por informações previamente selecionadas, de acordo com seus próprios dados. Nesse contexto, questões econômicas e sociais devem ser postas em vigor, a fim de serem devidamente compreendidas e combatidas.

5 exemplos de introduções de redações do Enem escritos por professores de redação

Além dos exemplos acima, de redações avaliadas como nota mil pela banca corretora, nossos professores também prepararam 5 modelos de introdução para se inspirar nos seus estudos.

As dificuldades do acesso à Justiça no Brasil

Marina Rocha, professora do Colégio e Curso AZ do Rio de Janeiro, preparou uma introdução modelo para este tema, que pode ser conferida abaixo:

Para Rousseau, as leis existem para encaminhar a justiça ao seu objetivo. Esse raciocínio parece refletir a realidade, principalmente quando analisamos a Constituição brasileira, apelidada de Constituição Cidadã. 

Contudo, apesar de leis tão belas na teoria, a justiça está longe de atingir seu objetivo na prática. Afinal, prisões injustas e episódios de impunidade ilustram bem o cotidiano do país. Desse modo, é essencial analisar as dimensões políticas e culturais desse problema para buscar as soluções adequadas.

Efeitos da exclusão digital na sociedade brasileira

Bruna Pigatto, professora da Escola SEB Dom Bosco (parceira da Plataforma AZ), do Paraná, também preparou um exemplo de introdução para este importante tema, que pode surgir no Enem 2022.

Segundo o ex-presidente chileno Salvador Allende, não basta que todos sejam iguais perante a lei se a lei não for igual perante todos. 

No entanto, verifica-se que tal premissa não se aplica à atual realidade brasileira, visto que uma grande parcela da população enfrenta a exclusão digital e sofre com os seus efeitos. Nessa perspectiva, torna-se evidente que a ineficácia governamental em garantir igualitário acesso à internet impede os brasileiros de gozarem de direitos sociais básicos.

Consequências da evasão escolar na realidade brasileira

Outro exemplo de introdução foi produzido pela professora Bruna Pigatto, abordando desta vez a evasão escolar. Confira a sugestão dela para este tema: 

A produção cinematográfica “Central do Brasil”, indicada ao Oscar na categoria de melhor atriz, aborda a temática da defasagem educacional no país. O enredo gira em torno de uma professora aposentada, interpretada por Fernanda Montenegro, que trabalha como escritora de cartas para pessoas analfabetas na estação de trem que dá nome ao filme, na cidade do Rio de Janeiro. 

Embora seja uma obra ficcional, a narrativa apresenta semelhança com a atual realidade brasileira, uma vez que o país enfrenta diariamente as consequências da evasão escolar. Diante desse panorama, faz-se necessário analisar os fatores que contribuem para essa problemática: a ausência do Estado e a desigualdade social.

O problema da obesidade e sua influência para a qualidade de vida do brasileiro

Já David Gonçalves, professor do Colégio e Curso AZ do Rio de Janeiro, escolheu a obesidade para trabalhar a construção de uma introdução de qualidade para o Enem. 

No documentário americano “Super Size Me: A Dieta do Palhaço”, o diretor Morgan Spurlock se alimenta, durante um mês, apenas de lanches da rede americana de fast food mais conhecida mundialmente, o McDonald’s. A ideia era provar como pode ser nociva ao corpo humano a ingestão desse tipo de alimento.

A obesidade é um personagem não apenas comentado nos capítulos da obra, mas também, infelizmente, presente de forma cada vez mais expressiva no cenário brasileiro. Para análise desse problema, é fundamental a compreensão com ritmo de vida do povo brasileiro e da deslegitimação da obesidade como questão de saúde pública.

O preconceito contra mulheres na política do Brasil

E por último temos Janaina Cunha, professora do Colégio AZ João Pessoa, da Paraíba. Para ela, o preconceito na política vale ser trabalhado nos treinos para o Enem, como ela mostra no exemplo de introdução abaixo.

No início do século XX, após décadas de manifestações, as mulheres ainda não possuíam o direito ao voto. Um grupo militante decide então vigiar atos de injustiça, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Esse é o enredo do filme “As Sufragistas”, lançado em 2015 no Reino Unido.

Fora das cenas do drama, é possível reconhecer que a grande pressão do discurso sexista de restrição ao lar como cenário de atuação da mulher e a sujeição à opressão masculina continuam fazendo parte dos tiranos desafios na luta pela igualdade de direitos femininos, incluindo significativamente a política. Desse modo, é imprescindível uma tomada de postura impactante para mudar o cenário social contemporâneo.

Esperamos que esses exemplos de introduções te ajudem a conquistar uma redação nota mil no Enem. Se você quer aprender ainda mais com a AZ, siga a nossa página do Instagram e nosso canal no YouTube. Também vale a pena conferir os artigos abaixo, onde reunimos ainda mais dicas para te ajudar no vestibular: