Com sua primeira aplicação em 2020, o Enem Digital ainda desperta algumas dúvidas e gera rumores errôneos entre os participantes. Será que o Enem Digital pode ser feito em casa? O candidato perde mesmo sua prova se o computador quebrar?

Essas são apenas algumas das dúvidas sobre o formato digital do Exame Nacional do Ensino Médio que vamos responder se são mitos ou verdades. Continue a leitura para descobrir!

10 mitos e verdades sobre o Enem Digital

1. O Enem Digital pode ser feito em casa

Mito! Assim como na versão impressa, o participante que optar pelo Enem Digital deve comparecer ao local autorizado e indicado pelo Inep para realizar a prova. 

Nesse local, computadores sem acesso à internet são disponibilizados ao candidato. Ou seja, não é possível fazer o exame em um computador particular.

O Ministério da Educação (MEC) estuda a possibilidade dele ser realizado futuramente de forma remota com o auxílio de tecnologias que comprovem que o aluno efetivamente foi o responsável pelas respostas. 

Contudo, ainda não há previsão para essa mudança. 

2. A redação do Enem Digital é manuscrita

Verdade! Apesar de a prova ser realizada no computador, a redação precisa ser escrita à mão pelo participante. Uma folha é entregue ao candidato, assim como acontece na versão impressa. 

Por essa razão, o participante que optar pelo Enem Digital precisa levar uma caneta esferográfica de material transparente com tinta na cor preta para transcrever o texto na Folha de Redação. 

Leia também: Aprenda a montar um cronograma de estudos de revisão para o vestibular

3. O Enem Digital é aberto para todos os candidatos 

Mito! Até o momento, o MEC estabeleceu uma quantidade limitada de participantes que podem optar pelo Enem Digital — em 2022, por exemplo, foram ofertadas 101.100 vagas. Contudo, esse número pode aumentar nas próximas edições.

Além da quantidade de vagas, há a limitação geográfica. Devido à necessidade de estrutura adequada para a realização do exame, ele é aplicado somente nos municípios indicados pelo Inep. Em 2022, 99 cidades terão a versão digital. 

4. Quem optar pela versão digital do Enem não pode fazer a prova impressa 

Verdade! A escolha entre o formato impresso ou digital é feita na hora que o participante realiza a inscrição no site do Inep. Por isso, não é possível fazer a prova nas duas modalidades.

Nesse sentido, é essencial que o participante esteja atento quanto à escolha do formato, pois a opção não pode ser alterada após a conclusão da inscrição.

Vale ressaltar ainda que, caso o município escolhido pelo participante não tenha disponibilidade de vaga no formato digital, é possível optar por outro município.

5. Os Enem digital é aplicado em datas diferentes da prova impressa 

Mito! Em 2022, ambas provas serão aplicadas nos mesmos dias – 13 e 20 de novembro. Ambas as provas terão o mesmo horário de abertura e fechamento dos portões, 12h e 13h respectivamente (horário de Brasília).

Além disso, a ordem das provas segue a mesma para as duas versões do Enem. No primeiro domingo, o candidato fará a prova de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. No segundo domingo terá que fazer as provas de Matemática e Ciências da Natureza. 

Vale ressaltar que na segunda prova, o candidato recebe uma folha de rascunho para realização dos cálculos. 

6. O aluno pode acessar à internet no Enem Digital 

Mito! Apesar de ser realizada no ambiente virtual, o computador disponibilizado pelo Inep para o Enem Digital não tem acesso à internet

Além disso, o aluno não consegue acessar arquivos conectados por outros dispositivos, ou abrir aplicativos e softwares como calculadora e editores de texto. 

7. O Enem Digital adota ações para evitar fraudes

Verdade! Assim como acontece na versão impressa, fiscais acompanham o participante durante toda a prova. Também são aplicados os mesmos procedimentos de segurança para evitar a “cola” e fraudes.

Além disso, o Enem Digital oferece quatro opções de prova, com ordens de questões distintas em cada uma delas. A entrega acontece de maneira que o candidato faça a prova diferente do participante ao lado. 

O participante não pode escolher o computador onde irá fazer a prova. Isso porque cada máquina é pré-determinada para cada candidato. Para iniciar o exame, é necessário inserir uma senha individual. 

8. O candidato é desclassificado caso o computador apresente falhas 

Mito! A escola disponibiliza computadores extras. Além disso, um técnico em informática estará à disposição para solucionar eventuais falhas técnicas. 

Contudo, caso o participante demore mais do que 15 minutos aguardando um novo computador, ele terá de sair do local de prova e esperar a reaplicação do Enem na data divulgada posteriormente pelo Inep. 

Leia também: 5 dicas para estudar menos e aprender mais

9. O Enem Digital tem recursos de acessibilidade

Verdade! Segundo o edital do Enem Digital 2022, o Inep assegurará os recursos de acessibilidade para participantes que requeiram desde que comprovem a necessidade. Esse requerimento deve ser feito no ato da inscrição. 

Os recursos de acessibilidade estarão disponíveis para os participantes que apresentam:

  • baixa visão;
  • cegueira;
  • visão monocular;
  • deficiência física;
  • deficiência auditiva;
  • surdez;
  • deficiência intelectual (mental);
  • surdocegueira;
  • dislexia;
  • déficit de atenção;
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA);
  • discalculia;
  • pessoa com outra condição específica.

10. O Enem Digital tem as mesmas questões que a prova impressa

Verdade! O Enem Digital e o impresso são realizados na mesma data, por isso, ambos os formatos de prova possuem as mesmas questões. O que muda é a maneira com que o exame é aplicado. 

Caso as datas difiram, pode ser que o Inep altere as questões e/ou o conteúdo abordado nas provas. Porém, o nível de dificuldade de ambos os formatos será o mesmo

Agora que você sabe como funciona o Enem Digital, prepare-se para um dos vestibulares mais concorridos do País com a Plataforma AZ

Disponibilizamos diversos conteúdos gratuitos para o vestibulando se preparar para as provas. Acompanhe o blog AZ, ative as notificações do nosso canal do YouTube e dê um gás nos seus estudos!