Com o perfil dos alunos do Ensino Médio passando por transformações significativas ao longo dos anos, proporcionar uma educação que atenda a um público tão abrangente tornou-se uma tarefa complexa. 

Em 2022, o Censo Escolar revelou um total de 7,9 milhões de matrículas no Ensino Médio, destacando a magnitude e a heterogeneidade desse grupo. Diante desse cenário, compreender as características prevalentes entre os jovens torna-se essencial para construir estratégias educacionais que promovam o desenvolvimento integral.

Você verá, neste post, algumas dessas características e como a escola pode se aproximar desse público dinâmico, fomentando um ambiente educacional alinhado às suas necessidades e realidades.

5 pontos que ajudam a entender o perfil de alunos do Ensino Médio

Saúde mental é prioridade

Uma pesquisa abrangendo mais de 7,7 mil adolescentes e jovens de todo o Brasil revelou que metade deles sentiu a necessidade de buscar ajuda relacionada à saúde mental. Dentre os participantes que optaram por não buscar ajuda, a insegurança foi mencionada por 29%, enquanto 26% relataram desistência de procurar auxílio. 

Essa pesquisa reflete uma mudança notável nas atitudes em relação à saúde mental entre os jovens de hoje, quando comparados às gerações anteriores. Eles demonstram uma conscientização sobre a importância do equilíbrio entre corpo e mente.

Essa conscientização os impulsiona a adotar práticas que visam promover o bem-estar emocional. Nesse sentido, a desestigmatização das questões relacionadas à saúde mental também se destaca entre os alunos do Ensino Médio. Ao contrário das gerações passadas, esses jovens não hesitam em buscar apoio quando necessário. 

Como a escola pode agir? 

A aceitação de que cuidar da saúde mental é uma parte essencial da jornada educacional e evidencia uma transformação cultural significativa. Neste contexto, reconhecer a importância do apoio psicossocial torna-se vital. 

Gestores escolares podem desenvolver programas que abordem questões emocionais e sociais, criando um ambiente educacional que promova não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o bem-estar emocional e o desenvolvimento saudável dos alunos do Ensino Médio.

Alunos protagonistas 

Ao buscar entender o perfil do aluno do Ensino Médio, é crucial reconhecer que esses jovens desejam ser protagonistas no processo de tomada de decisão. Eles não estão satisfeitos em simplesmente seguir regras, pois buscam a oportunidade de reforçar seus pontos de vista sobre os assuntos que afetam suas vidas, inclusive na escola.

Nesse contexto, a escola pode desenvolver esse perfil encorajando a participação ativa dos alunos em debates, promovendo espaços de diálogo abertos e incentivando a expressão de opiniões divergentes de maneira respeitosa.

Como a escola pode agir?

A escola pode promover debates regulares em sala de aula, abordando temas relevantes e desafiadores. Também é possível criar fóruns online para a discussão de questões importantes, permitindo que os jovens expressem seus pontos de vista de maneira construtiva.

Para estimular a participação dos alunos do Ensino Médio, a escola pode também:

  • oferecer programas de mentoria que auxiliem os estudantes a desenvolverem suas habilidades de comunicação e liderança;
  • fornecer aconselhamento personalizado para apoiar o crescimento individual, incentivando a autonomia e a autorreflexão;
  • estimular o aluno na construção da aprendizagem, desde a criação do Projeto Político Pedagógico até atividades aplicadas na rotina escolar. 

Jovens conectados

Os alunos do Ensino Médio no Brasil estão conectados à internet em larga escala, com 91% dos adolescentes e jovens relatando acesso diário, comparado a 67% dos adultos. Diante dessa realidade, abordagens pedagógicas tradicionais que negligenciam a incorporação da tecnologia podem ser prejudiciais. 

A conexão constante à internet faz parte da rotina desses estudantes, influenciando diretamente seus métodos de aprendizagem e interação com o conhecimento. Ignorar esse contexto pode resultar em uma desconexão entre o ambiente educacional e a realidade dos jovens.

A integração de abordagens pedagógicas que incorporam a tecnologia é essencial para criar um ambiente de aprendizagem relevante e eficaz para alunos do Ensino Médio. Gestores escolares devem considerar estratégias que promovam um ensino dinâmico e alinhado com suas experiências digitais diárias.

Como a escola pode agir? 

  • Investir na criação de recursos digitais educativos que complementem o currículo escolar;
  • Implementar metodologias ativas na sala de aula, a exemplo da gamificação;
  • Utilizar recursos de aprendizagem digitais, como e-books, videoaulas e plataformas interativas;
  • Utilizar plataformas de aprendizado online para disponibilizar conteúdos de forma interativa e acessível.

Objetivos pessoais conectados ao coletivo

É possível observar também uma mudança nos objetivos pessoais dos alunos, que agora estão mais conectados às necessidades do coletivo. Pensar em soluções justas para a sociedade, o meio ambiente e a comunidade tornou-se uma prioridade em relação ao desejo de ascender na carreira, por exemplo. 

Nesse sentido, a escola desempenha um papel vital no desenvolvimento desse senso coletivo, incentivando projetos que envolvam os estudantes em ações sociais, projetos ambientais e atividades comunitárias. 

A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta a importância de estimular o lado cidadão na educação, não apenas para os alunos do Ensino Médio, mas em toda a Educação Básica. 

Dentro da BNCC, são destacadas as Competências Gerais, habilidades e atitudes que se espera que os alunos desenvolvam ao longo de sua trajetória escolar. Dentre essas competências, enfatiza aspectos relacionados à responsabilidade social e ao respeito à diversidade. 

Esses elementos contribuem para o desenvolvimento de uma consciência coletiva, incentivando os alunos do Ensino Médio a refletirem sobre questões sociais, a compreenderem seu papel na comunidade.

Como a escola pode agir?

  • Incluir atividades que estimulem o pensamento crítico e a análise reflexiva na grade curricular;
  • Implementar atividades que promovam a responsabilidade social e o respeito à diversidade;
  • Proporcionar oportunidades para os estudantes questionarem e avaliarem diferentes perspectivas, promovendo uma compreensão mais profunda e diversificada dos problemas.

Inspiração em terceiros

O papel de terceiros na construção da identidade dos alunos do Ensino Médio é significativo. Esses figuras servem como referências, proporcionando pontos de partida para os jovens criarem suas próprias trajetórias. 

De maneira geral, a relação com os professores ainda é considerada um aspecto fundamental para o sucesso escolar, conforme indicado pelos dados da pesquisa encomendada pelo Todos Pela Educação. Cerca de 79% dos estudantes concordam que tiveram um educador que os ajudou a construir seus sonhos. 

Este dado destaca a importância da figura do professor como guia, alguém capaz de orientar os alunos não apenas no aprendizado acadêmico, mas também no desenvolvimento de suas aspirações e objetivos pessoais.

Como a escola pode agir? 
  • Promover atividades que estimulem uma conexão mais pessoal entre professores e alunos, criando um ambiente propício para diálogos abertos sobre objetivos e aspirações;
  • Implementar iniciativas que reconheçam publicamente e valorizem o trabalho dos professores, destacando seu papel crucial na formação integral dos estudantes;
  • Incluir atividades e discussões no PPP que abordem temas relevantes para os jovens, facilitando a conexão entre o conteúdo acadêmico e suas trajetórias pessoais;
  • Integrar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para alunos do Ensino Médio, capacitando os professores a apoiá-los não apenas no aspecto acadêmico, mas também em seu crescimento pessoal e emocional.

Embarque conosco na jornada de compreender e se aproximar do dinâmico perfil dos alunos do Ensino Médio! Na Plataforma AZ, estamos prontos para enfrentar os desafios dessa diversidade e oferecer uma educação que vai além do acadêmico. 

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