O marketing para educação é um conjunto de estratégias de comunicação e promoção de instituições de ensino para atrair e fidelizar alunos. A partir disso, é possível ampliar o alcance da instituição, gerar visibilidade e estabelecer uma comunicação efetiva com a comunidade escolar. 

Essa estratégia é importante caso a escola queira se destacar em um setor acirrado, no qual é crescente a preocupação em utilizar ações para atrair alunos. 

No entanto, além de um plano de marketing estruturado, a escola precisa oferecer um ensino de qualidade para ter taxas positivas de matrícula o ano inteiro. Entenda a seguir! 

O que é marketing para educação?

Marketing é uma estratégia de comunicação e promoção de produtos e/ou serviços para criar demanda e atrair e fidelizar clientes. Entre as ações, envolve identificação de necessidades e desejos dos consumidores e criação de valor para o produto.

Com o crescimento da internet, principalmente das redes sociais, o marketing digital passou a fazer parte dessa estratégia. Os meios digitais permitem alcançar e engajar o público-alvo de maneira direta e personalizada, além da ampla variedade de opções para a criação de conteúdo e campanhas publicitárias. 

Quanto ao marketing para educação, todas as possibilidades citadas acima também se aplicam. Nesse caso, o público-alvo são professores, alunos, pais e responsáveis, entre outras pessoas que fazem parte do ecossistema de uma instituição de ensino. 

O objetivo final é aumentar a procura e atrair mais estudantes para a instituição, impactando na taxa de matrícula escolar e, eventualmente, na rematrícula. Ao aplicar estratégias de maneira eficaz, as instituições de ensino podem melhorar sua reputação no mercado educacional.

Contudo, não adianta ter plano de marketing para educação bem estruturado se a escola não oferecer um ensino-aprendizagem de qualidade. Afinal, a instituição de ensino tem uma relação de consumo com família e alunos. Por isso, precisa estar atenta para oferecer sempre o melhor serviço para atrair novos estudantes

Quais são os benefícios do marketing educacional?

Há diversos benefícios ao utilizar o marketing educacional, como a possibilidade de ampliar seu alcance, sobretudo na internet. Confira!

Maior alcance de pessoas

Uma escolinha funciona bem apenas com alguns poucos estudantes do próprio bairro. Já as escolas com várias turmas precisam adotar estratégias para alcançar pessoas de localidades distantes, mas que estejam interessadas em uma escola com ótimo ensino.

É aí que entra o marketing para educação. Por meio dessa estratégia, é possível ampliar o alcance de uma instituição de ensino, atingindo alunos de diferentes regiões da cidade. Consequentemente, maiores são as chances de aumentar a taxa de matrícula. 

Gerar visibilidade para a escola

O mercado educacional sempre está aquecido, afinal, sempre haverá demanda de alunos, pais e responsáveis em busca de boas escolas. No entanto, é importante posicionar a instituição de ensino à frente da concorrência. Lembre-se, na era digital, quem não é visto, não é lembrado! 

Dessa maneira, uma família que busca uma escola com ensino bilíngue, pode se deparar com uma instituição de ensino que ofereça essa metodologia pedagógica ao fazer uma pesquisa rápida no Google. Além disso, a visibilidade pode ser gerada por meio de anúncios criativos nas plataformas de busca e nas redes sociais em períodos de matrícula. 

Outra maneira de gerar visibilidade no marketing de educação é apresentar os valores compartilhados pela escola. Afinal, pais e responsáveis podem priorizar as instituições que sigam as mesmas crenças que eles.

Comunicação com o público-alvo 

Assim como em outros nichos, o marketing para educação estreita os laços entre a marca e cliente por meio de uma comunicação humanizada, que gera a identificação com o público-alvo. Tratando-se de ensino, é ainda mais importante utilizar ferramentas que dialoguem diretamente com as pessoas certas, sobretudo pelo valor dado à educação.

Como apresentado anteriormente, a educação é uma questão sensível para as famílias. Por isso, é preciso ter atenção às estratégias utilizadas com o público: em vez de uma abordagem de vendas agressivas, demonstrar entender os desejos das famílias ajuda a desenvolver um engajamento, que pode se transformar em nova matrícula. 

Saiba também: 5 benefícios das reuniões escolares para a família e equipe pedagógica

7 dicas para melhorar o marketing educacional 

  1. Identifique o público-alvo para entender as necessidades e desejos;
  2. Invista no marketing de conteúdos, principalmente em Search Engine Optimization (SEO);
  3. Aposte na comunicação em múltiplas plataformas online (mídias sociais, anúncios online, e-mail marketing, etc.);
  4. Ofereça conteúdo de valor e atraente para pais, responsáveis e alunos, posicionando-se como autoridade no que se refere a ensino de qualidade;
  5. Apresentar as vantagens e resultados práticos para pais, responsáveis e alunos;
  6. Foque nos diferenciais da escola;
  7. Faça parcerias com influenciadores do nicho de estudos/educação.

Ensino-aprendizagem inovador aliado ao marketing educacional

No marketing para educação, é fundamental evidenciar os diferenciais da escola, desde as instalações físicas até as abordagens pedagógicas adotadas pelos professores. Obviamente, não vale mentir, pois além de ser antiético, pode se caracterizar como propaganda enganosa — afinal, o aluno não recebeu o que foi prometido.

Ademais, a escola precisa estar por dentro das tendências educacionais para estar na frente da concorrência e, consequentemente, atrair e reter alunos. Nada melhor que aprimorar o ensino por meio da tecnologia, principalmente por esse recurso ser de alto domínio da nova geração de estudantes.

Nesse caso, a sua escola pode contar com a Plataforma AZ, sistema de ensino da Conexia Educação. A solução educacional completa promove a alta performance dos estudantes, o gosto pelo estudo e potencializa a aprendizagem para um mundo de possibilidades.

A metodologia AZ conta com soluções multiplataformas e planejamento de estudo baseado na estratégia de gestão PDCA, adaptada à prática pedagógica. Além disso, os conteúdos acadêmicos são alinhados às diretrizes Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e competências socioemocionais fundamentais para a formação integral do aluno.

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