O Novo Ensino Médio tem como objetivo tornar o Ensino Médio mais flexível e adaptável às necessidades e interesses dos estudantes, permitindo que eles escolham parte do conteúdo que irão estudar de acordo com suas áreas de interesse e objetivos de carreira.

Agora, o currículo da última etapa da Educação Básica será organizado por áreas do conhecimento, e não por disciplinas. Além disso, o aluno terá formação Técnica e Profissional.

Apesar de benéfica para o aluno, o Novo Ensino Médio apresenta mudanças significativas na grade curricular que todos estavam acostumados. E com a implementação gradual, algumas escolas podem ter os dois currículos ao mesmo tempo, deixando os alunos perdidos.

Como explicar o novo currículo aos alunos?

Para tornar o Novo Ensino Médio atrativo, o primeiro passo é apresentá-lo corretamente aos alunos. Veja dicas a seguir! 

Saiba quais são as principais dúvidas

A chegada do Novo Ensino Médio nas escolas brasileiras é gradual. Por causa disso, o aluno pode transitar entre os dois currículos. A implementação começou em 2022 para o 1° ano, e segue em 2023 para o 2° e finaliza em 2024, com a chegada para o 3° ano. 

O novo currículo é repleto de informações novas, o que pode confundir não apenas os alunos, mas também os familiares. Por causa disso, a escola primeiro precisa entender quais são as principais dúvidas do Novo Ensino Médio, para esclarecer à toda a comunidade acadêmica. Os seguintes temas podem ser trabalhado: 

  • Como vai ser esse novo Ensino Médio?
  • Vai ter 4° ano do Ensino Médio em 2023?
  • Quantos anos dura o Novo Ensino Médio?
  • O que são Itinerários Formativos?
  • Como elaborar o Projeto de Vida?

Utilize a gamificação 

A gamificação é a aplicação de elementos de jogos em contextos não lúdicos, como no ensino-aprendizagem e até mesmo na resolução de problemas sociais. Esses elementos incluem pontos, níveis e recompensas, entre outras características comuns nas narrativas do universo do videogame.

O objetivo da gamificação é engajar e motivar as pessoas a participarem de uma atividade que, de outra forma, poderia ser considerada pouco atraente. Esse recurso conversa diretamente com os jovens, afinal, essa galera adora se divertir com videogame.

Ao adicionar elementos de jogo na apresentação do Novo Ensino Médio, é possível tornar esse processo atraente e divertido, aumentando a participação e o interesse pelo novo currículo.

Disponibilize guia virtual

O Novo Ensino Médio é repleto de mudanças que podem ser complexas em um primeiro momento. Por isso, disponibilizar um guia explicativo online pode ser uma ferramenta importante para os alunos, afinal, a nova geração de alunos é conectada e sabe utilizar tecnologias muito bem. 

Para isso, utilize recursos visuais que facilitem a compreensão das informações. De todo modo, é importante focar na explicação didática do Projeto de Vida, que visa transformar o aluno protagonista na construção do futuro acadêmico e profissional. 

Além disso, vale frisar que o Novo Ensino Médio não exclui disciplinas, mas sim, reforça a interdisciplinaridade nas teses da etapa educacional. 

Promova rodas de conversa

Conversar com os alunos é importante para esclarecer, cara a cara, as principais dúvidas do Novo Ensino Médio. Mais do que isso, também serve para explicar os benefícios das novas mudanças para o ensino-aprendizagem, sobretudo em pontos que podem causar descontentamento entre os jovens. Por exemplo, o aumento da carga horária.

No caso acima, essa mudança pode parecer ruim, afinal, os alunos terão que passar mais tempo na escola. Por isso, a escola precisa utilizar uma linguagem clara e próxima dos jovens para explicar como esse e outros processos acontecerão. É importante que as rodas de conversa aconteçam antes da implementação do novo currículo. 

Estimule conversas entre o orientador pedagógico e os alunos

Uma das maiores mudanças trazidas no Novo Ensino Médio é o protagonismo do aluno. Nesse sentido, os jovens podem escolher disciplinas e projetos alinhando os interesses acadêmicos e profissionais. No entanto, esse maior poder de escolha pode confundir os alunos, deixando-os perdidos na hora de montar a grade curricular.

Para sanar essa lacuna, a escola pode disponibilizar orientadores pedagógicos para ajudar o aluno a montar o planejamento para o Ensino Médio alinhado aos interesses pessoais. Essa ação é ainda mais importante para o Projeto de Vida, que visa desenvolver habilidades para o aluno alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos a longo prazo em diversos aspectos da vida.

Prepare sua escola para o Novo Ensino Médio com a Plataforma AZ

Mais do que um sistema de ensino da Conexia Educação, a Plataforma AZ é uma solução educacional completa que promove a alta performance dos estudantes, o gosto pelo estudo e potencializa a aprendizagem para um mundo de possibilidades. 

Para isso, são disponibilizadas soluções multiplataformas e um planejamento de estudo baseado na estratégia de gestão PDCA adaptada à prática pedagógica.

Para ajudar sua escola a apresentar o Novo Ensino Médio, conheça as ferramentas disponibilizadas pela Plataforma AZ

Materiais de apoio

A Plataforma AZ preparou dois materiais com informações valiosas para a implementação do Novo Ensino Médio em sua escola, com mais praticidade e flexibilidade. Veja:

Novo Ensino Médio AZ

A Plataforma AZ disponibiliza um conjunto de ferramentas acadêmicas preparadas para estimular a autonomia e o gosto pelo estudo, além de proporcionar soluções educacionais que fazem sentido para os alunos. Todo o projeto é 100% alinhado às normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Itinerários Formativos.

Um desses recursos são os microcursos baseados nos quatro eixos dos Itinerários Formativos para ampliar a visão de mundo do aluno, aproximando-o e preparando-o para a escolha da carreira. Além disso, os educadores têm flexibilidade para utilizar os conteúdos digitais produzidos pelos especialistas do AZ como e onde quiser.

Que tal potencializar a aprendizagem dos alunos da sua escola com o AZ? Preencha o formulário online e veja como podemos te ajudar.