Em uma sociedade globalizada e conectada, as inovações na escola são mais um exemplo de como o perfil do aluno do século XXI mudou. Ele requer um ensino-aprendizagem menos engessado e mais dinâmico. 

Apesar da unidade de ensino precisar acompanhar essas mudanças, o desconhecido pode gerar desconforto para gestores escolares e professores, acostumados com práticas administrativas e pedagógicas tradicionais. 

Mas neste post, você vai entender os benefícios da inovação escolar para todos e como a Plataforma AZ pode ajudar nesse processo.

Quais as características das escolas inovadoras? 

A inovação se tornou uma constante em diversas áreas – e não é diferente na educação. Inovar significa adotar ferramentas, metodologias e estratégias para melhorar determinados processos. Na área educacional, por exemplo, as mudanças podem acontecer na prática pedagógica.

Por isso, implementar a inovação na escola garante a melhoria na qualidade da educação oferecida ao aluno. Porém, apesar de estar muito atrelado à tecnologia, esse conceito vai além da utilização de aparatos tecnológicos de última geração. 

A inovação também pode acontecer por meio da mudança de hábitos e comportamentos de gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e demais funcionários. Dessa forma, diversos processos da escola podem ser atualizados e melhorados.

Para isso, é necessário ter um olhar atento quanto às melhorias que podem ser feitas na escola. Por exemplo, quando um professor analisa que os alunos não absorvem determinado conteúdo como o planejado, ele pode desenvolver metodologias para favorecer esse aprendizado.

Entre as principais características de uma escola inovadora, vale citar:

  • acompanhar as novidades e tendências educacionais;
  • colocar o aluno como protagonista do aprendizado;
  • adotar metodologias de ensino inovadoras; 
  • envolver toda a comunidade escolar nos processos de mudança;
  • oferecer uma formação integral ao aluno;
  • utilizar novos recursos de avaliação de aprendizagem;
  • implementar a cultura de melhoria contínua em toda a escola; 
  • promover capacitação constante aos professores e demais funcionários. 

Entenda quais são os benefícios da inovação na escola

A seguir, saiba como a inovação na escola pode ajudar no aumento das taxas de matrícula, além de promover um ensino-aprendizagem de qualidade ao aluno. 

1. Otimizar a gestão escolar e pedagógica

Uma escola precisa lidar com diversos processos na rotina. É necessário lidar com a folha de pagamento de funcionários, contratação de fornecedores, entre outras atividades financeiras e administrativas. Ademais, as demandas necessárias para promover um ensino-aprendizagem de qualidade precisam de atenção. 

Sem organização e planejamento, detalhes importantes para o funcionamento da instituição de ensino podem ser deixados de lado por falta de um controle eficiente. Contudo, ao adotar práticas de inovação na escola, a gestão escolar é facilitada por meio de diversas ferramentas tecnológicas.

Ademais, ao otimizar as burocracias e processos, a inovação na escola contribui também para a melhoria da gestão pedagógica. Afinal, o papel do professor é se preocupar em planejar cada aula para oferecer o melhor ensino ao aluno – e não passar horas preenchendo lista de presença ou lançar notas no boletim. 

2. Favorece a captação e retenção de alunos 

Ao implementar práticas e ferramentas para promover a inovação na escola, é possível aumentar as taxas de matrícula de várias maneiras

Para exemplificar, imagine deixar de lado os tradicionais comunicados impressos e começar a passar a utilizar aplicativos de mensagens. Essa troca, que facilita a comunicação entre a escola e a família, elimina uma dificuldade que pode gerar insatisfação.

Utilizar práticas de inovação na escola como essa garante que os problemas sejam identificados e corrigidos a tempo de evitar perda de cliente e, consequentemente, queda no faturamento. 

Mas além de manter os alunos matriculados, a inovação escolar é importante para a captação de novos estudantes. Isso pode ser feito, por exemplo, ao utilizar estratégias de marketing educacional mais humanizadas e centradas nos desejos do cliente, em vez do tradicional marketing voltado para apenas para vendas. 

Além disso, a adoção de metodologias de aprendizagem e avaliação inovadoras também contribuem para a escola ter bons índices de taxas de matrícula. Assim, melhorar os serviços oferecidos é importante para a instituição de ensino que não quer perder alunos. 

3. Proporciona motivação e engajamento na sala de aula 

A sala de aula é o espaço em que os estudantes passam boa parte do seu dia. Em alguns casos, como no ensino integral, a criança ou adolescente passa mais tempo na escola do que em companhia familiar. 

Assim sendo, esse espaço precisa ser acolhedor e oferecer um ensino-aprendizagem que contemple todas as dimensões formativas do aluno. 

Para isso, a escola pode adotar metodologias pedagógicas que tornem o aluno protagonista do próprio percurso acadêmico. Dessa forma, maiores são as chances desse indivíduo se desenvolver integralmente. A educação socioemocional, por exemplo, é vista como uma das maiores inovações recentes na área educacional. 

Para além da formação, às práticas inovadoras na educação tornam o aprendizado mais autônomo e dinâmico, o que favorece a motivação e o gosto pelo estudo. Afinal, em uma sociedade cada vez mais centrada na tecnologia, é necessário que a escola esteja na mesma sintonia dos jovens. 

Leia também: O papel da escola deve ir além do currículo pedagógico

Como a Plataforma AZ pode contribuir com a inovação escolar 

Uma das possibilidades para alcançar a inovação na escola é por meio de metodologias de ensino inovadoras. Para isso, sua escola pode contar com a Plataforma AZ de Aprendizagem, solução educacional completa da Conexia Educação

Com os recursos da plataforma, os estudantes têm uma experiência inovadora para a formação integral, da Educação Infantil ao Pré-vestibular, por meio de metodologia que estimula a autonomia, o protagonismo e o gosto pelo estudo.

Entre os recursos, a Plataforma AZ oferece;

  • Trilha personalizada de aprendizagem;
  • Plataforma com mais de 49 mil videoaulas;
  • Feedback imediato para os alunos;
  • Dashboard de desempenho acadêmico; 
  • Plataforma de jogos lúdicos e interativos, disponível em inglês e português;
  • Suporte completo para gestores e professores.

Não deixe de lado a inovação na sua escola! Entre em contato com um consultor educacional e saiba como se tornar uma parceira da Plataforma AZ.