A gestão acadêmica envolve a integração dos setores administrativos e pedagógicos, ou seja, funciona como se fosse uma secretaria. Os processos garantem o pleno funcionamento da instituição de ensino. 

Entre as atividades, a gestão acadêmica precisa lidar com:

  • matrícula de alunos;
  • envio de dados para órgãos educacionais;
  • emissão de documentos acadêmicos;
  • gerenciamento de boletim acadêmico e presença de aula;
  • registrar a atualizar cadastro de professores e demais funcionários;
  • captação de alunos;
  • organização do calendário acadêmico.

Mas mesmo com tantas responsabilidades, uma boa gestão acadêmica possibilita que a escola alcance ótimas taxas de retenção de alunos, tenha excelentes índices educacionais e, o mais importante, ofereça um ensino-aprendizagem de qualidade

Continue a leitura para entender como melhorar a gestão acadêmica da sua instituição de ensino.  

Como tornar a gestão acadêmica eficiente? 

A tecnologia é essencial para o pleno funcionamento da gestão acadêmica. Desse modo, a Plataforma AZ separou 5 práticas tecnológicas que vão facilitar a maneira como os processos são feitos na sua escola. Veja a seguir!   

1. Análise de dados 

Nos últimos anos, cresce o debate sobre a importância da coleta e tratamento de dados. Termos como Big Data, que aborda o uso de grandes e complexos volumes de dados, entrou na lista de preocupação de praticamente todas as áreas —  e pode ser aplicado também na educação.   

Por meio de técnicas de lógica e de ferramentas tecnológicas, a análise de dados visa avaliar dados para gerar informações valiosas. A partir disso, é possível tomar decisões, com base nos insights gerados. Essa é uma maneira de criar ações de acordo com cenários reais.

Na educação, a análise de dados pode ser aplicada para melhorar a gestão acadêmica de diferentes maneiras. Por exemplo, uma escola pode utilizar dados para avaliar o desempenho dos alunos e traçar estratégias para personalizar o ensino-aprendizagem

Além disso, a gestão acadêmica se beneficia da análise de dados quando a escola consegue prever quais alunos estão sujeitos à evasão no próximo ano letivo. Dessa maneira, a instituição de ensino pode antecipar as ações para retenção de alunos. 

Contudo, a escola que deseja utilizar a análise de dados na gestão acadêmica precisa estar atento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa resguardar a privacidade e a liberdade no uso de dados pessoais.  

2. Software de gestão escola

A automação é essencial para otimizar os processos que envolvem uma gestão acadêmica eficiente. Nesse sentido, é preciso contar com o auxílio de tecnologias como softwares de gestão escolar, que auxiliam nas rotinas e reduzem a burocracia.

Geralmente, um software escolar consegue integrar os diversos setores da escola, como o contábil, financeiro e pedagógico. Assim é possível ter uma gestão acadêmica eficiente e completa. Entre as funcionalidades, essa ferramenta pode oferecer:

  • relatórios estatísticos;
  • controle de presença escolar;
  • boletim acadêmico online;
  • folha de pagamento dos professores e demais funcionários;
  • emissão de documentos oficiais;
  • gestão da biblioteca.

Leia também: Conheça 4 tecnologias digitais na educação para otimizar a aprendizagem!

 3. Plataforma online de aprendizagem

Com a necessidade da adoção da educação híbrida devido à Covid-19, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) fizeram parte da rotina de alunos e professores. Mas mesmo com o fim das aulas remotas, a escola pode seguir trabalhando com plataformas educacionais que estimulam o ensino-aprendizagem lúdico e flexível. 

As plataformas educacionais têm ganhado cada vez mais espaço, à medida que a educação acrescenta tecnologia nas rotinas pedagógicas e na gestão acadêmica. Para os alunos, esse recurso oferece um ensino-aprendizagem integral e personalizado.

Para o professor, esse recurso facilita o exercício da docência, sobretudo na elaboração do plano de aula. Já a gestão escolar ganha pontos no marketing educacional e na captação de alunos, afinal, oferece uma linha pedagógica inovadora e centrada no aluno. 

Uma das plataformas educacionais disponíveis no mercado é a Plataforma AZ, que pertence à Conexia Educação. Por meio de um ambiente 100% digital e interativo, são oferecidos recursos que estimulam o gosto pelo aprendizado e favorecem a autonomia estudantil. Também facilita a rotina do professor. 

4. Comunicação direta com alunos e familiares

Uma das atividades relacionadas à gestão acadêmica é o atendimento ao aluno e aos familiares dos estudantes. Nesse sentido, a escola precisa adotar processos e recursos que melhorem a comunicação, sobretudo nos meios digitais. 

O suporte ao aluno é indispensável. Afinal, é nesse canal que o estudante pode solucionar dúvidas, solicitar documentos oficiais, entre outras ações. O mesmo é válido para a família do estudante: ela precisa acompanhar o rendimento escolar, efetuar o pagamento da mensalidade, entre outros processos.

Na Plataforma AZ, por exemplo, é disponibilizado um aplicativo de relacionamento. Essa ferramenta possibilita a comunicação direta e interativa entre professores, alunos, gestores e os responsáveis pelos estudantes. 

Outra maneira de facilitar a comunicação é por meio de chatbot no site ou portal de acesso da instituição de ensino. Dessa forma, o atendimento relacionado a demandas simples pode ser feito 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

5. Individualização do ensino-aprendizagem

A personalização ou individualização do ensino é uma das maiores tendências da educação. Trata-se de uma abordagem pedagógica voltada às necessidades, interesses e desejos do aluno. Também funciona para avaliar quais competências e habilidades ainda não foram desenvolvidas.

A gestão acadêmica também é responsável por organizar o plano de aulas. Nesse sentido, a escola pode utilizar ferramentas para avaliar e definir quais habilidades serão desenvolvidas para cada aluno separadamente. 

Desse modo, a escola proporciona um ensino-aprendizagem motivador, tratando o estudante como protagonista e ajudando a melhorar o rendimento acadêmico.

Leia também: Saiba o que é Educação 5.0 e como aplicá-lo na sua escola

Lembra da Plataforma AZ? As ferramentas disponibilizam também funcionalidades para a promoção do ensino individualizado, como dashboard de performance acadêmica para o acompanhamento do desempenho por aluno e da turma. 

Ao longo deste texto sobre gestão acadêmica, você conheceu alguns recursos da Plataforma AZ. Para entender melhor como a solução educacional funciona, entre em contato com um dos nossos consultores ou acesse o site.