Aprender um idioma estrangeiro é importante para conquistar bons cargos profissionais e oportunidades acadêmicas fora do País. Não por menos, cresce a procura de famílias pelas escolas bilíngues que, geralmente, oferecem ensino do inglês desde a Educação Infantil.

Quanto mais cedo se aprende um novo idioma, mais rápido e fácil será alcançar a fluência. É comum que escolas de todos os ciclos educacionais ofereçam o inglês na grade curricular atualmente, mas o aprendizado precisa ir além da sala de aula. 

Isso porque a prática constante é fundamental para consolidar o conhecimento adquirido. Quanto mais se pratica, mais informações são fixadas na memória, facilitando o uso do idioma de maneira espontânea. 

Neste post, você verá dicas da Plataforma AZ de como fazer esse processo fora da escola. Acompanhe! 

Qual a importância de aprender novo idioma?

Em um mundo cada vez mais globalizado, muitas empresas buscam profissionais que possam falar mais de uma língua mesmo dentro do Brasil. Ou seja, aprender um idioma estrangeiro pode abrir portas para novas oportunidades de carreira.

Aprender um novo idioma também pode fornecer uma perspectiva maior sobre outras culturas e tradições. Isso pode ajudar a desenvolver uma compreensão profunda das diferenças culturais e promover a empatia e a compreensão entre as pessoas, especialmente importante para quem deseja atuar na área de relações internacionais

O aprendizado da língua estrangeira é benéfico até mesmo para o cérebro. Essa atividade pode melhorar a memória, a concentração e a capacidade de realizar multitarefa. Habilidades socioemocionais também são adquiridas, tais como resolução de problemas, tomada de decisão e criatividade.

Outro benefício importante ao aprender um idioma estrangeiro é tornar as viagens mais agradáveis ao permitir se comunicar com os moradores locais e entender melhor a cultura e a história do país visitado. Chega de depender de tradutores na hora de conhecer novas culturas! 

6 dicas AZ de como praticar idioma estrangeiro no dia a dia

A prática é fundamental para aprender uma nova língua. Por isso, quanto mais você praticar, mais habilidades e repertório terá no idioma. Veja como fazer isso fora da escola. 

Pratique o básico do idioma estrangeiro

Comece aprendendo o alfabeto, os números, as cores e as saudações básicas. Isso ajudará a estabelecer uma base sólida para a sua aprendizagem.

Além disso, dedique um espaço na rotina para praticar o básico do idioma até mesmo com pessoas que não tenham conhecimento da língua em questão, mesmo que seja apenas por alguns minutos por dia. A prática regular é fundamental para o sucesso no aprendizado.

Escolha o método de estudos 

Antes de incluir o idioma estrangeiro no seu dia a dia, é preciso entender de que maneira você se adapta melhor em relação a estudar conteúdos novos. Sim, praticar uma segunda língua não deixa de ser estudo — nesse caso, há diversos métodos de aprendizado que se adapta a diferentes perfis de pessoas. 

Felizmente, não é necessário ter dom linguístico para aprender um idioma estrangeiro. Adquirir novas habilidades linguísticas é resultado de esforço e curiosidade, habilidades que podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa, se houver empenho. Por isso, avalie de que maneira seu cérebro absorve melhor o conteúdo e se organiza para a prática diária. 

Veja também: Confira 5 dicas para aprender mais estudando menos!

Ouça músicas, podcast e outros conteúdos em áudio

Ouvir música, podcast e filmes e outros conteúdos em áudio em outro idioma é importante para melhorar a compreensão auditiva e a familiarizar-se com a pronúncia e a entonação das palavras, bem como adquirir repertório de gírias e expressões comuns aos falantes do idioma estrangeiro.

Uma das vantagens desse formato de conteúdo é que é possível ouvi-lo enquanto executa outras tarefas, como arrumar a casa ou trabalhar. Além de ouvir, é preciso anotar as palavras que você não entendeu, para pesquisar a tradução. Aproveite para anotar novas expressões aprendidas para revisar depois. 

Participe de sites e grupos de conversação

Há diversos sites que estimulam a prática do idioma estrangeiro. Assim, é possível encontrar pessoas que falam o idioma que você está aprendendo e conversar com elas naturalmente. Isso ajudará a melhorar a conversação e a se acostumar com o que as pessoas realmente falam em situações comuns.

A comunicação oral é ótima para treinar a pronúncia e a entonação, principalmente para formar frases completas. Porém, é preciso utilizar a escrita para se familiarizar com a gramática, a ortografia e a estrutura das sentenças. O ideal é que a conversa seja diversificada. 

Leia notícias de países estrangeiros 

Praticar a leitura é fundamental para o aprendizado e desenvolvimento de qualquer idioma estrangeiro, por isso, precisa fazer parte da lista de atividades para executar no dia a dia. Através da leitura, o aluno é exposto a novas palavras e expressões, o que ajudará a expandir o vocabulário.

Uma das maneiras de estimular essa atividade é por meio da leitura de sites e notícias de países estrangeiros. Com isso, é possível aprimorar a habilidade de compreensão e interpretação do idioma, o que servirá para entender outros tipos de textos em diversas situações — principalmente nos testes de proficiência na segunda língua. 

Leia também: Resumo para o vestibular: como fazer?

Faça uma imersão no idioma

Já reparou que não é necessário “estudar” a língua materna? Afinal, as habilidades de comunicação são desenvolvidas naturalmente quando o indivíduo vive imerso em ambientes nos quais todos utilizam os mesmos códigos linguísticos. No entanto, é possível adotar um processo parecido para aprender um idioma estrangeiro, por meio da imersão. 

A imersão no aprendizado de um novo idioma é importante para desenvolver habilidades linguísticas de forma mais rápida e eficaz. Dessa maneira, o aprendiz é exposto a uma grande quantidade de códigos linguísticos da segunda língua, pois o idioma é usado naturalmente em contextos diversos — em casa, na roda de amigos, na escola… Tente reproduzir esse cenário no dia a dia.

Agora que você sabe quais as dicas para melhorar o aprendizado de um idioma estrangeiro, coloque-as em prática e alcance o bilinguismo. Dedique um tempinho também para acessar outros conteúdos com dicas, acessando o blog da Plataforma AZ. Bons estudos!