O Enem 2023 está chegando para mais uma edição, desta vez nos dias 5 e 12 de novembro. Isso significa que muitos estudantes estão se preparando para esse exame, que pode oferecer diversas oportunidades de entrada no ensino superior.

Se você está se preparando para a prova ou é uma escola que deseja apoiar os alunos nesse processo, confira este manual que preparamos para você!

Afinal, para que serve o Enem 2023?

De acordo com a Portaria MEC nº 458, de 2020, “o Enem tem como principal finalidade a avaliação individual do desempenho do participante ao final do Ensino Médio”. A nota obtida no Enem 2023 pode ser utilizada como um dos critérios para o ingresso em instituições de ensino superior no Brasil. 

Dessa forma, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é possível concorrer a vagas em universidades públicas, utilizando a nota do Enem como critério de classificação. Além disso, muitas instituições privadas também utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos.

Leia também: Não sabe o que é o Sisu? Descubra a relação entre esse sistema e o Enem

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. A nota do Enem é utilizada como um dos critérios de seleção para o programa.

Além disso, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também oferece financiamento para os estudantes cursarem a graduação em instituições de ensino particulares. A nota do Enem é utilizada como um dos critérios para determinar o valor do financiamento.

Para aqueles que não concluíram o Ensino Médio, é possível utilizar a nota do Enem para obter a certificação de conclusão por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que avalia as competências e os conhecimentos equivalentes ao Ensino Médio.

Além dessas oportunidades, a nota do Enem também pode ser exigida em processos seletivos de programas de intercâmbio, bolsas de estudo, concursos públicos e programas de ingresso em instituições técnicas e profissionalizantes.

Como funcionará o Enem 2023?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação do Brasil.

As provas do Enem 2023 acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro. Os participantes que efetuaram a inscrição, encerrada em 16 de junho, e pagaram a taxa de participação devem ficar atentos ao edital oficial do exame, que é possível acessar por aqui.

Em suma, as provas do Enem são compostas por quatro áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; 
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias — História, Geografia, Filosofia e Sociologia; 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias — Química, Física e Biologia; 
  • Matemática e suas Tecnologias.

Cada área de conhecimento será avaliada por meio de 45 questões. As áreas de conhecimento e a prova de redação serão divididas nos seguintes horários:

  • 05/11 – a partir de 13h30 até 19h — Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • 12/11 – a partir de 13h30 até 18h30 — Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Portanto, no primeiro dia de prova, o exame durará 5 horas e 30 minutos. Enquanto o segundo dia de prova durará 5 horas. Além disso, é importante que os participantes estejam atentos aos horários e busquem chegar com antecedência até os locais de prova, que abrem a partir das 11h30.

O que é preciso levar para a prova do Enem?

Para realizar a prova do Enem, é necessário levar alguns documentos e materiais. As informações abaixo se baseiam nas orientações fornecidas pelo próprio Inep, confira:

  • documento de identificação original com foto — é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação válido, como RG (Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, carteira de trabalho, entre outros. Certifique-se de que o documento está dentro da validade;
  • caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente — o Enem exige o uso de caneta preta para o preenchimento do cartão de respostas e da folha de redação;
  • cartão de confirmação de inscrição (opcional) — o Inep disponibiliza o cartão de confirmação de inscrição, que contém informações como local de prova, data, horário e número de inscrição. Embora não seja obrigatório, é recomendado imprimir ou ter uma cópia digital do cartão para facilitar o acesso.

Saiba como se preparar para o Enem 2023

Seja você um aluno estudando para o Enem 2023 ou uma escola em busca de dicas para apoiar os alunos, reunimos alguns pontos que podem ajudar na preparação para as provas!

Conheça a estrutura e o conteúdo do Enem

Acima de tudo, é importante familiarizar-se com a estrutura das provas do Enem, incluindo o padrão das questões por área de conhecimento e a forma de avaliação. Além disso, é importante revisar os principais conteúdos que são cobrados nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Leia também: Como a Plataforma AZ ajuda alunos a alcançarem melhores resultados no Enem?

Crie um cronograma de estudos

Elaborar uma rotina de estudos realista e adaptada às suas necessidades é essencial. Para isso, estabeleça metas semanais e distribua o tempo de estudo de forma equilibrada entre as diferentes disciplinas. Também é importante reservar tempo para revisões regulares e resolver questões de provas anteriores do Enem.

Além disso, vale a pena utilizar materiais didáticos como apostilas, videoaulas e sites especializados, que abranjam os conteúdos cobrados no Enem. No YouTube da AZ, por exemplo, temos uma série de materiais que pode ajudar nos estudos!

Faça simulados e provas anteriores

Realizar simulados e resolver provas anteriores do Enem é fundamental para familiarizar-se com o formato das questões, gerenciar o tempo e identificar os pontos que precisam de mais estudo. 

Isso também ajuda a reduzir a ansiedade e a aumentar a confiança para o dia do exame. Para isso, as últimas edições das provas do Enem podem ser encontradas gratuitamente no site oficial do Inep.

Pratique a redação

Os vestibulandos precisam dedicar tempo para a prática da escrita de redações seguindo as diretrizes do Enem. Treine a elaboração de uma tese, a argumentação consistente e a proposta de soluções para problemas sociais. Além disso, peça feedback de professores ou pessoas qualificadas para ajudar a aprimorar suas habilidades de escrita.

Leia também: Veja dicas de alunas da Plataforma AZ para escrever uma redação nota mil no Enem

Mantenha-se atualizado

Acompanhe as notícias, leia jornais, revistas e portais de notícias para se manter atualizado sobre acontecimentos recentes, questões sociais, científicas e políticas. Afinal, o Enem costuma abordar temas contemporâneos em suas questões, principalmente na redação.

Cuide da sua saúde física e mental

Manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e dormir o suficiente é imprescindível durante a preparação para o vestibular. Também vale a pena reservar períodos de descanso e lazer, pois a educação emocional também contribui para um bom desempenho nos estudos.

Por fim, aproveite para participar de grupos de estudo e busque apoio, pois trocar informações, tirar dúvidas e compartilhar estratégias de estudo pode ajudar a motivar o processo de preparação.

Este artigo foi útil para você? Então, não deixe de maratonar os diversos outros artigos no blog da plataforma AZ, solução educacional da Conexia Educação, que podem ajudar na preparação para o Enem 2023!