O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um vestibular complexo, com diversos assuntos para estudar ao longo do ano. Mas, na reta final de preparação, o vestibulando precisa priorizar os temas que mais caem no Enem em cada área do conhecimento. 

É por isso que a Plataforma AZ preparou um conteúdo completo com assuntos propensos a cair no Enem 2022. Se você não sabe quais temas revisar nos últimos dias de estudos, esse post é para você! Confira! 

Quais são os temas que mais caem no Enem? 

1. Urbanização brasileira

A urbanização brasileira é um dos temas de Geografia que mais caem no Enem. Esse processo começou em meados do século XX, impulsionado pela industrialização. Apesar disso, é considerado um fenômeno recente na história do País.

O processo de urbanização no Brasil foi acelerado, sobretudo, pela migração em massa de pessoas do meio rural para as cidades em busca de melhores condições de vida, movimento conhecido como êxodo rural. Atualmente, cerca de 80% da população brasileira se encontra nas cidades. 

Contudo, um ponto de atenção sobre o tema é a falta de planejamento no processo de urbanização brasileira. Com isso, as cidades cresceram desordenadamente, ocasionando em macrocefalia urbana — o geógrafo Milton Santos abordou a problemática em diversas publicações.  

2. Modernismo

Na área da literatura, mais especificamente na prova de Linguagens, o vestibulando precisa incluir o modernismo na lista de conteúdos para o Enem. Esse foi um importante movimento artístico, que ganhou força na famosa Semana de Arte Moderna de São Paulo, que completou 100 anos em 2022.

No Brasil, o modernismo é divido em três fases

  • primeira geração, entre 1922-1930; 
  • segunda geração, de 1930 até 1945; 
  • terceira geração ou pós-modernismo, que compreende de 1945 até 1978. 

Além disso, esse movimento foi marcado pelo nacionalismo e pelo rompimento com a vanguarda do Pré-Modernismo português. 

Outra mudança importante no campo das artes causada pelo movimento modernista foi uma nova maneira de se expressar, mais próxima da linguagem cotidiana. Nesse caso, os tradicionais sonetos foram deixados de lado. 

Leia também: Como encarar o Enem com saúde mental?

3. Geometria

Geometria é um dos temas mais prováveis nas provas de Matemática do Enem, desde os elementos primitivos até as figuras geométricas. Para esta área, além da teoria, o candidato precisa treinar as fórmulas necessárias para resolver as questões.

No tema da geometria, o candidato ao Enem pode priorizar:

  • ângulos;
  • polígonos;
  • segmentos de reta;
  • semirretas;
  • área e volume;
  • formas geométricas;
  • funções.

4. Funções orgânicas

As funções orgânicas costumam aparecer com recorrência entre os temas de química orgânica abordados na prova de Ciências da Natureza. São estruturas que agrupam os compostos orgânicos com características químicas semelhantes. 

Dentro desse tema, é essencial que o estudante tenha, na ponta da língua, o carácter químico das principais funções orgânicas:

  • álcool – neutro: substância utilizada como solvente, além da fabricação de bebidas alcoólicas, combustíveis, entre outros produtos; 
  • fenol – ácido: possuem uma ou mais hidroxilas, ligadas a um carbono. muito utilizado para a fabricação de desinfetante;
  • amida – neutro: é derivada da amônia, e está presente na urina por meio da ureia; 
  • amina – básico: também derivada da amônia, está presente nas proteínas dos seres vivos;
  • aminoácido – anfótero: mistura de ácido com amina, por isso, tem teor ácido e básico. 

5. Meio ambiente

Diversos temas ligados ao meio ambiente podem aparecer em todas as áreas cobradas no Enem – afinal, é possível olhar a natureza para além das ciências naturais. Entre os assuntos, o vestibulando pode priorizar:

  • Acordo Climático de Paris: Assinado por 195 países, tem o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa como medida de combate ao aquecimento global e as mudanças climáticas. O Brasil se comprometeu em investir em energias renováveis e combater o desmatamento; 
  • desmatamento da Amazônia: A área devastada atualmente na região é a maior registrada desde 2016, por isso, pode ser tema de questões do Enem. A extração de madeira, garimpos ilegais, sobretudo em terras indígenas, e o avanço da fronteira agropecuária na região amazônica são as principais causas  de degradação;
  • mudanças climáticas: Estão associadas a ampliação do efeito estufa, ocasionado pela queima de combustíveis fósseis. Com consequência desse contexto, está o desequilíbrio climático, com eventos climáticos intensos e frequentes (secas prolongadas e chuvas intensas, entre outros).

6. Brasil Colônia

O Brasil Colônia é tema frequente na prova de Ciências Humanas. Esse período compreende desde a colonização dos portugueses em 1500 até a Independência do Brasil. Durante esses anos, a colônia de Portugal administrava o País e, consequentemente, explorava todas as riquezas das terras brasileiras.

Por ser um período longo, diversos assuntos podem ser cobrados dentro do tema Brasil Colônia. Entre eles, o vestibulando precisa entender o ciclo econômico à época, marcado fortemente pela escravização de pessoas trazidas de vários países da África. 

Além disso, o período do Brasil Colonial foi marcado por revoltas importantes para a história do País, de caráter nativista ou separatista. No primeiro grupo, encontra-se a Guerra dos Mascates e a Guerra dos Emboabas. No segundo, as principais são Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.

7. Cidadania

Temas relacionados à cidadania foram abordados diversas vezes nas provas do Enem, no caderno de Ciências Humanas. Um indivíduo pode exercer a cidadania de várias formas, por isso, cabe ao vestibulando entender quais são elas. De todo modo, os temas dessa área podem ser reaproveitados para estudar redação

Para guiar o candidato, indicamos a revisão:

  • liberdade de expressão: esse é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Contudo, é preciso cuidado para não confundir liberdade de expressão com preconceito, afinal, nem toda manifestação se enquadra nos princípios éticos e morais da sociedade (como calúnia, preconceito e difamação, por exemplo);  
  • intolerância religiosa: é o preconceito que uma pessoa tem contra outra pessoa que profere uma religião diferente. Vale ressaltar que a discriminação contra ateus também se enquadra nessa situação. No Brasil, as religiões de matriz africana são os alvos principais de perseguição. 

Prepare-se para o Enem com o AZ

Quer ainda mais materiais para ajudar na revisão final para o Enem 2022? Você pode conferir:

Acesse os conteúdos e prepare-se para um dos maiores vestibulares do País! Conhece alguém que fará o Enem? Compartilhe este post!