Se você é um estudante que busca ser aprovado em uma universidade pública, está provavelmente focado em escrever uma redação nota mil. Essa produção textual não só eleva a média geral da prova, como pode compensar um desempenho baixo em outras áreas.

Mas o que treinar para conseguir uma redação nota mil? Como encaixar o treino na rotina de estudos? Essas foram algumas das perguntas que fizemos para duas estudantes da Plataforma AZ, que escreveram uma redação nota mil no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Continue a leitura e confira as dicas delas para buscar a nota máxima na redação do Enem. Boa leitura!

Revisões ajudaram Maria Clara a conquistar nota mil na redação

“Foi uma sensação inexplicável de êxtase, demorei para acreditar que era real!”

Essa foi a reação de Maria Clara Quintanilha Tavares, de 20 anos, ao descobrir que sua redação do Enem ganhou a nota máxima. Com a ajuda da sua redação, a aluna do pré-vestibular do AZ Recreio conseguiu ser aprovada na sua primeira opção: medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

“Como todo vestibulando, sempre imaginei como seria conseguir chegar ao mil, e cada redação que eu escrevia era com a intenção de conseguir a nota máxima. Confesso que esperava receber um 920, que foi a minha nota nas últimas duas provas do Enem. Mas quando vi o resultado me surpreendi demais, foi um salto grande”.

Apesar de ter conquistado notas altas nas redações das últimas provas, Maria Clara não era a maior fã dessa parte dos estudos. Por saber que seu desempenho era importante para ser aprovada em um curso de Medicina, ela afirma que tinha medo de não conseguir evoluir nos seus estudos.

“Foi depois de trabalhar essa insegurança, por meio de psicoterapia e de conversas com o coordenador do AZ, que eu entendi que eu precisava treinar, me sentindo confortável ou não, para poder evoluir. A partir desse momento eu comecei a fazer uma redação por semana, e para mim foi um ótimo ritmo de estudos”, explica a jovem.

Não deixe de ler: Saiba como se preparar emocionalmente para o Enem

Dicas da Maria Clara para conseguir uma redação nota mil no Enem

Para a estudante de Medicina, a quantidade de redações feitas ao longo do ano pode fazer a diferença. Mas ainda mais importante para a jovem foi a correção atenta das redações, a fim de buscar pontos de melhoria. 

“Se em uma redação o corretor me dizia que eu tinha sido vaga, na próxima eu tentava melhorar a minha argumentação e escrever com mais explicações. E, assim, eu fui, aos poucos, parando de errar as mesmas coisas”, diz Maria Clara.

Redobrar a atenção nas aulas de humanas também ajudou a jovem a aumentar seu repertório para as produções textuais. Estudar o tema proposto antes de escrever foi outra prática que lhe ajudou a construir confiança, pensando na possibilidade do Enem trabalhar um tema parecido durante a prova oficial.

Leia também: Confira 5 dicas para aprender mais estudando menos!

Nos simulados, Maria Victória aprendeu a administrar o tempo e garantir sua nota mil

A nota mil também foi recebida com surpresa para Maria Victória, estudante de medicina de 20 anos. Apesar de ter produzido uma redação 960 no ano anterior no Enem, a ex-aluna do pré-vestibular do AZ afirma que a AZ fez parte da sua rotina de preparação para conquistar a nota máxima na redação.

“Sempre tive afinidade por redação, desde a época da escola. Costumava fazer uma redação por semana no período de preparação para o Enem”, conta Maria Victória.

Para a jovem, os simulados foram a parte mais importante no seu preparo, pois neles era possível treinar para seu maior desafio: administrar o tempo. 

Vale a pena conferir: Aprenda a montar um cronograma de estudos de revisão para o vestibular

Dicas da Maria Victória para conseguir uma redação nota mil no Enem

O uso de elementos culturais foi essencial para a construção do seu repertório sociocultural. Maria Victória explica que preferiu buscar filmes, séries e músicas para fazer parte do seu repertório, ao invés de citações de filósofos e conceitos.

“Além de serem mais facilmente absorvidos, acho que eles dão um tom mais natural para o texto, já que citações e elementos muito rebuscados podem passar ao corretor a sensação de ‘repertório coringa’”.

Maria Victória também usava as correções das redações como um momento de desenvolvimento, especialmente durante as monitorias. “Quando precisava de dicas sobre como mudar alguma estrutura ou tinha perguntas sobre erros de gramática, ficava na monitoria e sanava todas as dúvidas, para que pudesse sempre melhorar a qualidade dos textos”.

Conte com a Plataforma AZ para garantir sua redação nota mil

Esperamos que as dicas das ex-estudantes da Plataforma AZ te ajudem a ter mais foco durante o treino para o Enem. Afinal, uma redação nota mil pode ampliar muito as possibilidades de ingresso ao Ensino Superior. 

Se você quer receber dicas de estudo para esse e outros vestibulares, nós publicamos dicas para vestibulandos no nosso Instagram. Além disso, nosso canal no YouTube está cheio de resumos e explicações mais aprofundadas sobre temas que podem gerar dúvidas nos estudantes.

E é claro que no nosso blog também preparamos conteúdos para te apoiar na busca pela aprovação no Ensino Superior! É só clicar aqui para ver mais conteúdos relacionados aos vestibulares. Até a próxima!