Uma das maiores dificuldades na hora do vestibulando estudar é encontrar repertórios culturais para a prova de redação. No entanto, esse desafio pode ser superado ao acrescentar livros para o Enem no cronograma de estudos. 

Apesar desse exame não exigir nenhuma leitura obrigatória, a literatura brasileira é repleta de contextos e relatos sociais e culturais que podem ajudar na construção da redação.

Os livros para o Enem também podem ser úteis nas provas de literatura, o que pode auxiliar o aluno a ter um desempenho melhor a fim de conquistar uma vaga no curso desejado. Veja a lista! 

Livros para o Enem: 7 obras literárias para acrescentar aos estudos 

1. Vidas Secas – Graciliano Ramos

Publicado em 1938, “Vidas Secas” é um livro escrito pelo escritor brasileiro Graciliano Ramos que precisa fazer parte da lista de livros para o Enem de todo estudante. Afinal, o romance é considerado uma das obras mais importantes da literatura brasileira do século XX.

O foco principal do livro é retratar a condição humana em um contexto de extrema pobreza, explorando as emoções entre os personagens. Para isso, “Vidas Secas” retrata a dura vida de uma família de retirantes nordestinos em meio à aridez do sertão brasileiro. 

A história é centrada na família composta pelo pai Fabiano, a mãe Sinhá Vitória, os dois filhos, o cachorro Baleia e o papagaio. A narrativa descreve as dificuldades enfrentadas pela família, como a fome, a sede, a falta de trabalho, a opressão e a luta pela sobrevivência.

2. O Cortiço – Aluísio de Azevedo

O livro “O Cortiço”, romance naturalista brasileiro escrito por Aluísio Azevedo e publicado em 1890, retrata a vida dos moradores de uma habitação coletiva no Rio de Janeiro do final do século XIX. 

A narrativa apresenta o cotidiano das pessoas que vivem no cortiço, destacando as relações sociais, as condições degradantes de vida, a exploração e a luta pela sobrevivência.

Além disso, o livro para o Enem é conhecido por retratar de forma crua e realista a vida nos cortiços, mostrando a miséria que domina esse ambiente. Aluísio Azevedo utiliza uma narrativa objetiva e descritiva para explorar as características físicas e psicológicas dos personagens, destacando as fraquezas e limitações de cada um.

>>> Leia também: 15 dicas de filmes e séries para complementar seus estudos para os vestibulares

3. Sonetos – Luís de Camões

Outro livro para o Enem que recomendamos a leitura é “Os Sonetos”, coletânea de poemas escritos pelo poeta português modernista Luís de Camões, que aparece com frequência nas provas de vestibular. Publicada pela primeira vez em 1595, a obra é composta por 365 sonetos, cada um explorando temas como o amor, a beleza, a religião e a natureza

Além disso, o foco principal de “Os Sonetos” é explorar os sentimentos humanos, especialmente os relacionados ao amor e à paixão. Para isso, são retratados as diferentes formas de amar, desde o amor idealizado e romântico até o amor não correspondido e a dor da separação.

4. O Povo Brasileiro – Darcy Ribeiro

“O Povo Brasileiro” é um livro do antropólogo, político e escritor brasileiro Darcy Ribeiro, perfeito para ajudar na redação. Este livro para o Enem visa analisar a formação étnica e cultural do povo brasileiro, buscando compreender as diferentes influências que moldaram a identidade nacional ao longo da história.

Para isso, Darcy Ribeiro apresenta uma visão abrangente sobre a construção do povo brasileiro, utilizando conceitos da antropologia, história, sociologia e outras áreas do conhecimento. 

O autor também destrincha as origens indígenas, africanas e europeias da população brasileira, investigando como esses elementos se entrelaçam ao longo dos séculos para formar a diversidade cultural do país.

5. Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus

Mais um livro para o Enem é “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, escrito pela autora brasileira Carolina Maria de Jesus. Publicado em 1960, o livro é uma espécie de diário que relata a vida e as condições de extrema pobreza e exclusão social enfrentadas por Carolina e sua família na favela do Canindé, em São Paulo.

O livro retrata a dura realidade da vida na favela e dá voz às experiências e lutas enfrentadas pelos moradores. Carolina Maria de Jesus escreve de forma direta, registrando suas observações sobre a pobreza, a fome, a violência e as dificuldades que permeiam sua existência. 

A autora descreve os desafios de criar seus filhos em meio à miséria e à falta de oportunidades, ao mesmo tempo em que expressa seus sonhos, esperanças e indignações. Tudo isso também em meio a um cenário crescente de êxodo rural. 

6. Grande Sertão: Veredas – Guimarães Rosa

“Grande Sertão: Veredas”, um dos romances mais conhecidos e importantes da literatura brasileira, também está na nossa lista de livros para o Enem, sobretudo na prova de literatura. Escrito por João Guimarães Rosa e publicado em 1956, a obra narra temas como amor, violência, identidade e busca espiritual em um ambiente rural conhecido como sertão.

Além disso, aborda a jornada do protagonista Riobaldo, um jagunço que conta sua história em forma de memórias e reflexões. A narrativa se desenrola por meio de um monólogo intenso e lírico, repleto de neologismos, regionalismos e uma linguagem peculiar do autor.

7. Capitães de Areia – Jorge Amado

Claro que um dos maiores escritores modernista do mundo não ficaria de fora da lista de livros para o Enem. Escrito por Jorge Amado e publicado em 1937, “Capitães de Areia” é um romance que apresenta a vida de um grupo de crianças marginalizadas (conhecidas como Capitães de Areia) que vivem nas ruas de Salvador no início do século XX.

Na obra literária, o escritor explorou as condições de pobreza, abandono e violência enfrentadas por crianças e jovens em situação de rua. Tudo isso com sensibilidade e realismo, apresentando suas histórias individuais e suas lutas para sobreviver em um ambiente desafiador e cruel.

Gostou deste conteúdo sobre livros para o Enem? Até a prova, a Plataforma AZ disponibilizará uma série de materiais de estudos gratuitos, como videoaulas e trilhas de aprendizado. Fique ligado nas redes sociais para não perder as próximas atualizações (Blog / YouTube / Instagram). Ah, não esqueça de enviar este post para seus colegas!