Apesar de fazer parte da rotina de instituições de ensino de vários países, a educação híbrida ainda é uma novidade nas escolas brasileiras de ensino regular. Até pouco tempo, parecia impensável que a aprendizagem pudesse acontecer fora da sala de aula sem perda de qualidade.
Mas o que era para ser uma solução emergencial durante a pandemia, passou a fazer parte das escolas do país – sobretudo pelas vantagens proporcionadas por essa abordagem de ensino-aprendizagem inovadora, que se distancia dos modelos tradicionais de ensino.
Mas qual será o futuro do ensino híbrido? Continue a leitura deste post para descobrir!
A educação híbrida durante a pandemia de Covid-19
A tecnologia foi essencial para manter as atividades educacionais durante o isolamento social causado pela Covid-19. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2020, cerca de 80% das escolas estaduais e 75% das escolas particulares pesquisadas fizeram uso de ambientes ou plataformas virtuais de aprendizagem nesse período.
Dessa forma, professores, gestores escolares, alunos e famílias adotaram a tecnologia como possibilidade de continuidade dos estudos. Entretanto, mesmo com a volta às aulas presenciais em 2022, algumas mudanças que surgiram nesse período devem permanecer, a exemplo da educação híbrida (também conhecida como blended learning).
A educação híbrida é uma realidade há alguns anos nos cursos a distância (EAD), mas ainda é uma novidade na Educação Básica. Trata-se de uma abordagem pedagógica voltada para a combinação e integração de dois modelos de ensino-aprendizagem: presencial e online (ou a distância).
Assim, a educação híbrida combina a aprendizagem feita em sala de aula (presencial), com momentos nos quais o aluno terá que estudar em um ambiente virtual e outras ferramentas de educação a distância (online).
Isso torna o aprendizado mais dinâmico, completo e prazeroso.
A educação híbrida veio para ficar?
A educação híbrida tem sido apontada como uma das tendências da educação para os próximos anos, já que essa abordagem de ensino oferece diversas vantagens para professores, alunos e gestores escolares.
Quando se fala em educação híbrida, logo se pensa em aulas virtuais, videogames, plataformas virtuais…
E sim, esses recursos se enquadram nessa abordagem. Mas o professor também pode utilizar outras ferramentas, como filmes e podcasts, para trabalhar o conteúdo com a turma.
Por isso, a educação híbrida não será deixada de lado no pós-pandemia. Com tantas possibilidades de abordagem, o professor tem liberdade para adaptar o currículo pedagógico de acordo com a realidade da turma e os recursos disponíveis.
Contudo, o que deve ocorrer é o aprimoramento dessa abordagem para atender as necessidades dos agentes envolvidos. Por exemplo, nem todos os alunos têm acesso à internet, o que exige que a escola encontre formas de incluir esse aluno, em vez de excluí-los das práticas do ensino híbrido.
Outro ponto importante é a devida capacitação dos professores e gestores escolares para o uso correto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), para que a escola não cometa o erro de não fazer a integração entre ensino presencial e o híbrido.
Leia também: Entenda como unir as tecnologias ao planejamento de aula da sua turma
Quais as principais vantagens da educação híbrida?
As vantagens oferecidas pela educação híbrida fazem com que essa abordagem permaneça na rotina das escolas no pós-pandemia e transforme a instituição de ensino em um espaço de educação inovadora. Entenda melhor a seguir.
Estimula o protagonismo estudantil
A educação híbrida permite que o aluno decida quando e onde estudar. Fora da sala de aula, ele pode acessar recursos diversos, como:
- e-books;
- jogos digitais;
- aulas gravadas;
- exercícios online;
- e outras ferramentas que permitam que ele defina a própria rotina de estudos.
Assim, essa abordagem de ensino estimula o desenvolvimento do protagonismo estudantil.
O protagonismo e a autonomia estudantil são temas constantes de debate na educação. Afinal, com os novos desafios do século XXI, o aluno precisa estar preparado para tomar as próprias decisões e assumir responsabilidades.
Flexibiliza a aprendizagem
A educação do século XXI não deve ficar restrita à sala de aula. Ela precisa sair da caixinha das metodologias tradicionais de ensino. Nesse quesito, a educação híbrida serve para flexibilizar diversos contextos: tempo de estudo, recursos, metodologias aplicadas, matérias complementares, etc.
Até mesmo as avaliações pedagógicas podem ser flexibilizadas com o ensino híbrido. Para o professor, por exemplo, as ferramentas digitais facilitam a visualização e mapeamento do progresso educacional de cada aluno de forma mais prática e sem precisar de avaliações diagnósticas presenciais.
Permite a personalização do ensino
Cada aluno tem a própria forma de aprender, deixando impossível para o professor atender a todos com uma só metodologia. É aqui que entra a personalização do ensino, em que, a partir de abordagens de ensino adaptáveis, é possível tornar a aprendizagem proveitosa e inclusiva para incluir todos os alunos.
Com os recursos digitais, o professor pode entender melhor as dificuldades dos alunos e, dessa forma, elaborar um currículo pedagógico que atenda às necessidades do estudante.
Por exemplo, ao verificar que parte da turma tem dificuldade em compreender figuras de linguagem, o professor pode enviar materiais complementares por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Favorece à utilização de metodologias ativas de aprendizagem
As metodologias ativas de aprendizagem são estratégias de ensino-aprendizagem que deixam o aluno no centro do próprio percurso educacional. Assim, o professor deixa de ser o único detentor do conhecimento e passa a exercer o papel de orientador, oferecendo suporte ao aluno.
Nesse sentido, a educação híbrida favorece a utilização das metodologias ativas, entre elas:
- Sala de aula invertida: trata-se de um método no qual o aluno estuda determinado conhecimento fora da sala e exercícios, discussões e outras atividades são realizadas na sala de aula, junto com a turma e o professor;
- Rotação por estações: metodologia de aprendizagem na qual a turma é dividida em grupos, chamados de “estações”. Com isso, cada um recebe uma atividade distinta, que pode ser online ou offline. Assim, os alunos vão se revezando em cada estação e aprendem pouco sobre cada coisa.
Leia também: Quais são os benefícios das metodologias ativas de aprendizagem?
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Como a Plataforma AZ contribui para a educação híbrida?
A tecnologia favoreceu a educação híbrida, pois oferece diversos recursos digitais para professores e alunos. Nessa perspectiva, a Plataforma AZ pode ser aliada na hora de implementar essa abordagem inovadora de ensino na sua escola.
A Plataforma AZ pertence à Conexia Educação, referência nacional em soluções educacionais. Tem como objetivo oferecer aos estudantes uma experiência inovadora para a formação integral, da Educação Infantil ao Pré-vestibular, com metodologias que estimulam a autonomia e o protagonismo estudantil.
Para a educação híbrida, as escolas parceiras da Plataforma AZ contam com o Super App AZ, que oferece materiais didáticos integrados para a melhor experiência da escola, dos alunos e das famílias. Ademais, a instituição de ensino tem acesso a mais 49 mil videoaulas e outros conteúdos, disponíveis 24 horas por dia.
Assim, é possível complementar a aprendizagem que acontece na sala de aula com poucos cliques. Ah, e todo o processo de implementação do projeto desenvolvido pela Plataforma AZ acontece com nosso suporte.
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