O programa para escola integral na rede de Educação Básica sofreu alterações em 2023 por meio da Lei 14.640, publicada pelo Ministério da Educação.
Segundo o artigo 3 da nova lei, “consideram-se matrículas em tempo integral aquelas em que o estudante permanece na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a 7 horas diárias ou a 35 horas semanais, em 2 turnos”.
Porém, muita gente confunde a escola integral com o conceito de educação integral. Já afirmamos que elas são diferentes, mas continue a leitura para descobrir os motivos!
Qual é a diferença entre educação integral e escola integral?
A escola integral, ou escola em tempo integral, é um modelo de educação no qual a escola estende seu horário de funcionamento e oferece várias atividades para os alunos, a fim de manter as suas permanências na escola. Essas atividades podem incluir:
- aulas extracurriculares,
- tutorias,
- reforço escolar,
- esportes,
- arte e música,
- atividades culturais,
- alimentação, entre outros.
Já a educação integral é uma abordagem que visa o desenvolvimento completo dos alunos, abrangendo não só o aspecto acadêmico, mas também o desenvolvimento social, emocional, cultural, físico e ético.
Esta abordagem reconhece que a aprendizagem não ocorre apenas em sala de aula, mas também em outros ambientes, como em casa, na comunidade e por meio de experiências práticas.
Dessa forma, a educação integral visa cultivar valores e competências integrais, como criatividade, empatia, cidadania, habilidades de resolução de problemas, bem como promover o bem-estar físico e mental dos alunos.
Leia também: Como organizar atividades no contraturno escolar e ajudar no aprendizado
Qual o conceito de educação integral de acordo com a BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fornece orientações sobre a educação integral no seu documento. Diferente da escola integral, segundo a BNCC, o conceito de educação integral é formar sujeitos críticos e capazes de atuar na sociedade de forma plena e autônoma.
Além disso, o texto da BNCC “O compromisso com a educação integral”, revela que a educação integral se orienta em quatro pilares básicos, os quais são:
- aprendizado ao longo da vida — A BNCC promove a ideia de que a educação não se limita ao período do ano letivo, mas deve ser vista como um processo contínuo. Portanto, é importante o aprendizado ao longo de toda a vida, em diferentes contextos e fases da vida dos estudantes;
- desenvolvimento humano e social — a educação não deve se restringir apenas ao desenvolvimento cognitivo. A BNCC a enfatiza a importância de formar cidadãos plenos, capazes de participar ativamente na sociedade;
- currículo integrado — promove a integração das diferentes áreas do conhecimento e a contextualização dos conteúdos. Isso significa que a educação deve ser realizada de forma a fazer sentido para os estudantes, relacionando-se com outras disciplinas e com os desafios do mundo real;
- participação do estudante e autonomia — incentiva a participação ativa dos estudantes em seu processo de aprendizagem, promovendo a autonomia, a reflexão e a capacidade de tomar decisões.
Qual a importância da educação integral na infância?
De acordo com a BNCC, seja a escola integral ou não, o conceito de educação integral está comprometido com “a construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea”.
Portanto, a educação integral na infância desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos completos.
Veja quais são as principais vantagens do modelo integral
Aprendizado ativo e experiencial
As crianças aprendem mais por meio da experiência e da interação com o mundo lá fora. A educação integral na infância enfatiza as metodologias ativas, por meio de brincadeiras, exploração e experimentação.
Integração da família e comunidade escolar
A educação integral envolve as famílias e a comunidade no processo educacional dos estudantes. Isso cria parcerias entre toda a comunidade escolar a fim de apoiar o desenvolvimento infantil.
Criação de cidadãos responsáveis
Através da educação integral, os estudantes aprendem sobre cidadania, valores éticos e a importância de respeitar os outros e o meio ambiente. Isso contribui para a formação de cidadãos responsáveis e atentos às questões sociais.
Promoção da saúde e do bem-estar
A educação integral enfatiza a importância da saúde e do bem-estar. Isso inclui a promoção de uma alimentação saudável, atividade física, cuidados com a saúde e a construção de hábitos positivos.
Mais inclusão e diversidade
A educação integral promove a inclusão de todos os estudantes, sejam quais forem as suas habilidades, origens ou dificuldades de aprendizado. Isso ajuda a criar ambientes escolares mais inclusivos e equitativos.
Soluções para uma educação integral
Agora que você já sabe a diferença entre a escola integral e a educação integral, que tal investir na educação dos alunos e levar o currículo integrado para a sua escola?
A transformação digital chegou para ficar! A Conexia Educação, empresa referência em soluções educacionais, sabe bem disso e criou diversas ferramentas para levar a educação integral para a sua escola. Entre as soluções digitais da Conexia Educação estão:
- My Life Educação Socioemocional — programa em parceria com o Instituto Ayrton Senna, tem o objetivo de construir um projeto de vida para adolescentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Dessa forma, os alunos têm a chance de aplicar habilidades socioemocionais no dia a dia e ainda preparar-se para os desafios do futuro;
- High Five Bilingual Education — com o programa bilíngue do High Five, a sua escola pode implementar a imersão da língua inglesa, alinhada juntamente com o ensino básico exigido pela BNCC. Essa é a chance de ampliar as oportunidades dos estudantes para o mercado de trabalho e ainda conquistar certificações internacionais;
- Plataforma AZ de Aprendizagem — por fim, a Plataforma AZ é um conjunto de ferramentas digitais que permite personalizar o ensino desde a Educação Infantil até o Pré-vestibular. Isso tudo por meio de trilhas de aprendizado, gamificações, recursos pedagógicos avançados e muito mais!
Quer conhecer melhor a proposta pedagógica da AZ e descobrir tudo que ela pode fazer? Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!
Deixar um comentário